Gasmig inicia Semana Interna de Prevenção de Acidentes SIPAT 2024

SIPAT

Nesta segunda-feira aconteceu a abertura Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT 2024 da Gasmig, com a presença do presidente, Carlos Colón.

Neste ano, o evento vai acontecer em paralelo à Semana S, que celebra as iniciativas sociais da Companhia e reforça o compromisso com as práticas ESG.

O tema escolhido para este ano é “Ataraxia”, que significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação.

É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.

A programação do evento se estende ao longo da semana com palestras de variados temas.

O que é ataraxia?

O conceito de ataraxia é usado em filosofia para se referir ao ânimo sereno e calmo. Diferentes correntes filosóficas defendem a ataraxia como o humor que leva a pessoa a afastar-se dos distúrbios para alcançar a felicidade.

A ataraxia exige que o indivíduo regule as paixões e se fortaleça diante da adversidade, a fim de levar uma vida equilibrada e pacífica.

Assim, essa calma é alcançada quando o indivíduo consegue evitar prazeres desnecessários, que causam dor intensa após a satisfação inicial.

O epicurismo, por exemplo, distinguia entre prazeres naturais e necessários (ligados à subsistência); os prazeres que, apesar de naturais, são desnecessários (pois supõem alterações superficiais dos prazeres necessários); e os prazeres que não são nem naturais nem necessários (surgidos pelo ego ou pela ambição). Ou seja, a ataraxia como caminho para a felicidade requer apenas obedecer ao primeiro tipo de prazer (natural e necessário), descartando o resto.

De acordo com a opinião dos céticos, a ataraxia é obtida suspendendo-se o julgamento das coisas. Quando uma pessoa não acredita em nada, evita conflitos e acalma o ânimo.

Os estoicos, por outro lado, acreditavam que a ataraxia era uma consequência de uma vida governada pela virtude e pela razão.

O budismo também promove a ataraxia, argumentando que a ausência de desejo evita a dor.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo