No Dia Mundial do Aleitamento Materno, a Gasmig reforça seu compromisso com o apoio e o acolhimento às mulheres que vivenciam a jornada da amamentação.
No Brasil, o mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado”, reforçando a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e o incentivo a sua continuidade pelo menos até os dois anos.
O leite materno é fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês fornecendo os nutrientes necessários para seu desenvolvimento saudável, além de anticorpos que o protegem contra diversas doenças.
Para a mãe, a amamentação contribui para a recuperação pós-parto, reduz o risco de doenças e fortalece o vínculo com o bebê. No entanto, a jornada da amamentação pode ser desafiadora, especialmente para mães que retornam ao trabalho.
O Espaço Materno na Gasmig
Sabendo dos desafios enfrentados pelas mães lactantes, a Gasmig possui um espaço materno, uma sala de apoio que oferece conforto e privacidade, permitindo que as funcionárias lactantes possam ordenhar e armazenar o leite materno durante o horário de trabalho.
Essa iniciativa reflete nosso compromisso em apoiar o bem-estar de nossas colaboradoras e em incentivar o aleitamento materno e promover a saúde infantil, garantindo que as mães possam conciliar suas carreiras com a continuidade da amamentação.
A Fernanda Moreira, mãe da Lara de 1 ano e 4 meses, afirma que se sentiu acolhida no retorno da licença em poder utilizar este espaço dedicado as mães. “Durante os primeiros meses em que retornei da minha licença utilizei bastante a salinha de apoio. Sou muito grata por essa iniciativa da empresa e tive o privilégio de ter sido uma das primeiras mães a usufruir desse benefício. Amamentar não é fácil, é bem desafiador, então você ter esse apoio da empresa nesse momento é muito acolhedor”, ressalta.
Para Nayni Coraline, mãe do Joaquim de 1 ano, o espaço materno trouxe a segurança para manter o aleitamento materno exclusivo e ter um espaço com conforto e privacidade para cuidar dela e do seu bebê.
“Amamentar foi muito especial e desafiador para mim. O nascimento do meu primeiro filho me trouxe muitos aprendizados e com a amamentação eu vivi uma nova fase a cada dia e continuo vivendo. Amamentação é um gesto lindo e intenso. É carinho, conexão, acalento, saúde e proteção tudo junto. A expectativa de retornar ao trabalho me deixou insegura, mas ter um espaço exclusivo onde eu podia cuidar de mim e do meu bebê trouxe segurança para esse momento e permitiu que eu conseguisse continuar amamentando e manter Joaquim com o aleitamento materno sem precisar fazer uso de fórmulas. Considero a sala de amamentação um gesto de apoio e respeito da empresa com o aleitamento materno, tão essencial para a saúde dos nossos bebês”, ressalta.
A Gasmig reafirma o seu compromisso em apoiar as mães em sua jornada de amamentação. O espaço materno é mais do que uma sala de apoio, simboliza o nosso acolhimento às funcionárias lactantes, valorizando a maternidade e a saúde familiar.