A GASMIG, buscando novas formas de expandir o uso do Gás Natural em Minas Gerais, passou a atuar em novos mercados como o residencial, comercial, cogeração e geração distribuída (energia elétrica) nos últimos três anos. Também tem sido identificado potencial de atendimento para expansão do mercado de Gás Natural Veicular (GNV), até então vendido exclusivamente para postos de combustível.
Após solicitação da GASMIG, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) publicou, no dia 24 de setembro de 2015, a resolução nº 16, autorizando a GASMIG a vender GNV para frotas próprias, caminhões de coleta de lixo, ônibus, micro-ônibus e veículos articulados para o transporte público, e, inclusive, pra veículos fora de estrada – que inclui empilhadeiras, tradotas, entre outros veículos utilizados em operações internas das empresas.
Para atendimento à frota própria, indústrias que já consomem o gás natural, ou possuem rede de gasoduto próxima podem utilizar dos benefícios econômicos e ambientais do uso do GNV, instalando compressores dentro da própria empresa, para abastecer os veículos e/ou empilhadeiras a um custo menor que nos postos, tendo em vista que não há ICMS para este tipo de consumidor (a venda é direta).
No caso do transporte público, o uso de GNV contribui para diminuir a emissão de poluentes dos veículos movidos a diesel e também reflete no ruído oriundo dos motores, reduzindo a poluição sonora, o que, consequentemente, contribui para o bem estar da população.
O gerente de Planejamento Financeiro e Aquisição de Gás (FG), Frederico Flister, em conjunto com a sua equipe e a Diretoria Financeira (DFI), realizou um trabalho de sensibilização do órgão regulador da GASMIG, a SEDE, de forma a adaptar a resolução que regulamenta a tarifa do GNV. “Recebemos essa demanda da Diretoria Comercial e, como temos contato direto com a SEDE, conversamos sobre os benefícios para a economia e expansão do uso do gás no Estado, então, eles entenderam as nossas sugestões e adaptaram a regulamentação”, conta Flister.
O coordenador de GNV, da gerência de Comercialização do Gás Industrial, Veicular e Cogeração (IC), Welder Souza, destaca a inovação e praticidade na nova regra aplicada em Minas Gerais. “Outros estados já tinham uma tarifa apenas para transporte público e as grandes empresas aqui já pediam tarifa diferenciada para o uso de veículos pesados, já que estão cada vez mais adotando a tecnologia do gás natural. Com essa nova classificação do “produto GNV”, alinhado a essa tarifa que estamos criando, o cliente vai poder abastecer diferentes tipos de veículo na mesma estação interna, sejam eles carros comuns da sua frota ou os veículos fora de estrada, aqueles responsáveis por sua operação, como empilhadeiras, caminhões e tradotas”, diz Welder, que ainda lembra que a mudança não trará prejuízo aos postos de GNV, pois, nessa venda direta será proibido o abastecimento de veículos externos. “Vale ressalta que as frotas das empresas convertidas a gás viram potenciais clientes dos postos quando estiverem longe da sua base.”
Para o analista de Grandes Clientes (GC) da Companhia, Marcus Vinícius Maciel, a nova tarifa pode trazer economia para o cliente, além de possibilitar a otimização do uso da rede de gás existente. “No caso de atendimento a empresas já ligadas, o investimento da GASMIG será baixo, pois a rede já está construída. Já a possibilidade de aumento de consumo é grande, pois vários de nossos clientes possuem frotas próprias, além de empilhadeiras. Para os clientes, a economia com a nova tarifa pode compensar o investimento na instalação de compressores e de conversão da frota”, afirma Marcus Vinícius.
O analista de operações e relacionamento com clientes (IC) Marcelo Caetano, que recebia solicitações de clientes industriais por esse serviço há tempos, comemora a resolução. “Já temos uma lista de empresas potenciais e estávamos aguardando a aprovação do projeto para iniciar as negociações”, diz Marcelo, que já trabalha para ofertar o novo produto para clientes que consomem gás natural em seus processos industriais. A nova tarifa e serviço poderão trazer potencial aumento de consumo, além da retenção dos clientes na carteira da GASMIG, o projeto abre espaço para a captação de novos. Atualmente, esse público é assediados pelos fornecedores de energéticos concorrentes, como o GLP.