A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) dá sequencia às iniciativas para implantação da rede de distribuição de gás natural em Varginha, por meio de gasoduto virtual – transporte do energético por meio de carretas até a cidade, antecipando o atendimento às empresas deste importante e grande polo industrial do Estado. Nesta quinta-feira (22), às 12h, dirigentes da Companhia – o presidente José Carlos de Mattos, o diretor técnico José Luis França e o diretor comercial Roberto Garcia – e o prefeito Antônio Silva assinam o Protocolo de Cessão de área à Gasmig pela Prefeitura.
Em Varginha, o gás natural será distribuído por um gasoduto de distribuição, com 3,3 quilômetros de extensão e potencial para um volume de 18 mil m³/dia. A rede passará pela rua José Sanches, seguindo pelas avenidas Messias Barros e Coronel José Francisco Coelho, até chegar ao seu ponto final, próximo à avenida Rogassiano Francisco Coelho, no bairro Industrial JK. A Gasmig prevê investimentos da ordem de R$ 3,6 milhões nessa obra, que emprega tubos de PEAD (polietileno de alta densidade), com diâmetros de 125 mm e 63 mm.
De acordo com o cronograma preliminar para atuação da empresa no município, as obras podem começar na primeira semana do próximo mês de julho e ser concluídas no final de setembro.
Para minimizar ao máximo os transtornos para a população, a Gasmig trabalha de forma alinhada com os principais órgãos regulamentadores do município, dentre eles, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), o Departamento Municipal de Eletricidade (DME) e outros órgãos da Prefeitura de Varginha.
Sul de Minas
A obra prevista para Varginha é o ponto de partida para o acesso da população a este combustível menos poluente, mais econômico e com maior eficiência calorífica. Inicialmente, a partir deste gasoduto, seis empresas do município serão atendidas e, futuramente, o adensamento da rede poderá atender os demais segmentos de atuação da Gasmig. O gás natural já é realidade em outras cidades do Sul de Minas, como Poços de Caldas, Pouso Alegre e Andradas, que já contam com o energético para abastecer diferentes mercados (industrial, automotivo, comercial e residencial).
Benefícios
As vantagens advindas do uso do gás natural vão além da otimização de custos. A segurança, por ser mais leve que o ar, dissipando mais rapidamente em caso de vazamentos; a praticidade e comodidade do fornecimento contínuo, e a economia de espaço físico, dispensando manuseio e estoque de botijões e controles diários, são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelo uso do energético.