Veículos pesados movidos a GNV aquecem o mercado interno

corredores de GNV

Os veículos pesados movidos a Gás Natural Veicular (GNV) aquecem o mercado interno brasileiro e reforçam a preocupação das empresas com sustentabilidade.

Assim, a Scania anunciou a venda de 180 caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL).

A empresa considera o negócio como de grande relevância para o uso do GNL como combustível para o transporte rodoviário de longas distâncias no País.

Sobretudo, o uso do GNL no lugar do diesel prevê uma redução de até 20% nas emissões de CO2 dos caminhões.

Alternativa barata

o caminhão a gás natural se destaca por ser uma opção mais barata no que diz respeito ao consumo de combustível.

Há uma redução de até 15% quando se compara o GNV ao diesel e a combustíveis semelhantes.

A economia e a redução na poluição ambiental que o caminhão movido a gás oferece são diferenciais considerados quando se cogita a possibilidade de substituir o diesel.

No Brasil, existem modelos movidos a GNV, a biometano e a GNL (Gás Natural Liquefeito).

Vantagens de veículos pesados movidos a GNV

Além de diminuir a poluição e outros impactos ambientais, apresenta maior eficiência no consumo.

De acordo com a Abegás, o gás veicular proporciona economia de 43% a 58% quando comparado à gasolina e 44% a 60% em relação ao etanol.

Além disso, peças e componentes que entram em contato com o gás acumulam menos impurezas, diminuindo o desgaste do motor e o risco de estragá-lo.

Como resultado, caminhões que funcionam a GNV podem ser até 20% menos ruidosos que aqueles a combustão.

Queda do preço do GNV em MG

A Companhia de Gás Natural de Minas Gerais – Gasmig anunciou que o preço do GNV (Gás Natural Veicular) sofreu redução de -1,06%.

Sendo assim, a partir do dia 1º de fevereiro, o preço do combustível passa a ser R$ 2,9186/m³.

No acumulado dos últimos 12 meses, o preço do GNV apresenta queda de 5,17%.

Além do setor automotivo, o Gás Natural Comprimido (GNC) e o liquefeito (GNL) também tiveram reajuste para baixo.

Apesar do percentual de o valor ter reduzido apenas 0,18%, o valor acumulado de um ano é de redução de -13,77%.

Expansão dos corredores de GNV

De acordo com a companhia, está prevista a construção de dois ramais para atendimento a dois novos Postos GNVaquecem o mercado interno

O primeiro seria em Belo Horizonte (Região de Venda Nova) e outro na região de Sabará (BR 381).

Ainda em 2024, está prevista a expansão dos corredores de GNV, com o início da operação do Posto Graal Perdões, no Corredor Fernão Dias.

Decerto, ele vai contar com uma infraestrutura completa para o abastecimento de caminhões e ônibus 100% movidos a GNV/Biometano e/ou Diesel/GNV.

Também está previsto o início das obras de mais um novo Posto de GNV, com foco em veículos pesados, na cidade de Muriaé (BR 116), na Zona da Mata mineira.

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