Conselho de Administração
Reynaldo Passanezi Filho
Graduado e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo – USP, Mestre em Economia pela Universidade de Campinas – UNICAMP, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, além de especialização em Gestão, Liderança e Inovação pela Universidade de Stanford (EUA). Possui carreira sólida em posições executivas no setor elétrico (Diretor Presidente da ISA CTEEP), no setor financeiro (Country Manager e Managing Director de C&IB do BBVA Brasil), com passagens pelo setor público, notadamente em programas de privatização (Assessor do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização do Governo do Estado de São Paulo). Possui, ainda, ampla experiência em reestruturações empresariais, fusões e aquisições, com conhecimento profundo de América Latina e de infraestrutura. Atualmente é Diretor-Presidente da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, Presidente do Conselho de Administração da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – TAESA e membro do Conselho de Administração da a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE.
Eleição
25/04/2024
Mandato Final
AGO 2026
Welerson Cavalieri
Graduado em Administração pela Universidade FUMEC. Especialização em Gestão pela Qualidade Total na JUSE (Japão), Governança Corporativa pelo IBGC e Conselheiro Trendsinnovation pela Innova. Atuou como Consultor Sênior, Sócio-Diretor, Diretor Executivo e Sócio Sênior na Falconi Consultores, (até 2020); foi membro do Conselho de Administração na Arezzo & Co (2014/2017); foi conselheiro e membro do Comitê de Gente na Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU (2020/2022). Atualmente ocupa o cargo de Conselheiro na Amazônia Azul de Tecnologias de Defesa – AMAZUL onde acumula Presidência do Comitê de Auditoria; membro do Comitê de Auditoria da SMARTFIT; membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Pessoas e Elegibilidade do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.
Eleição
25/04/2024
Mandato Final
AGO 2026
Aloísio Macário Ferreira de Souza
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB); MBA em Gestão de Bancos Comerciais e de Investimento – Citibank (EUA – 1992); MBA em Modelagem Avançada e Avaliação de Empresas – LLM Inteligência Empresarial – RJ 2002-2003); MBA em Previdência Complementar – Instituto Ideas / Coppe/UFRJ (2004-2005); Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC; Governance, Risk and Compliance – Risk University – KPMG; Experiência no Mercado Financeiro e de Capitais; Atuação como Vice-Presidente de RH e TI na USIMINAS (2014 – 2015); Carreira de 35 anos no Banco do Brasil S. A; Atuou na PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (1999 – 2011) e na BB-DTVM como Chefe da Divisão de Análise de Ativos (1995 – 1999).
Eleição
21/06/2024
Mandato Final
AGO 2026
Carlos Camargo de Colón
Carlos Camargo de Colón é um administrador com mais de 25 anos de experiência no setor público e privado, com foco nas áreas de energia e agronegócio. Antes de ingressar na Gasmig, foi Diretor Presidente e Conselheiro na Sulgás, empresa de distribuição de gás canalizado do Rio Grande do Sul, onde liderou o processo de privatização e também a transição pós-privatização. Foi membro do Conselho de Administração da Bioceres Crop Solutions, multinacional líder em microbiologia agrícola, listada na Nasdaq (EUA). Carlos tem vasta experiência internacional, tendo exercido funções na Argentina, Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha e os Emirados Arabes. Iniciou sua carreira no banco de investimento Morgan Stanley e depois passou quatorze anos no UBS onde trabalhou com fusões e aquisições e mercado de capitais. Carlos é formado pela Columbia University na cidade de Nova York. Carlos também é membro do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral.
Eleição
25/04/2024
Mandato Final
1ª RCA após a AGO de 2026
Cláudia Silvia Zanchi Piunti
Graduada em Engenharia Elétrica (Mackenzie), pós-MBA Programa Avançado para Mulheres no Conselho (Saint Paul Business School) MBAs em Administração Geral (Fundação Dom Cabral e INSPER) e extensão em Estratégia e Organização em Stanford. Atuou na Gerdau como Global Energy Director (2004/2014), Global Chief Procurement Officer – CPO (2014/2017), Global Chief Infomation Officer – CIO e Chief Digital Officer – CDO (2016/2019). Atualmente ocupa o cargo de Diretora Administrativa da Aegea Saneamento e Participações S.A.
Eleição
25/04/2024
Mandato Final
AGO 2026
Elza Kallas
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Especialização em Engenharia de Petróleo pela Universidade Petrobras, MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo – USP. Atuou na Petrobras como Gerente Executiva de Refino da Petrobras (2019 – 2023), Gerente Geral de Suprimento da Petrobras (2018 – 2019), Gerente Geral das refinarias: Refinaria Duque de Caxias (2016 a 2018), Refinaria Henrique Lage (2012 a 2016), Unidade de Industrialização do Xisto (2006 a 2012) e Gerente de Otimização, Engenharia e Comercialização da Refinaria Gabriel Passos (1995 a 2006). Foi a primeira mulher na história da Petrobras a ocupar os cargos de Gerente Geral e Executiva de Refino. Com 40 anos de experiência, liderou inúmeros projetos nas áreas de eficiência operacional, produção, operações, suprimento de bens e serviços e gestão.
Eleição
25/04/2024
Mandato Final
AGO 2026
Hélio Cesar Brasileiro
Graduado em Ciências Econômicas (1987) e em Ciências Contáveis (1996) pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – UDF, especialista em Orçamento Público pelo Instituto de Planejamento Econômico e Social – IPEA (1984). Atuou como Diretor Adjunto de Gestão e Diretor de Operações da Brasilprev (2001/2003); foi Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (2003/2004); atuou como Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (2004/2006); foi Diretor- Presidente da Fundação Banco Central de Previdência Privada – CENTRUS (2006/2016); atuou como membro do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ABRAPP e da Teleceará S.A; foi membro do Conselho Fiscal do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.
Eleição
25/04/2024
Mandato Final
AGO 2026
Diretoria Executiva
Carlos Camargo de Colón
Carlos Camargo de Colón é um administrador com mais de 25 anos de experiência no setor público e privado, com foco nas áreas de energia e agronegócio. Antes de ingressar na Gasmig, foi Diretor Presidente e Conselheiro na Sulgás, empresa de distribuição de gás canalizado do Rio Grande do Sul, onde liderou o processo de privatização e também a transição pós-privatização. Foi membro do Conselho de Administração da Bioceres Crop Solutions, multinacional líder em microbiologia agrícola, listada na Nasdaq (EUA). Carlos tem vasta experiência internacional, tendo exercido funções na Argentina, Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha e os Emirados Arabes. Iniciou sua carreira no banco de investimento Morgan Stanley e depois passou quatorze anos no UBS onde trabalhou com fusões e aquisições e mercado de capitais. Carlos é formado pela Columbia University na cidade de Nova York. Carlos também é membro do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral.
Eleição
25/07/2024
Mandato Final
1ª RCA após a AGO de 2026
Alessandro Marques
Graduação em Gestão Pública e Graduação em Administração (em andamento) pela Universidade Unopar. Diversos cursos na área de Gestão, empreendedorismo e inovação, Gestão de Projetos de Sustentabilidade, liderança e administração de empresa, relações sociais e comportamento humano. Profissional com mais de 32 anos de experiência na Gestão Empresarial, atuando como DIRETOR e gerando mais de 90 mil empregos diretos. Expertise e Estratégia em processos políticos, atuando como Presidente Estadual de Partido e Vice-Presidente Nacional.
Foi Presidente e coordenador da Companhia de Habitação Popular do Estado de Minas Gerais – COHAB (01/2015 a 03/2019); foi Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Contagem (12/2019 a 12/2020); e Assessor da Presidência da GASMIG (01/2024 a 04/2024).
Eleição
07/05/2024
Mandato Final
1ª RCA após a AGO de 2026
Ronalde Xavier Moreira Junior
Graduado em Ciências Econômicas (UFMG) e Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior (UNA), com MBA em Gestão de Projetos (IBMEC) e outro MBA em Gestão de Previdência Complementar (IBMEC/Uniabrapp). Atuava desde 2021 como Presidente da FORLUZ, uma das 10 maiores Fundações de Previdência Fechada do país. Na Cemig trabalhou como Superintendente de Planejamento e Controle Corporativo por 3 anos, onde ingressou em 2002 como Analista Econômico-Financeiro. Já respondeu pela Gerência de Tarifas e pela Gerência de Análise e Acompanhamento de Projetos, na diretoria financeira da Companhia. Também ocupou por 6 anos a presidência do Conselho Deliberativo da Cemig Saúde, além de ter sido membro do Conselho Fiscal na instituição.
Eleição
13/11/2024
Mandato Final
1ª RCA após a AGO de 2026
e de Relações com Investidores
Rodrigo Solha Pazzini de Freitas
Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Máquinas Térmicas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/MG. Possui MBA de Gestão Executiva pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC e pós-graduação em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Com mais de 30 anos de experiência no setor de oil & gas, exerceu o cargo de Diretor Estatutário Comercial GLP Granel na Liquigas Distribuidora S.A. – PETROBRAS (2017/2020) e Diretor Executivo Comercial na Copa Energia (2021/2022), além de diversas funções gerenciais com atribuições técnicas e comerciais na Agip do Brasil – ENI GROUP (1999/2004) e Sistema PETROBRAS (2004/2016).
Eleição
07/05/2024
Mandato Final
1ª RCA após a AGO de 2026
Conselho Fiscal
Luiz Fernando de Medeiros Moreira
Graduado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas Newton de Paiva/MG (1993); graduado em Administração de Empresa pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FACE-FUMEC (1979); Programa de Desenvolvimento de Executivo – PDE – Promovido por Fundação Dom Cabral (2005); STC Executivo – Promovido por Fundação Dom Cabral MG/Brasil e Kellogg School of Management Chicago/USA (2008); foi Diretor Adjunto de Compliance, Riscos Corporativos e Controles Internos da Cemig (2019/2023); Diretor Geral (CEO) (2018/2019) e Diretor Administrativo Financeiro (2016/2018) da Stola do Brasil Ltda; CFO Projeto Pernambuco FCA Group (FIAT/JEEP) (2014/2016) e membro da Diretoria de Controladoria (2008) do Grupo FIAT; CFO – Chief Financial Officer da FIAT Group Automobiles South Africa (PTY) Ltda – Johanesburg (2007/2008); CAO – Chief Accounting Officer da FIAT Automóveis S/A (2005/2007).
Eleição
25/04/2024
Mandato Final
AGO 2026
Henrique de Castilho Marques de Sousa
Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC. Foi Diretor de iluminação Pública de BH e Diretor de Operações da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – SMOBI da Prefeitura de Belo Horizonte (2017/2018). Atualmente é o titular da Superintendência de Desenvolvimento da Capital – SUDECAP.
Eleição
25/04/2024
Mandato Final
AGO 2026
Jorge Luiz Schmitt-Prym
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Cruz Alta do Rio Grande do Sul (1988); Especialização em Direito Político pela UNISINOS (1989); MBA Curso de Formação Geral Básica para Altos Executivos da USP/FEA (1995); MBA Executivo Internacional pela AMANA-KEY (1998); MBA Direito Econômico e das Empresas pela FGV/EPGE (1998); Pós-graduação em Governança Corporativa pela USP/FEA (2001). Participou dos Conselhos Fiscais da Brasilcap Capitalização S.A. (1999/2000) e da Trem Metropolitano de BH S.A. – METROMINAS (2012/2013); atuou nos Conselhos de Administração da CIA. de Seguros Aliança do Brasil (1999/2001) e na Minas Gerais Participações S.A. (2005/2011); foi Diretor Financeiro e de Investimentos da Brasilprev Seguros e Previdência S.A (2000/2005); atuou como Diretor Executiva do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. – BDMG (2007/2011). Atualmente é Consultor Técnico Especializado da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Eleição
25/04/2024
Mandato Final
AGO 2026
Maria Salete Garcia Pinheiro
Graduada em Ciências Contábeis com MBA em Finanças pelo IBMEC e programa de formação em negócios pela Universidade de Ontário, Canadá. Maria Salete é certificada pelo CFC para atuação em Auditoria de Instituições Financeiras e pelo IBGC para atuar em Conselhos de Administração e Conselho Fiscal. Atuou como Membro do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Auditoria da HPX Corp, empresa registrada na SEC (2020/2023). Também integrou o Conselho Fiscal da BR Distribuidora (2019/2021) e da Jereissati Participações S.A. (2020/2022). Durante 23 anos, atuou como sócia em Auditoria Independente Big4 (1979/2018). Atualmente, atua como Conselheira Fiscal da Equatorial Energia S.A. e Equatorial Pará Distrib. Energia S.A., além de Coordenadora do Comitê de Auditoria do Banco Modal S.A., da HDI Seguros S.A. e da Icatu Seguros S.A. Também faz parte do Comitê de Auditoria e do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração do BNDES.
Eleição
25/04/2024
Mandato Final
AGO 2026
Silvia Caroline Listgarten Dias
Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro – FJP (2002) e em Direito pela Universidade FUMEC (2004); Especialização em Educação a Distância pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais – Puc Minas (2007); Especialização em Direito Administrativo pela Fundação Universidade de Itaúna – FUIT (2007); MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2009); Especialização em Segurança Pública e Justiça Criminal e Mestrado em Administração Pública pela FJP (2009). Atualmente é Chefe de Gabinete na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais – SEPLAG, tendo atuado também como Superintendente Central de Coordenação Geral (2010-2018) e Empreendedora Pública II Programa Estado para Resultados Vice-Governadoria (2007-2010). Atuou como diretora de Ensino e Pesquisa na Superintendência de Integração do Sistema de Defesa Social (2004/2007) e Assessora do Secretário-Adjunto de Estado (2003/2004) na Secretaria de Estado da Defesa Social de Minas Gerais. Foi servidora pública do Estado de Minas Gerais, na Ouvidoria de Polícia, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (2003).
Eleição
22/07/2024
Mandato Final
AGO 2026
Comitê de Auditoria
Márcio de Lima Leite
Diretor Jurídico incluindo Governança, para a FCA (Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda). Membro do Comitê de Risco e Controle Interno para a região Latam, responsável por treinamentos de compliance, antitruste, lei anticorrupção e código de conduta para empregados, fornecedores e concessionários. Atuação em projetos de M&A. Professor convidado para o curso de LLM em Direito Tributário, Contabilidade e Governança da PUC Minas. Conselho fiscal IMPP (Instituto Minas Pela Paz), Diretor Jurídico da Fundação Torino, vice-presidente da Anfavea, diretor da ACMinas, Membro da Câmara Automotiva (FIEMG). Membro do Comitê de Auditoria da CEMIG.
Eleição
03/05/2023
Mandato Final
1ª RCA após AGO 2026
Heloisa Belotti Bedicks
É Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Vale (desde abril de 2022). Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Membro do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (desde março de 2020); (ii) Membro do Conselho de Administração do Grupo MAPFRE, especialista do setor de seguros, financeiro, de saúde e assistência (desde junho de 2019); (iii) Membro do Conselho Fiscal da Braskem (de maio de 2020 a abril de 2022), companhia aberta do setor químico e petroquímico; (iv) Membro do Conselho Fiscal da Fundação Boticário (desde abril de 2020), organização sem fins lucrativos mantida pelo Grupo Boticário; (v) Membro do Comitê de Auditoria da Brasilseg (desde setembro de 2020) empresa da BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros do Banco do Brasil; (vi) Membro voluntário dos conselhos do Pacto Global da ONU, do GRI e da Missão Portas Abertas (desde 2020); (vii) Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (entre abril de 2001 e janeiro de 2020); (viii) Membro do Conselho da Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões – ACAF (B3, Anbima e IBGC) (entre 2015 e 2019); (ix) Conselheira do ICGN – International Corporate Governance Network (entre 2012 e 2014), instituição que reúne os maiores fundos de pensão e investimentos mundiais sediada em Londres; (x) Presidente da ICGLA – Rede de Institutos de Governança Corporativa da América Latina (entre 2012 e 2014); (xi) Membro do Conselho da MAPFRE Seguradora de Garantias e Créditos S.A. (entre 2000 e 2012); (xii) Membro do Conselho Consultivo do Fundo Ethical do ABN AMRO Asset Management (entre 2002 e 2010); (xiii) Membro do Conselho Consultivo do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (entre 2002 e 2006); e (xiv) membro do Conselho Consultivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BMF&Bovespa (entre 2005 e 2010). Graduou-se em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1983) e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985); possui especialização em Governança Corporativa, pela Yale University (2003), e em Conselho de Administração pela Chicago University (2007); bem como mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie (2008). Possui certificação do IBGC para Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria.
Eleição
03/05/2023
Mandato Final
1ª RCA após AGO 2026
Jair Rezini
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1994) com pós-graduação em Controladoria e Finanças – UFPR(2000) e especialização em Compliance e Anticorrupção – IBS/FGV (2019), possui diversos cursos, tais como, Técnicas de Investigações Corporativas Internas – LEC (2022), Inteligência Emocional – Conquer (2021), Liderança Descomplicada – Isvor (2016), Gestão do Tempo – Isvor (2015) e Comitê de Auditoria – FDC (2019). O Sr. Jair Rezini foi Gerente Corporativo de Controles Internos e Compliance do Instituto Hermes Pardini S.A. (2017/2023), Gerente de Relacionamento da FCA Services – Grupo Stellantis (1992/2016) e Contador da Battistella Indústria e Comércio Ltda. (1989/1992). Possui vivência internacional em Negociação para alinhamento do Contas a Pagar Internacional, envolvendo a Matriz, Reunião de abertura (kick-off) do projeto SAP global (Estados Unidos), Encontro Global dos Chief Accounting Officers; Visita às Plantas, Alinhamento junto ao headquarters, das estratégias para a Região Latam.
Eleição
01/02/2024
Mandato Final
1ª RCA após AGO 2025