Sobre nós
A Gasmig
A Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG) é a distribuidora exclusiva de gás canalizado em todo o território mineiro, por outorga de concessão pelo Estado de Minas Gerais, atendendo aos segmentos industrial, comercial, residencial, gás natural comprimido (GNC), gás natural liquefeito (GNL), automotivo, cogeração/climatização e termelétrico.
A GASMIG é uma sociedade anônima sob o controle indireto do Estado de Minas Gerais, sendo seus acionistas a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (99,57%) e o Município de Belo Horizonte – PBH (0,43%).
A Companhia possui contratos de suprimento de gás de longo prazo com a Petrobras, capazes de garantir o abastecimento do mercado atual e de toda a expansão planejada para Minas Gerais.
Missão
Desenvolver soluções energéticas limpas e seguras por meio do gás natural, criando valor para clientes, colaboradores e acionistas, contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais.
Visão
Duplicar a extensão de rede, expandindo a atuação para mais quatro mesorregiões de Minas Gerais ainda não atendidas e triplicando o número de clientes atendidos até 2027.
Nossa História
1986
1992
1993
1995
1998
2001
2009
2010
2013
2016
2018
2019
2020
2021
Em 15 de julho de 1986, uma unidade de negócios da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) foi criada como uma alternativa energética para o estado. Nascia, assim, a Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG).
Naquele ano, foram iniciadas as atividades de distribuição de biogás, que era extraído da usina que existia no aterro sanitário de Belo Horizonte. Esse projeto, além de ter contribuído para a capacitação de técnicos gasistas e a formação de mão de obra, até então inexistente no estado, permitiu o atendimento a clientes comerciais próximos à usina, bem como de taxistas e veículos pertencentes à frota da CEMIG. Anos depois, a usina foi desativada devido ao esgotamento do biogás.
Em 1992, a GASMIG iniciou o atendimento a consumidores do segmento industrial por meio da distribuição do gás disponibilizado pela Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim. Na ocasião, foram contempladas 10 empresas dos centros industriais de Betim, Contagem e Belo Horizonte, fornecendo cerca de 100 mil m³/dia de gás natural.
A empresa passou a operar de forma independente quando assinou, em 1993, com o Governo de Minas Gerais, o contrato de concessão da distribuição de gás natural. Este contrato foi renovado em janeiro de 2015, prorrogando a autorização para distribuir o energético em território mineiro por mais 30 anos, ou seja, abastecer o estado até 2053.
Em 1995, foi construída a primeira rede de distribuição de gás natural da empresa para atender à cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, por meio da ligação com o gasoduto de transporte da Petrobras, vindo da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Conhecido como Gasbel, o duto havia sido concluído um ano antes, ligando a Bacia de Campos até Belo Horizonte. A primeira empresa a receber o energético no estado foi a Paraibuna de Papéis, hoje denominada Indústria de Papéis Sudeste.
Em 1998, a GASMIG passou a atuar no setor de Gás Natural Veicular (GNV), atendendo os postos de combustíveis para automóveis. Em 2001, passou a fornecer o combustível para a produção de energia elétrica à Usina Termelétrica de Juiz de Fora e para Ibirité.
O ano de 2004 marcou a mudança societária da Companhia, quando 40% do capital social da GASMIG foi vendido para a GASPETRO, principal supridora de gás do país e que faz parte das participações da Petrobras.
Com o objetivo de dar continuidade ao projeto de expansão em Minas Gerais e ampliar a rede de distribuição de gás natural, os anos que seguiram, a GASMIG se preparou para atender o segmento industrial, e em 2009, iniciou o atendimento no Sul de Minas.
Juntas, GASMIG, CEMIG e GASPETRO, iniciaram um plano de expansão para incrementar o consumo de gás natural em Minas Gerais, e, consequentemente, o faturamento da Companhia. Assim, os acionistas assumiram o aporte para a construção de gasodutos de distribuição de gás natural, ampliando a abrangência geográfica das redes da GASMIG com os gasodutos para o Vale do Aço e para o Sul de Minas.
Em 2010, o ano foi marcado pela distribuição do gás natural, no parque industrial da região do Vale do Aço, atendendo grandes indústrias como: Vale, Usiminas, Arcelor, Vallourec, entre outras.
A Companhia passou a atender o segmento varejista, em 2013, quando ligou seu primeiro cliente residencial, um condomínio no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
No mesmo ano, a atuação no segmento comercial também foi iniciada, ligando à rede da GASMIG restaurantes, hospitais, hoteis, academias, entre outros estabelecimentos.
Em 2014, a GASMIG volta ao controle indireto do Estado de Minas Gerais, tendo como acionistas Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (99,6%) e Município de Belo Horizonte – PBH (0,4%).
Em 2016, a GASMIG comemorou um marco na história do gás natural canalizado em Minas Gerais, alcançando a marca de 10.000 clientes residenciais, o que representou 506% de crescimento para a Companhia, em três anos.
Nossas Unidades
Sede
- Av. Barbacena, 1200 - 7º andar - Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG, 30190-131
- atendimento@gasmig.com.br
- Plantão 24 horas: 117
Ipatinga
- Rua dos Tupinambás, 365 - bairro Iguaçu, Ipatinga – MG, 35162-137
- atendimento@gasmig.com.br
- Plantão 24 horas: 117
Poços de Caldas
- R. Argentina, 230 - Jardim Quisisana, Poços de Caldas - MG, 37701-248
- atendimento@gasmig.com.br
- Plantão 24 horas: 117
Juiz de Fora
- Rua Benjamin Constant, 692, Santa Helena, Juiz de Fora/MG
- atendimento@gasmig.com.br
- Plantão 24 horas: 117
Contagem
- R. Dr. José Américo C. Bahia, 1009 - Cidade Industrial, Contagem - MG, 32210-130
- atendimento@gasmig.com.br
- Plantão 24 horas: 117
Conduta Ética
Ética é um valor indispensável ao profissional, uma vez que orienta a conduta e as atitudes que devem ser assumidas no desempenho dos trabalhos.
A Gasmig, como empresa do grupo Cemig, orienta seus negócios por diversas práticas e políticas que alinham todas as suas atividades e relacionamentos aos conceitos de ética e moral. Para a Empresa, é fundamental lidar de forma transparente com os diversos públicos com que se relaciona, com o intuito de gerir os negócios, de acordo com os conceitos de sustentabilidade e transparência.
Assim, a Gasmig considera primordial ampliar a compreensão de todos os seus públicos sobre sua cultura e valores, além de disseminar seus valores éticos para os empregados e partes interessadas, com o objetivo de manter relações pautadas na confiança e respeito.
Clique aqui e faça o download do Código de Conduta Gasmig.
O canal de denúncias está aberto para receber denúncias que envolvam o Código de Conduta Gasmig e o Código de Conduta Ética do Servidor Público e da Alta Administração Estadual do Estado de Minas Gerais. Todas as denúncias recebidas são encaminhadas ao Comitê de Ética.
Comunidade
Relacionamentos Gasmig
A GASMIG realiza reuniões com o objetivo de envolver as autoridades e os representantes civis para que tomem conhecimento dos detalhes do projeto, dos benefícios do gás natural e de como os trabalhos da Companhia e o próprio energético movimentarão as atividades econômicas das regiões onde a GASMIG está presente.
Nesses encontros, geralmente, participam representantes da Prefeitura Municipal, de concessionárias de energia elétrica, água, esgoto, telefonia e trânsito, além de instituições e órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, associações comunitárias, escolas, empresas e outros possíveis públicos que façam parte da comunidade envolvida ou sejam afetados pelo processo de obras.
A parceria da Companhia com o Centro de Operação da Prefeitura de Belo Horizonte (COP) é uma oportunidade para que, as instituições lá reúnidas, esclareçam dúvidas sobre a expansão da rede de gás natural, os usos do energético, as medidas de segurança, além de ajudarem no processo de construção das redes da GASMIG, entre outros.
FACE A FACE
Ao realizar obras para expansão da rede de distribuição de gás natural canalizado de rua, a GASMIG entra em contato com a comunidade envolvida, além dos órgãos e autoridades competentes para o início das obras.
Uma equipe de representantes da Companhia, devidamente uniformizada e identificada, visita a região para informar e distribuir material informativo sobre o traçado da rede de gás natural canalizado de rua que será construída, bem como os possíveis impactos que os trabalhos possam ocasionar, além de reforçar os canais de relacionamento e atendimento à sociedade, como o plantão 24h, no telefone 117, o Fale Conosco e as redes sociais – Facebook e Twitter.
Classificação da Informação
Informação
Nos últimos 12 meses, a Companhia de Gás de Minas Gerais – GASMIG não teve informações classificadas ou desclassificadas nos graus de sigilo reservada, secreta e ultrassecreta, definidos no Art. 24 da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação)
Data de atualização: 17/06/2019