DROGARIA ARAÚJO INICIA TESTES DE FROTA MOVIDA A GNV

Durante três meses, a área de Logística da empresa irá avaliar a performance e o rendimento do carro

Em busca de ganhos ambientais e econômicos, a Drogaria Araújo começou, nesta segunda-feira (8), a testar um veículo movido a GNV (gás natural veicular) na frota de veículos leves utilizados pela empresa. A iniciativa é uma parceria entre a drogaria, a Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig e a Fiat Automóveis, que cedeu o veículo Grand Siena tetrafuel para o período de testes.
Segundo o gestor de Logística da Araújo, Helbert Lopes, o veículo fará parte da frota utilizada para a visitação das 110 lojas da empresa distribuídas pela Região Metropolitana de BH. “O automóvel deverá rodar cerca de 80 a 100 km por dia para o serviço”, estima o gestor.
Durante três meses, a área de Logística da empresa irá avaliar a performance e o rendimento do carro, acompanhando a economia obtida em relação ao quilômetro rodado com gasolina e com etanol. Quanto aos ganhos ambientais, a queima de gás natural é comprovadamente livre de enxofre e apresenta combustão completa, liberando como subprodutos dióxido de carbono (CO2) e vapor de água, em níveis bem menores que os combustíveis concorrentes. “Por isso, acrescentamos a iniciativa ao projeto Araújo Verde, que inclui também coleta seletiva e utilização de sacolas retornáveis. Ao final dos testes, iremos avaliar a substituição completa da frota por veículos movidos a gás”, conta Helbert.
Transporte de cargas
Gasmig e as duas montadoras no país que fabricam veículos movidos a GNV, Fiat e Iveco, estão de olho na expansão da frota movida a gás natural no Estado. “Estamos identificando empresas, com um perfil semelhante de utilização de transportes, que estão em busca de benefícios econômicos e ambientais em seus processos”, afirma o analista administrativo da Gasmig, Welder Souza, que participa do projeto Vou no Gás.
A primeira a se beneficiar da iniciativa, também em fase de testes, é a transportadora Patrus, que está operando um veículo urbano de carga (Iveco Daily) nas ruas de BH desde julho deste ano. O modelo desenvolvido pela Iveco reduz a emissão de gás carbônico em 25%, de material particulado em 96% e de óxido de nitrogênio em 80%, em substituição ao diesel.
Dado o sinal verde na Araújo, a empresa também poderá adotar o gás natural na frota de 25 caminhões, potencializando os benefícios ambientais com a substituição do óleo diesel.
Vou no Gás
A promoção da Gasmig oferece bônus de 300m³ de gás natural a pessoas físicas e 600m³ a taxistas e frotistas que adpatarem seu veículo ao GNV ou adquirirem um modelo de fábrica, até 22 de agosto de 2013. Os bônus de 600m³ permitem rodar até 8 mil quilômetros.
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo