PREFEITURA DE ANDRADAS CONVERTE FROTA E RECEBE BÔNUS DE GNV DA GASMIG

A Prefeitura de Andradas, no Sul de Minas, experimentou os benefícios ambientais e econômicos do gás natural veicular (GNV), em uma das suas Kombis escolares e decidiu pela conversão de todos os 18 veículos da frota da administração municipal. Agora, o presidente em exercício da Gasmig, José Luis França, vai à cidade para entregar ao prefeito Rodrigo Lopes, oficialmente, o bônus de 10.800 m³ de GNV concedidos pela Promoção “Vou no Gás”. A Solenidade de Entrega aconteceu no dia 5 de junho, na Prefeitura, juntamente com a Assinatura da Ordem de Serviço para Aquisição das Placas de Sinalização Turística e do Posto de GNV da Cidade.

Andradas é o primeiro município mineiro a adotar esta solução energética mais limpa e econômica em benefício de sua população. Além disso, a expectativa é de que a conversão da frota gere uma economia anual de cerca de R$ 100 mil, conforme os dados informados pela prefeitura sobre o perfil de rodagem da frota de 18 veículos.

Durante o evento de entrega dos bônus de GNV à frota da Prefeitura, ainda será assinada a autorização para a aquisição de 21 Placas de Sinalização Turística – que também indicam a presença do posto de GNV –, que serão doadas pela Gasmig à Secretaria de Turismo de Andradas.

Promoção Vou no Gás

No dia 5 de junho, serão entregues os bônus que concede  600 m³ de gás para cada veículo convertido. “Em termos financeiros, esse benefício representa mais de R$ 2 mil, o que, por si só, permite a recuperação de metade do valor investido na adaptação do veículo. Os 10.800 m³ de bônus concedidos à frota da Prefeitura de Andradas serão suficientes para que os veículos rodem cerca de 86.400 km”, enfatiza o coordenador de GNV da Gasmig, Welder Souza.

Projeto piloto

Antes de a Prefeitura optar pela conversão da sua frota, um projeto piloto foi executado para comprovar os benefícios proporcionados pelo uso do GNV. Para isto, a Gasmig, o Posto Santa Bárbara e fabricantes de equipamentos estabeleceram um convênio com a Prefeitura, que recebeu a conversão gratuita de uma das suas Kombis, com tecnologia de ponta (Kit de Gás de 5ª geração) e gás natural suficiente para rodar por 90 dias. “Estamos adotando essa estratégia de projetos piloto, reunindo parceiros de toda a cadeia do GNV, para que os potenciais usuários possam comprovar as vantagens do gás e perceberem como a tecnologia dos kits evoluiu, abandonando de vez o mito de que os veículos perdem potência ou são danificados pelo gás natural”, esclarece Welder.

Andradas foi a primeira cidade do Sul de Minas a contar com um posto de abastecimento de GNV. Hoje, o energético também é comercializado por um posto de combustíveis em Poços de Caldas e a Companhia já prospecta novos clientes em Varginha e Pouso Alegre. A conversão da frota da Prefeitura ganhou destaque em importantes noticiários de TVs nacionais e projeção internacional em sites especializados (NGV Global e GNV Magazine) como exemplo de política pública sustentável.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo