Histórico
Início » Histórico
-
1986
A Gasmig é criada, dando início à distribuição de biogás, extraído da usina que existia no aterro sanitário de Belo Horizonte. Esse projeto contribuiu para a capacitação de técnicos gasistas e para a formação de mão de obra, até então inexistente em Minas Gerais.
-
1992
A Companhia inicia o atendimento a consumidores do segmento industrial por meio da distribuição do gás disponibilizado pela Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim. Foram contempladas 10 empresas dos centros industriais de Betim, Contagem e Belo Horizonte.
-
1993
A Companhia passou a operar de forma independente, por meio da celebração, com o Governo de Minas Gerais, do Contrato de Concessão da distribuição de gás natural.
-
1995
A Companhia concluiu a construção da primeira rede de distribuição de gás natural para atender à cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, por meio da ligação com o Gasbel, gasoduto de transporte da Petrobras, vindo da Bacia de Campos, até Belo Horizonte.
-
1998
A Gasmig passa a atuar no setor de Gás Natural Veicular (GNV), atendendo os postos de combustíveis para automóveis.
-
2001
A Companhia inicia o fornecimento do gás natural para a produção de energia elétrica à Usina Termelétrica de Juiz de Fora e para Ibirité.
-
2009
Início do atendimento na região do Sul de Minas.
-
2010
É iniciada a distribuição do gás natural no parque industrial da região do Vale do Aço, sendo atendidas grandes indústrias como a Vale, Usiminas, Arcelor, Vallourec, entre outras.
-
2013
A GASMIG passou a atender o segmento varejista, ligando a rede da Companhia à restaurantes, hospitais, hotéis, academias, entre outros estabelecimentos, além de residências.
-
2016
A Companhia comemora um marco na história do gás natural canalizado em Minas Gerais, alcançando a marca de 10.000 clientes residenciais, o que representou um crescimento de 506% em três anos.
-
2018
A Gasmig aufere receita bruta de R$2,0 bilhões, marca considerada histórica pela Companhia.
-
2019
A Fitch Ratings eleva o rating da Companhia de ‘A+(BRA)’ para ‘AA(BRA)’.
-
2020
A Gasmig obtém o registro na categoria B da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, um importante passo para garantir a transparência em sua atuação e ampliar o acesso a recursos para financiar projetos de expansão.
-
2021
A Fitch Ratings afirma o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’ da Gasmig e de suas emissões de debêntures quirografárias, revisando a Perspectiva do rating Corporativo, que passou de Estável para Positiva.
-
2022
Fitch Ratings elevou o rating da Companhia de ‘AA(BRA)’ para ‘AA+(BRA)’.