Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Termelétrico

Termelétrico

Sobre

As usinas termelétricas produzem energia elétrica a partir da energia térmica liberada pela queima de combustíveis, dentre eles, o gás natural.

Elas têm uma importância estratégica para o país, pois contribuem para a manutenção dos níveis dos reservatórias das hidrelétricas.

A operação (despacho) dessas termelétricas é determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em função do nível de reservatório das usinas hidrelétricas, da demanda prevista de energia elétrica no país, da disponibilidade de gás, ou então, por problemas elétricos em determinadas regiões.

Por isso, o volume consumido por esse segmento pode variar ano a ano.

A GASMIG atende duas usinas termelétricas: a Termelétrica de Juiz de Fora, com capacidade de 87 MW, e a Usina Termelétrica Aureliano Chaves, em Ibirité, que tem capacidade de geração de 226 MW.

Quero ser cliente

Quer ter o Gás natural na sua residência ou estabelecimento?

Preencha o formulário

Quero ser cliente

Interesse de utilização
Segurança

Dicas e Cuidados

O gás natural é odorizado artificialmente para facilitar a identificação de vazamentos, portanto, seu cheiro é semelhante ao gás de cozinha. Caso detecte algum sinal de vazamento, siga as orientações a seguir:

Avise imediatamente a GASMIG, o Corpo de Bombeiros ou outra autoridade pelos telefones:

  1. GASMIG (Plantão 24h) – 117
  2. Corpo de Bombeiros – 193
  3. Defesa Civil – 199
  4. Polícia Militar – 190
  5. Cemig – 116
  • Abra as portas e janelas para ventilar o local
  • Evite acionar interruptores ou equipamentos elétricos
  • Afaste qualquer fonte de ignição das proximidades
  • Afaste-se do local para não inalar o gás

O gás natural é mais leve que o ar, então, em caso de vazamentos, se dissipa rapidamente na atmosfera. Por ter essas características, o gás natural é mais seguro que o GLP (gás de botijão), que, por ser mais pesado que o ar, acumula-se no solo, facilitando a ocorrência de acidentes.

Pular para o conteúdo