Com o objetivo de descarbonizar a frota através da utilização de combustíveis alternativos, o Grupo SADA, conglomerado de logística e transporte de veículos, anunciou investimento na conversão de parte da frota de caminhões movidos a diesel em modelos abastecidos com gás natural veicular (GNV).
“A indústria de transportes tem um papel fundamental no desafio global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a transição para o GNV é uma etapa importante para reduzirmos nossa pegada de carbono”, afirma Ricardo Ramos, diretor de Operações e Negócios do Grupo SADA ao portal Caminhões e Carretas.
De acordo com a publicação, estudos indicam que caminhões movidos a Gás Natural Veicular são capazes de proporcionar uma redução média de 20% nas emissões de CO₂ em relação aos modelos a diesel, além de emitir quantidades significativamente menores de poluentes atmosféricos como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado.
GNV é alternativa sustentável
O Gás Natural Veicular (GNV), além de promover mais autonomia e mais sustentabilidade, é o caminho para o desenvolvimento, atuando como combustível de transição na descarbonização de frotas pesadas.
Minas Gerais, segundo dados do Governo Federal, é o estado que possui a maior malha viária do país. Dessa forma, proporcionar aos mineiros um combustível que emite menos poluentes e que garanta mais economia no custo por quilômetro rodado, é uma busca da Gasmig.
Do ponto de vista ambiental, o GNV se destaca por produzir menos poluentes em comparação aos outros combustíveis fósseis. Isso contribui para a melhoria da qualidade do ar e para os impactos ambientais associados ao transporte de carga e passageiros.
Investimentos Gasmig
Os investimentos contínuos da Gasmig já possibilitaram a criação de quatro corredores de GNV que dão acesso aos outros três estados da região Sudeste e à Bahia.
São eles o Corredor GNV BH-Rio – BR-040, Corredor GNV Fernão Dias – BR-381, Corredor GNV Vitória – BR-381/262 e Corredor GNV Rio-Bahia – BR-116/381.
O principal objetivo é garantir, ao menos, um posto GNV a cada 400km de distância nas principais rodovias que ligam Minas a outros estados, permitindo o alcance de regiões estratégicas.
Assim, a Gasmig espera alcançar três novos postos com oferta de Gás Natural Veicular em rodovias estaduais e federais até o final de 2025.
A Companhia quer, ainda, adicionar outros oito postos, até o final de 2026, previstos nas metas da Segunda Revisão Tarifária Periódica, totalizando 71.