Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

Cláudia Silvia Zanchi Piunti

Cláudia Silvia Zanchi Piunti

Graduada em Engenharia Elétrica (Mackenzie), pós-MBA Programa Avançado para Mulheres no Conselho (Saint Paul Business School) MBAs em Administração Geral (Fundação Dom Cabral e INSPER) e extensão em Estratégia e Organização em Stanford. Atuou na Gerdau como Global Energy Director (2004/2014), Global Chief Procurement Officer – CPO (2014/2017), Global Chief Infomation Officer – CIO e Chief Digital Officer – CDO (2016/2019). Atualmente ocupa o cargo de Diretora Administrativa da Aegea Saneamento e Participações S.A.

Eleição

29/04/2022

Mandato Final

AGO 2024

Independente
Hélio Cesar Brasileiro

Hélio Cesar Brasileiro

Graduado em Ciências Econômicas (1987) e em Ciências Contáveis (1996) pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – UDF, especialista em Orçamento Público pelo Instituto de Planejamento Econômico e Social – IPEA (1984). Atuou como Diretor Adjunto de Gestão e Diretor de Operações da Brasilprev (2001/2003); foi Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (2003/2004); atuou como Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (2004/2006); foi Diretor- Presidente da Fundação Banco Central de Previdência Privada – CENTRUS (2006/2016); atuou como membro do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ABRAPP e da Teleceará S.A; foi membro do Conselho Fiscal do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.

Eleição

31/08/2022

Mandato Final

AGO 2024

Independente
Reynaldo Passanezi Filho

Reynaldo Passanezi Filho

Graduado e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo – USP, Mestre em Economia pela Universidade de Campinas – UNICAMP, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, além de especialização em Gestão, Liderança e Inovação pela Universidade de Stanford (EUA). Possui carreira sólida em posições executivas no setor elétrico (Diretor Presidente da ISA CTEEP), no setor financeiro (Country Manager e Managing Director de C&IB do BBVA Brasil), com passagens pelo setor público, notadamente em programas de privatização (Assessor do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização do Governo do Estado de São Paulo). Possui, ainda, ampla experiência em reestruturações empresariais, fusões e aquisições, com conhecimento profundo de América Latina e de infraestrutura. Atualmente é Diretor-Presidente da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, Presidente do Conselho de Administração da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – TAESA e membro do Conselho de Administração da a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE.

Eleição

29/04/2022

Mandato Final

AGO 2024

Presidente
Welerson Cavalieri

Welerson Cavalieri

Graduado em Administração pela Universidade FUMEC. Especialização em Gestão pela Qualidade Total na JUSE (Japão), Governança Corporativa pelo IBGC e Conselheiro Trendsinnovation pela Innova. Atuou como Consultor Sênior, Sócio-Diretor, Diretor Executivo e Sócio Sênior na Falconi Consultores, (até 2020); foi membro do Conselho de Administração na Arezzo & Co (2014/2017); foi conselheiro e membro do Comitê de Gente na Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU (2020/2022). Atualmente ocupa o cargo de Conselheiro na Amazônia Azul de Tecnologias de Defesa – AMAZUL onde acumula Presidência do Comitê de Auditoria; membro do Comitê de Auditoria da SMARTFIT; membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Pessoas e Elegibilidade do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.

Eleição

29/04/2022

Mandato Final

AGO 2024

Independente
Carlos Camargo de Colón

Carlos Camargo de Colón

Carlos Camargo de Colón é um administrador com mais de 25 anos de experiência no setor público e privado, com foco nas áreas de energia e agronegócio. Antes de ingressar no Conselho de Administração da Gasmig, foi Diretor Presidente e Conselheiro na Sulgás, empresa de distribuição de gás canalizado do Rio Grande do Sul, aonde liderou o processo de privatização e também a transição pós-privatização. Foi membro do Conselho de Administração da Bioceres Crop Solutions, multinacional líder em microbiologia agrícola, listada na Nasdaq (EUA). Carlos tem vasta experiência internacional, tendo exercido funções na Argentina, Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha e os Emirados Arabes. Iniciou sua carreira no banco de investimento Morgan Stanley e depois passou quatorze anos no UBS onde trabalhou com fusões e aquisições e mercado de capitais. Carlos é formado em história (Bachelor of Arts) pela Columbia University na cidade de Nova York. Carlos também é membro do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral e do Conselho de Administração da Fundação Cruz de Malta.

Eleição

26/05/2023

Mandato Final

AGO 2024

Independente
Elza Kallas

Elza Kallas

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Especialização em Engenharia de Petróleo pela Universidade Petrobras, MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo – USP. Atuou na Petrobras como Gerente Executiva de Refino da Petrobras (2019 – 2023), Gerente Geral de Suprimento da Petrobras (2018 – 2019), Gerente Geral das refinarias: Refinaria Duque de Caxias (2016 a 2018), Refinaria Henrique Lage (2012 a 2016), Unidade de Industrialização do Xisto (2006 a 2012) e Gerente de Otimização, Engenharia e Comercialização da Refinaria Gabriel Passos (1995 a 2006). Foi a primeira mulher na história da Petrobras a ocupar os cargos de Gerente Geral e Executiva de Refino. Com 40 anos de experiência, liderou inúmeros projetos nas áreas de eficiência operacional, produção, operações, suprimento de bens e serviços e gestão.

Eleição

25/04/2024

Mandato Final

AGO 2026

Efetivo

Diretoria Executiva

Gilberto Moura Valle Filho

Gilberto Moura Valle Filho

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); obteve o título de Master of Science em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos; diversos cursos nas áreas de Gestão, Finanças e Estratégia. Atuou como Diretor Técnico da Fundação Rural Mineira e, em seguida, a Presidência da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG; foi Diretor de Planejamento e Gestão do, então, Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – INDI, hoje INVESTMINAS; atuou como  Superintendente de Controle e Gestão de Desenvolvimento de Negócios na Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG; foi Diretor Administrativo e de Governança Corporativa (2019/2022) e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores interino na Companhia de Gás de Minas Gerais – GASMIG.

Eleição

10/06/2022

Mandato Final

1ª RCA após AGO 2024

Diretor Presidente
Rodrigo Solha Pazzini de Freitas

Rodrigo Solha Pazzini de Freitas

Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Máquinas Térmicas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/MG. Possui MBA de Gestão Executiva pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC e pós-graduação em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Com mais de 30 anos de experiência no setor de oil & gas, exerceu o cargo de Diretor Estatutário Comercial GLP Granel na Liquigas Distribuidora S.A. – PETROBRAS (2017/2020) e Diretor Executivo Comercial na Copa Energia (2021/2022), além de diversas funções gerenciais com atribuições técnicas e comerciais na Agip do Brasil – ENI GROUP (1999/2004) e Sistema PETROBRAS (2004/2016).

Eleição

10/06/2022

Mandato Final

1ª RCA após AGO 2024

Diretor Técnico e Comercial
Carlos Eduardo de Moraes Barros Junior

Carlos Eduardo de Moraes Barros Junior

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie (1996) com MBA Executivo pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC (2003), Carlos Eduardo possui cursos e certificações CPA-20 (2004), Programa de Treinamento Executivo pela Universidade Baldwin-Wallace, Cleveland (2000), Business English pela Universidade da Califórnia, San Diego (1997), Inglês pela Pittman School, Londres (1993), Mercados Futuros e Matemática Financeira pela Bolsa de Valores de São Paulo (1993). Ele ocupou o cargo de Banker and Head de Celulose & Papel, Agronegócio e Indústrias Diversificadas no Société Générale Corporate & Investment Bank (2005/2007), diretor estatutário, membro do Comitê Executivo, Chefe do Banco Corporativo e de Investimento, e representante do Departamento da América Latina da Sumitomo Mitsui Banking Corporation (2007/2018). Ele também foi sócio e membro das Práticas Globais de Serviços Financeiros e Seguros da Heidrick & Struggles (2018/2021) e Diretor Adjunto da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (2021/2022).

Eleição

24/08/2022

Mandato Final

1ª RCA após AGO 2024

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Marcos Montes Cordeiro

Marcos Montes Cordeiro

Graduado em Medicina, pela Universidade do Triângulo Mineiro, com especialização em Médico Anestesista. Na carreira política, foi Prefeito, em Uberaba, de 1997-2004, Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes do Governo de Minas Gerais, de 2004/2006, Deputado federal por Minas Gerais de 2007 a 2019 (3 mandatos), Secretário- Executivo do Ministério da Agricultura de 2019 a 2022 e Ministro de Estrado da Agricultura de 2022 a 2023. Como parlamentar, foi Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, coordenador do endividamento agrícola, vice-presidente da comissão de Meio-Ambiente e presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), dentre tantas outras atribuições. Conselheiro Administrativo da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. Palestrante em vários eventos no Brasil e no Exterior quando Ministro da Agricultura.

Eleição

06/03/2024

Mandato Final

1a RCA após a AGO de 2024

Diretor Administrativo
Alessandro Marques

Alessandro Marques

Graduação em Gestão Pública, Graduação em Administração, pela Universidade Unopar. Diversos cursos na área de Gestão, empreendedorismo e inovação, Gestão de Projetos de Sustentabilidade, liderança e administração de empresa, relações sociais e comportamento humano. Profissional com mais de 32 anos de experiência na Gestão Empresarial, atuando como DIRETOR e gerando mais de 90 mil empregos diretos. Expertise e Estratégia em processos políticos, atuando como Presidente Estadual de Partido e Vice-Presidente Nacional.

Foi Presidente e coordenador da Companhia de Habitação Popular do Estado de Minas Gerais – COHAB (01/2015 a 03/2019); foi Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Contagem (12/2019 a 12/2020); e Assessor da Presidência da GASMIG (01/2024 a 04/2024).

Eleição

15/04/2024

Mandato Final

1ª RCA após AGO 2024

Diretor de Relações Institucionais

Conselho Fiscal

Jorge Luiz Schmitt-Prym

Jorge Luiz Schmitt-Prym

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Cruz Alta do Rio Grande do Sul (1988); Especialização em Direito Político pela UNISINOS (1989); MBA Curso de Formação Geral Básica para Altos Executivos da USP/FEA (1995); MBA Executivo Internacional pela AMANA-KEY (1998); MBA Direito Econômico e das Empresas pela FGV/EPGE (1998); Pós-graduação em Governança Corporativa pela USP/FEA (2001). Participou dos Conselhos Fiscais da Brasilcap Capitalização S.A. (1999/2000) e da Trem Metropolitano de BH S.A. – METROMINAS (2012/2013); atuou nos Conselhos de Administração da CIA. de Seguros Aliança do Brasil (1999/2001) e na Minas Gerais Participações S.A. (2005/2011); foi Diretor Financeiro e de Investimentos da Brasilprev Seguros e Previdência S.A (2000/2005); atuou como Diretor Executiva do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. – BDMG (2007/2011). Atualmente é Consultor Técnico Especializado da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Eleição

31/08/2022

Mandato Final

AGO 2024

Efetivo
Luiz Fernando de Medeiros Moreira

Luiz Fernando de Medeiros Moreira

Graduado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas Newton de Paiva/MG (1993); graduado em Administração de Empresa pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FACE-FUMEC (1979); Programa de Desenvolvimento de Executivo – PDE – Promovido por Fundação Dom Cabral (2005); STC Executivo – Promovido por Fundação Dom Cabral MG/Brasil e Kellogg School of Management Chicago/USA (2008); foi Diretor Adjunto de Compliance, Riscos Corporativos e Controles Internos da Cemig (2019/2023); Diretor Geral (CEO) (2018/2019) e Diretor Administrativo Financeiro (2016/2018) da Stola do Brasil Ltda; CFO Projeto Pernambuco FCA Group (FIAT/JEEP) (2014/2016) e membro da Diretoria de Controladoria (2008) do Grupo FIAT; CFO – Chief Financial Officer da FIAT Group Automobiles South Africa (PTY) Ltda – Johanesburg (2007/2008); CAO – Chief Accounting Officer da FIAT Automóveis S/A (2005/2007).

Eleição

02/06/2023

Mandato Final

AGO 2024

Presidente
Maria Salete Garcia Pinheiro

Maria Salete Garcia Pinheiro

Graduada em Ciências Contábeis com MBA em Finanças pelo IBMEC e programa de formação em negócios pela Universidade de Ontário, Canadá. Maria Salete é certificada pelo CFC para atuação em Auditoria de Instituições Financeiras e pelo IBGC para atuar em Conselhos de Administração e Conselho Fiscal. Atuou como Membro do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Auditoria da HPX Corp, empresa registrada na SEC (2020/2023). Também integrou o Conselho Fiscal da BR Distribuidora (2019/2021) e da Jereissati Participações S.A. (2020/2022). Durante 23 anos, atuou como sócia em Auditoria Independente Big4 (1979/2018). Atualmente, atua como Conselheira Fiscal da Equatorial Energia S.A. e Equatorial Pará Distrib. Energia S.A., além de Coordenadora do Comitê de Auditoria do Banco Modal S.A., da HDI Seguros S.A. e da Icatu Seguros S.A. Também faz parte do Comitê de Auditoria e do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração do BNDES.

Eleição

02/06/2023

Mandato Final

AGO 2024

Suplente
Henrique de Castilho Marques de Sousa

Henrique de Castilho Marques de Sousa

Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC. Foi Diretor de iluminação Pública de BH e Diretor de Operações da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – SMOBI da Prefeitura de Belo Horizonte (2017/2018). Atualmente é o titular da Superintendência de Desenvolvimento da Capital – SUDECAP.

Eleição

31/08/2022

Mandato Final

AGO 2024

Suplente
Luísa Cardoso Barreto

Luísa Cardoso Barreto

Graduada em Administração Pública na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, com pós-graduação em Gestão Estratégica pela mesma instituição. Atualmente é Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais(2021 Atual), onde atuou também como Secretária Adjunta de Planejamento e Gestão(2019-2020), Coordenadora de Execução das Operações de Crédito/Gabinete(2013-2015), Assessora da Secretária e do Secretário Adjunto de Estado de Planejamento e Gestão(2013), Coordenadora(2011-2012), Superintendente do Núcleo Central de Gestão Estratégica de Projetos e do Desempenho Institucional (2012-2013), Técnica na Unidade de apoio à Gestão de Projetos/Superintendência Central de Gestão de Recursos e Ações Estratégicas (2009-2011). Foi Diretora-Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater/MG(2020 2021), primeira mulher a presidir a entidade que possui 72 anos de história. Foi Coordenadora do Escritório de Ações Prioritárias na Vice-governadoria de Minas Gerais(2019), Assessora técnica na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais(2015-2019). Atua como professora convidada em Gestão Pública na Fundação Dom Cabral(2017- Atual).

Eleição

25/04/2024

Mandato Final

AGO 2026

Efetivo

Comitê de Auditoria

Márcio de Lima Leite

Márcio de Lima Leite

Diretor Jurídico incluindo Governança, para a FCA (Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda). Membro do Comitê de Risco e Controle Interno para a região Latam, responsável por treinamentos de compliance, antitruste, lei anticorrupção e código de conduta para empregados, fornecedores e concessionários. Atuação em projetos de M&A. Professor convidado para o curso de LLM em Direito Tributário, Contabilidade e Governança da PUC Minas. Conselho fiscal IMPP (Instituto Minas Pela Paz), Diretor Jurídico da Fundação Torino, vice-presidente da Anfavea, diretor da ACMinas, Membro da Câmara Automotiva (FIEMG). Membro do Comitê de Auditoria da CEMIG.

Eleição

03/05/2023

Mandato Final

1ª RCA após AGO 2026

Coordenador
Heloisa Belotti Bedicks

Heloisa Belotti Bedicks

É Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Vale (desde abril de 2022). Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Membro do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (desde março de 2020); (ii) Membro do Conselho de Administração do Grupo MAPFRE, especialista do setor de seguros, financeiro, de saúde e assistência (desde junho de 2019); (iii) Membro do Conselho Fiscal da Braskem (de maio de 2020 a abril de 2022), companhia aberta do setor químico e petroquímico; (iv) Membro do Conselho Fiscal da Fundação Boticário (desde abril de 2020), organização sem fins lucrativos mantida pelo Grupo Boticário; (v) Membro do Comitê de Auditoria da Brasilseg (desde setembro de 2020) empresa da BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros do Banco do Brasil; (vi) Membro voluntário dos conselhos do Pacto Global da ONU, do GRI e da Missão Portas Abertas (desde 2020); (vii) Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (entre abril de 2001 e janeiro de 2020); (viii) Membro do Conselho da Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões – ACAF (B3, Anbima e IBGC) (entre 2015 e 2019); (ix) Conselheira do ICGN – International Corporate Governance Network (entre 2012 e 2014), instituição que reúne os maiores fundos de pensão e investimentos mundiais sediada em Londres; (x) Presidente da ICGLA – Rede de Institutos de Governança Corporativa da América Latina (entre 2012 e 2014); (xi) Membro do Conselho da MAPFRE Seguradora de Garantias e Créditos S.A. (entre 2000 e 2012); (xii) Membro do Conselho Consultivo do Fundo Ethical do ABN AMRO Asset Management (entre 2002 e 2010); (xiii) Membro do Conselho Consultivo do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (entre 2002 e 2006); e (xiv) membro do Conselho Consultivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BMF&Bovespa (entre 2005 e 2010). Graduou-se em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1983) e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985); possui especialização em Governança Corporativa, pela Yale University (2003), e em Conselho de Administração pela Chicago University (2007); bem como mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie (2008). Possui certificação do IBGC para Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria.

Eleição

03/05/2023

Mandato Final

1ª RCA após AGO 2026

Membro
Jair Rezini

Jair Rezini

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1994) com pós-graduação em Controladoria e Finanças – UFPR(2000) e especialização em Compliance e Anticorrupção – IBS/FGV (2019), possui diversos cursos, tais como, Técnicas de Investigações Corporativas Internas – LEC (2022), Inteligência Emocional – Conquer (2021), Liderança Descomplicada – Isvor (2016), Gestão do Tempo – Isvor (2015) e Comitê de Auditoria – FDC (2019). O Sr. Jair Rezini foi Gerente Corporativo de Controles Internos e Compliance do Instituto Hermes Pardini S.A. (2017/2023), Gerente de Relacionamento da FCA Services – Grupo Stellantis (1992/2016) e Contador da Battistella Indústria e Comércio Ltda. (1989/1992). Possui vivência internacional em Negociação para alinhamento do Contas a Pagar Internacional, envolvendo a Matriz, Reunião de abertura (kick-off) do projeto SAP global (Estados Unidos), Encontro Global dos Chief Accounting Officers; Visita às Plantas, Alinhamento junto ao headquarters, das estratégias para a Região Latam.

Eleição

01/02/2024

Mandato Final

1ª RCA após AGO 2025

Membro

Gasmig atende

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