BH TERÁ GÁS NATURAL NO TRANSPORTE DE CARGAS

Acompanhando a tendência de outras grandes cidades do mundo de substituir óleo diesel por gás natural no transporte urbano, Belo Horizonte também passará a contar com veículos movidos por um energético mais limpo no transporte de cargas.

O projeto-piloto teve início neste domingo (17), com a assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Belo Horizonte, a BHtrans, a Companhia de Gás de Minas Gerais e a montadora Iveco, além de entidades ligadas à área de transportes, durante a programação do Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade. No evento, estavam presentes o Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O modelo desenvolvido pela Iveco reduzirá a emissão de gás carbônico em 25%, de material particulado em 96% e de óxido de nitrogênio em 80%. A primeira empresa do setor a testar a van será a Patrus. Pelo convênio, a Gasmig irá fornecer o gás natural veicular pelo período de 12 meses.

“A Gasmig tem trabalhado para incentivar o uso do gás natural no transporte urbano em todas as cidades mineiras aonde pudermos chegar. A utilização do energético em veículos pesados implica benefícios ambientais ainda maiores, por causa da substituição do óleo diesel, o qual, além de mais poluente, utiliza motores mais barulhentos do que o motor a gás “, disse o diretor-comercial da empresa, Roberto Garcia. Ele lembra que a solução é amplamente utilizada em países da Europa, como França, Itália, Espanha e Inglaterra, e nos vizinhos Venezuela, Argentina e Colômbia.

Também participam do convênio a Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg).

Com informações da Assessoria de Comunicação da PBH

Notícias Relacionadas

projeto Posto GNV Sustentável

Gasmig lança projeto Posto GNV Sustentável

A Gasmig lança hoje (01/12) o projeto Posto GNV Sustentável, que tem apoio em pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. Esta é uma parceria entre a Gasmig, o Energia …

Gasmig lança projeto Posto GNV Sustentável Leia mais »

1 dezembro 2023
Transição de matriz energética

Transição de matriz energética é o tema principal da COP28

Começa nesta quinta-feira (30/11) a COP28 (Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas), e vai debater temas como a transição de matriz energética. A Conferência acontece até o …

Transição de matriz energética é o tema principal da COP28 Leia mais »

30 novembro 2023
empreendimentos com gás natural

Zona da Mata: Juiz de Fora terá mais quatro empreendimentos com gás natural da Gasmig

O município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, terá mais quatro empreendimentos, da Inter Construtora, que vão contar com o gás natural da Gasmig. Aliás, a rede …

Zona da Mata: Juiz de Fora terá mais quatro empreendimentos com gás natural da Gasmig Leia mais »

28 novembro 2023
Gasmig abre chamada pública

Gasmig inicia compra de combustível renovável

Biometano favorece a troca de matriz energética; propostas podem ser encaminhadas até o final de dezembro A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu a primeira chamada pública para …

Gasmig inicia compra de combustível renovável Leia mais »

22 novembro 2023
família e da cultura mineira

Lançado livro que valoriza a gastronomia como valor da família e da cultura mineira

Foi lançado, nesta terça-feira (21/11) o livro “Nossos momentos – Cultura, família e sabores”, que valoriza a gastronomia como valor da família e da cultura mineira. O trabalho, que contou …

Lançado livro que valoriza a gastronomia como valor da família e da cultura mineira Leia mais »

22 novembro 2023
Termo de cooperação

Gasmig e Sebrae/MG assinam termo de cooperação

A Gasmig e o Serviço de apoio às micro e pequenas empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) assinaram um termo de cooperação. Sobretudo, o objetivo do termo é promover o mercado …

Gasmig e Sebrae/MG assinam termo de cooperação Leia mais »

22 novembro 2023
Pular para o conteúdo