Um sucesso de crítica e público. Esta é a avaliação do carnaval da liberdade, ocorridos no palácio e praça da Liberdade.
Com patrocínio da Gasmig, os quatro dias de carnaval foram considerados um sucesso, além de promover a democratização do espaço, antiga sede do Executivo estadual.
Milhares de pessoas que passaram pelo local encontraram um espaço voltado para a diversão e descompressão, com muita alegria, música, culinária e cultura.
O presidente da Gasmig, Gilberto Valle, aprovou toda a estrutura.
“Com este evento, conseguimos democratizar o acesso ao Palácio, trazendo um evento cultural desta magnitude e ainda proporcionar um espaço de descompressão a todos”, explicou.
Patrocínio da Gasmig
O “gás a mais” da folia em 2024 contou com patrocínio da Gasmig, através da lei de incentivo estadual.
As iniciativas visavam proporcionar diversão, conforto, segurança e acolhimento nos principais pontos festivos da capital mineira.
Dessa forma, o espaço funcionou como uma “sala de estar” para descanso entre os blocos, com elogios de quem o frequentou.
Sucesso nas redes sociais
O público que esteve presente às festividades no Carnaval da Liberdade fez questão de evidenciar o evento nas redes sociais.
Fotos, vídeos e comentários positivos tomaram conta das redes, com grande engajamento dos foliões presentes.
Atrium da Liberdade
Apresentação de DJs, blocos, grupos e atividades tanto para o público infantil, especialmente na parte da manhã, quanto para o público adulto.
Além desta programação, o público encontrou as praças decoradas e preparadas para a festa, com lounges, onde os foliões e turistas poderão relaxar em redes, cadeiras, puffs, e contar com opções de lazer, segurança e conforto.
Palácio do Samba
Os amantes do samba não ficaram parados um só momento, embalados por músicos inspirados na velha-guarda da manifestação cultural e musical no estado.
Além disso, o público pode contemplar os jardins do palácio, que antes tinha acesso restrito ao público.
Circuito Gastronômico de Favelas
Outro sucesso de crítica e público do carnaval da Liberdade foi o circuito gastronômico de favelas.
Um espaço de alimentação com a participação de oito chefs da periferia, que levaram o sabor da cozinha mineira e de outras regiões do Brasil para a festa.
Espaço de acolhimento
O Plantão Integrado Acolhe Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), também foi uma novidade.
Assim, foi oferecido atenção especial às mulheres em situações de violência, principalmente em casos de importunação sexual.
O serviço funcionou na Praça da Liberdade durante os quatro dias de Carnaval.