Efetuar a substituição de uma das válvulas da Estação de Gás que apresentava falhas. Este foi o motivo de uma parada programada no fornecimento de gás do ponto de entrega de Chapéu D’uvas, em Juiz de Fora/MG.
A atividade implicaria em uma interrupção de quatro horas no fornecimento de gás para toda a cidade de Juiz de Fora, que conta com mais de nove mil clientes em todos os segmentos.
Para viabilizar a atividade da NTS com mínimo impacto para a rede e clientes, um complexo plano de contingência foi elaborado, incluindo a utilização de cestas de GNC que foram transportadas do CD RMBH para Juiz de Fora visando abastecer o mercado urbano em caso de falta de gás.
A realização
O plano foi redigido com a participação das Coordenações de Operação, Manutenção e Intervenção em Gasoduto, Centro de Distribuição da Mantiqueira e Gerência de Comercialização Indústrial e Cogeração, além de contar com a participação de técnicos que se deslocaram dos CDs Sul e Vale do Aço para apoio em Juiz de Fora.
Após análise de histórico de consumo e simulações de capacidade da rede, a Coordenação de Operação propôs que a atividade fosse realizada no dia 05/02 no período entre 07h e 11h.
A substituição da válvula foi efetuada pela NTS com um impacto mínimo para a rede de distribuição e clientes de Juiz de Fora.