Projeto corredores de GNV busca ligar São Paulo e/ou Rio de Janeiro até a Bahia
Basicamente, o projeto corredores de GNV é uma rota com postos de abastecimento de GNV ou Biometano.
Sendo assim, estas rotas facilitam os condutores de veículos que utilizam este tipo de combustível.
Ao ser utilizado em veículos, o gás natural contribui para a diminuição da poluição urbana, emitindo baixos teores de gás carbônico, fuligem e particulados na atmosfera.
O projeto corredores de GNV na Fernão Dias
Há menos de um mês (21/09), foi iniciado o fornecimento de GNV para o início de Operação Assistida do Posto Balança.
Assim, os motoristas que transitam na BR 381 – Rodovia Fernão Dias, na Divisa dos municípios de São Sebastião da Bela Vista e Pouso Alegre, já estão assistidos.
Desta forma, o Posto já segue vendendo o GNV normalmente e está apto a abastecer veículos de passeio e os caminhões.
Novidade
O Posto Balança é o primeiro posto de GNV de Minas Gerais a contar com um bico de abastecimento de alta vazão (NGV-2).
Ou seja, ele abastece os caminhões 100% movidos a GNV ou com o kit GNV/Diesel instalado, em menos de 10 minutos (considerando a carda total de 200 m³ de GNV).
Com efeito, agora já é possível um caminhão 100% movido a GNV/Biometano viajar de São Paulo até Belo Horizonte, de Belo Horizonte até Vitória e de Belo Horizonte até o Rio de Janeiro.
Em síntese, logo será possível viajar de São Paulo e/ou Rio de Janeiro até a Bahia, passando por Minas Gerais.
Uma vez que a expectativa é que até o fim de 2023 o Posto Tropical, localizado no município de Teófilo Otoni, já estará ligado.
Meio Ambiente
As obras de implantação de novos sistemas de distribuição de gás natural (SDGN´s) e suas operações são realizadas em conformidade com a legislação ambiental.
Dessa forma, são regularizadas por meio de Licenciamento e Autorizações dos Órgãos Ambientais.
Nesse sentido, os estudos necessários são realizados por empresas de consultoria especializadas, garantindo a isenção nos processos.
Os programas ambientais empreendidos pela GASMIG são desenvolvidos e implementados de acordo com as orientações provenientes estudos e relatórios técnicos.
Em síntese, são estudos de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), de Relatórios de Controle Ambiental (RCA) e de Planos de Controle Ambiental (PCA), além dos Estudos de Análise de Riscos (EAR).