Foi lançado, na última sexta-feira (23/02), a segunda etapa da estruturação do Escritório de Projetos (EP), que é uma estrutura de apoio para a gestão dos projetos corporativos.
O principal objetivo do EP é fornecer ferramentas de auxílio à gestão, aliado às melhores práticas do mercado. Além de relatórios executivos de acompanhamento dos projetos do Plano de Negócios, Plano Diretor de Tecnologia e Projetos de Gestão.
“A expectativa com a implantação deste modelo é termos uma padronização metodológica, evolução do monitoramento de prazos, custos e riscos dos projetos, além de melhor visibilidade executiva e acesso as informações consolidadas”, disse Túlio Oliveira, gerente do EP.
Reunião de lançamento
A reunião, que aconteceu na sede da Companhia, contou com a participação de toda diretoria e gerências da Gasmig, além da BIP, consultoria parceira nesse projeto.
A primeira etapa deste projeto teve como escopo o desenho de um modelo de trabalho para evolução das práticas de gestão de projetos na Gasmig.
Já na segunda etapa, serão priorizados alguns projetos que serão piloto para implantação e ajustes do modelo desenhado na primeira etapa. Também serão realizados treinamentos para capacitação de todos os envolvidos na condução de projetos na companhia.
Benefícios
A implementação do novo Escritório de Projetos traz benefícios para a Companhia.
Melhoria significativa na produtividade, padronização metodológica garantindo uma abordagem uniforme em todos os projetos, e uma gestão mais evoluída que poderá identificar e resolver problemas de forma proativa, são alguns dos benefícios.
O EP também promove melhor visibilidade sobre o progresso dos projetos, possibilitando uma comunicação mais eficaz com todas as partes interessadas. Assim, a centralização de informações facilita o acesso a dados relevantes, acelerando os processos de tomada de decisão.
“Esses benefícios combinados certamente impulsionarão nossa capacidade de entrega e sucesso em nossos empreendimentos futuros”, complementa Túlio Oliveira.