CONSUMO DE GÁS NATURAL SUPERA 1 BILHÃO DE METROS CÚBICOS EM MG

Em 2011, a Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais) forneceu ao mercado mineiro mais de 1 bilhão de metros cúbicos (m³) de gás natural, volume que representa recorde de vendas da estatal. O fornecimento de gás natural para o mercado convencional – que inclui indústrias, estabelecimentos comerciais, segmento automotivo (gás natural veicular) e residências – cresceu 52%, passando de 682 milhões de m³ em 2010 para 1,037 bilhão de m³ em 2011.

Grande parte desse crescimento é explicada pela expansão da rede de gás natural da Gasmig para o Vale do Aço e para o Sul de Minas, o que permitiu à Companhia atender às grandes indústrias daquelas regiões. O gasoduto do Vale do Aço entrou em operação em setembro de 2010.

Também a adoção de novas modalidades de venda pela Petrobras, responsável pelo suprimento de gás natural no país, permitiu à Gasmig ofertar o gás ao mercado mineiro a custos mais competitivos, o que incentivou uma ampliação do consumo por parte das empresas que já utilizam o energético e conquistou segmentos que utilizavam outros combustíveis.

Em 2011, foram comercializados 1,061 bilhão de m³ no total, ante a 961 milhões em 2010. O total inclui, além do mercado convencional, a demanda das usinas termelétricas de Juiz de Fora e Ibirité, cujo consumo é definido em função dos despachos das termelétricas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e, em geral, está relacionado com os níveis dos reservatórios das hidrelétricas, podendo apresentar grandes variações ano a ano. Ao contrário de 2010, a geração de energia elétrica por térmicas foi pouco demandada em 2011.

Automotivo

O segmento automotivo consumiu 40,5 milhões de m³ em 2011. Para se ter ideia, com esta quantidade de GNV daria para percorrer o trajeto de ida e volta de BH ao Rio 600 mil vezes. Considerando o consumo mensal, os números mostram que a Gasmig está conseguindo interromper a tendência de queda que vinha se realizando desde 2006, com o lançamento de uma campanha para a recuperação desse mercado, em agosto último.

Comparando o período pós-campanha ao mesmo período de 2010, houve crescimento de 1%. A promoção Vou no Gás consiste na concessão de bônus que variam de 300m³ a 600m³ de gás, até agosto de 2012, para os proprietários de automóveis que adaptarem o veículo para o consumo de GNV (www.promocaovounogas.com.br).

Residencial

Em 2012, a Gasmig se prepara para ampliar a sua participação no fornecimento de gás natural a residências. A Companhia já possui contrato de fornecimento com três novos condomínios residenciais em Nova Lima, e dois condomínios em construção no bairro Engenho Nogueira, em Belo Horizonte.

Para iniciar o atendimento na capital, a Gasmig lançará, em breve, o edital destinado à contratação das obras de implantação do Projeto Anel Sul – uma rede de 180 quilômetros de extensão que levará o gás natural a cerca de 70 mil residências dos bairros Santo Agostinho, Lourdes, Funcionários, Buritis, Gutierrez, Sion, Belvedere e também ao Vale do Sereno, em Nova Lima. Nas residências, as formas mais comuns de utilização do gás natural são no aquecimento de água (torneiras, chuveiros, banheiras), no fogão, em churrasqueiras, lareiras e piscinas.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo