Gás Natural

O Gás Natural

O gás natural é um combustível fóssil, com composição semelhante à do petróleo, e pode ser encontrado no subsolo ou no fundo do mar, em depósitos naturais de rochas sedimentares, associado ou não ao petróleo. Sua origem é da decomposição de plantas e animais, resultado de um processo de milhões de anos.

O gás natural é utilizado em diversos segmentos: residencial, comercial, industrial, veicular e para a geração e cogeração de energia. Além de mais econômico, o energético distribuído pela GASMIG polui menos e apresenta maior eficiência calorífica.

Principais Normas Técnicas

Autorização ANP nº 836

Sistema de Legislação ANP

ABNT NBR- 12712: Projeto de Sistemas de Transmissão e Distribuição de Gás Combustível

ABNT NBR- 15358: Redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais – Projeto e Execução

ABNT NBR- 15526: Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais – Projeto e Execução

ABNT NBR- 13103: Instalação de aparelhos a gás para uso residencial – Requisitos

Sobre a Rede

Planeje uma Escavação Segura

A GASMIG trabalha para garantir a disponibilidade de gás natural ao maior número de clientes, aumentando continuamente a abrangência geográfica de suas redes.

A ampliação da oferta de gás natural é um dos projetos que preveem o fornecimento do insumo para as regiões do Vale do Aço, Sul de Minas, Mantiqueira e Campos das Vertentes, além da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Contamos, ainda, com um sistema de distribuição de gasodutos virtuais, por meio de bases de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC) – abastecidas por carretas, para atender clientes que não estão localizados diretamente no entorno de nossas redes de distribuição.

Expansão

O atual plano de expansão da Companhia concentra suas atividades em bairros da região Centro-Sul de Belo Horizonte e Vila da Serra, em Nova Lima, além de bairros como Buritis e Betânia, na região Oeste, e prevê dotar comércios e residências com o gás natural.

Há projetos para a expansão da rede de distribuição de gás natural canalizado também para os segmentos comercial e residencial, nas cidades de Juiz de Fora, na Mantiqueira, e Poços de Caldas, no Sul de Minas.

Tabela de Conversão de Gás

Como converter a quantidade de um energético para a equivalente em Gás Natural

Utilização: multiplique a quantidade do combustível em análise pelo FATOR de CONVERSÃO para obter a quantidade equivalente em m³ de gás natural.

Exemplo: se o consumo atual de GLP é de 100.000 kg por mês, 100.000 x 1,25 = 125.000 m³ por mês de Gás Natural.

Combustível
Unidade
PCS (kcal/kg)
Densidade (kg/m³)
Fator de Conversão (m³/kg)
Óleo combustível A1
kg
10.130
1000
1,08
Gás liquefeito de petróleo – GLP
kg
11.750
2,2
1,25
Óleo diesel
kg
10.750
840
1,14
Carvão vegetal
kg
6.900
250
0,73
Lenha mista
kg
3.330
345
0,35
Carvão mineral 6.000
kg
6.000
0,64
Carvão mineral 4.500
kg
4.500
0,48
Coque de petróleo
kg
8.500
0,90
Gás natural
9.400 (kcal/m³)
0,71
1,00

Segurança e Praticidade

Menos inflamável que os outros combustíveis, a sua temperatura de ignição é duas vezes maior que a da gasolina;

Mais leve que o ar, se dissipa rapidamente em caso de vazamento, o que diminui os riscos de explosões;

O gás natural reduz os riscos de acidentes e dispensa estocagem em recipientes de alta pressão;

Reduz o tráfego de veículos pesados nas ruas e minimiza acidentes de trânsito

Você não precisa se preocupar com transtornos de reabastecimento ou controle de estoque;

Liberação de espaço para utilizações mais funcionais, como: novas vagas de garagem, bicicletário, espaço kids, entre outras;

Por ser canalizado, o fornecimento do gás é direto e contínuo;

Pagamento pós-consumo;

Pagamento apenas pelo que consome;

Evita devolução de vasilhame no momento da troca;

Serviço de atendimento ao cliente, 117, disponível 24 horas

Modernidade e Economia

  • A queima é mais limpa, sem fuligem e com menor geração de CO2, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar, além da conservação de utensílios e equipamentos;
  • O gás natural dispensa tratamentos químicos de refinaria, que agridem o meio ambiente;
  • Tecnologia utilizada nas cidades mais modernas do mundo;
  • Mais barato que diversas fontes de energia;
  • Tarifa regulada;
  • Você paga apenas pelo que consome, de acordo com o que é registrado no medidor, como as contas de energia elétrica e água;
  • ​Seu uso aumenta a vida útil dos equipamentos, reduzindo gastos com manutenções e diminuindo o efeito corrosivo

Características Físicas e Químicas

O gás é incolor e inodoro em seu estado natural. A princípio, o cheiro característico (mistura de mercaptana) é inserido em sua composição para facilitar a identificação de eventuais vazamentos.

Informações
Poder calorífico superior:
8.362 a 10.273 kcal/m³ a 1 atm e 20 ºC
Limite de inflamabilidade:
5-15% em volume (no ar)
Temperatura de autoignição:
entre 482°C e 632°C
Velocidade de chama:
35 a 50 cm/s
Temperatura de chama:
1.945°C com ar e 2.810°C com oxigênio
Ponto de ebulição:
-162°C
Ponto de fulgor:
-187,8 ºC
Densidade a​bsoluta:
0,65 a 0,80 kg/m³ a 1 atm e 20°C

Percentual de perda técnica de
gás natural na rede de distribuição da Gasmig

A perda técnica de gás natural é avaliada através da estimativa dos volumes nas operações de rotina como manutenções preventivas ou corretivas, alinhamento de novos clientes, raras intervenções na rede para mudança de traçado, além da estimativa das poucas emergências na Malha de PEAD, que é dividida pelo volume total de gás distribuído. O percentual de perda técnica em 2018 foi de 0,0008%, referentes aos serviços de operação e de manutenção, sendo todos por purga (vent). Não ocorreram perdas fugitivas, pneumáticas e gás não incinerado (Fugitive, Pneumatic e Unburnt).

Destacamos que a emissão de gás natural não é considerada como poluente pela legislação ambiental, pois ele não tem na sua composição gases poluentes.

O volume total de gás natural comercializado foi de 1,104 bilhão de metros cúbicos.

Ocorreram poucos vazamentos decorrentes de acidentes causados por obras de terceiros na rede ou na Malha. Isso porque a rede e a Malha de distribuição da Gasmig são bem sinalizadas, sendo constituída de tubos de aço carbono especial (rede), ou tubos de PEAD (Malha), ambos com emendas soldadas, válvulas de bloqueio enterradas e conexões soldadas com os tubos.

Todas as soldas dos tubos de aço são rigorosamente inspecionadas conforme exigências das normas ANSI (American National Standard Institute) B 31.8 ou ABNT NBR 12712 (Brasil). A Malha de distribuição da Gasmig de PEAD teve poucos acidentes em decorrência de escavações de terceiros. Após reunião com a concessionária de água e esgotos foi estabelecido procedimento de consulta prévia aos cadastros e acompanhamento quando houver interferência, o que eliminou a causa dos acidentes.

Composição

O gás natural é formado por uma cadeia de hidrocarbonetos, compostos químicos constituídos basicamente por átomos de carbono e hidrogênio. ​ O componente principal do gás natural é o metano (CH4). No restante de sua composição há pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular.

O que faz dele um combustível menos poluente é o fato de apresentar como produtos de combustão, além de vapor d’água e dióxido de carbono, baixos índices de óxidos de enxofre e fuligem.

Elemento
Percentual
Metano
88,5%
Etano
6,2%
Propano
2,2%
C4+
0,8%
CO₂
1,8%
N₂
0,5%
Pular para o conteúdo