Acompanhando a tendência de outras grandes cidades do mundo de substituir óleo diesel por gás natural no transporte urbano, Belo Horizonte também passará a contar com veículos movidos por um energético mais limpo no transporte de cargas.
O projeto-piloto teve início neste domingo (17), com a assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Belo Horizonte, a BHtrans, a Companhia de Gás de Minas Gerais e a montadora Iveco, além de entidades ligadas à área de transportes, durante a programação do Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade. No evento, estavam presentes o Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
O modelo desenvolvido pela Iveco reduzirá a emissão de gás carbônico em 25%, de material particulado em 96% e de óxido de nitrogênio em 80%. A primeira empresa do setor a testar a van será a Patrus. Pelo convênio, a Gasmig irá fornecer o gás natural veicular pelo período de 12 meses.
“A Gasmig tem trabalhado para incentivar o uso do gás natural no transporte urbano em todas as cidades mineiras aonde pudermos chegar. A utilização do energético em veículos pesados implica benefícios ambientais ainda maiores, por causa da substituição do óleo diesel, o qual, além de mais poluente, utiliza motores mais barulhentos do que o motor a gás “, disse o diretor-comercial da empresa, Roberto Garcia. Ele lembra que a solução é amplamente utilizada em países da Europa, como França, Itália, Espanha e Inglaterra, e nos vizinhos Venezuela, Argentina e Colômbia.
Também participam do convênio a Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg).
Com informações da Assessoria de Comunicação da PBH