Estratégias e desenvolvimento do setor de GNV proporcionam debate entre distribuidoras de Gás Natural do Sudeste

Durante o evento Frotas e Fretes Verdes 2024, ocorrido em São Paulo, gestores de várias distribuidoras de Gás Natural do Sudeste se encontraram para debater estratégias e desenvolvimento do setor de GNV.

Participaram os representantes da anfitriã Comgás, ESGás, Necta, Naturgy e Gasmig. A SCGás, distribuidora de Santa Catarina, participou como convidada especial, apresentando sua nova tarifa de GNV para frotistas aos colegas.

Entre os vários temas, eles discutiram ações conjuntas para o fortalecimento do mercado de GNV, com foco especial no desenvolvimento do uso do energético em veículos pesados, sem esquecer as vantagens do combustível para veículos leves.

Entre os temas abordados, foram abordadas questões de compliance e compartilhamento das informações de volume de vendas, clientes potenciais e contratos, estratégias de expansão de mercado e tecnologias de apoio ao consumidor de GNV.

Outros pontos abordados foram a consulta à Abegás sobre dados de vendas e boletins do setor, a criação de aplicativos para localização de postos de GNV (principalmente em rodovias), a realização de feiras e eventos com patrocínios conjuntos, bem como a inclusão de postos de GNV em aplicativos de GPS (Waze).

Um destaque foi a proposta de um novo Rally de economia, cujo objetivo é conscientizar sobre os benefícios do GNV. A ideia é que seja realizado em parceria com instituições de ensino como USP, UFMG, UFRJ e Unicamp.

Os gestores também conversaram sobre um tema que preocupa bastante o setor: a necessidade de uma consulta pública com a Agência Reguladora do Estado do Rio de Janeiro para tratar de possíveis fraudes na medição do GNV.

Com essas ações as distribuidoras esperam impulsionar o uso do energético, além de fortalecer sua imagem como uma alternativa eficiente e sustentável para diversas modalidades de transporte.

GNV em Minas Gerais

De acordo com o Gerente de Comercialização de Gás Natural Veicular, Welder Souza, que participou do encontro, a redução na tarifa do GNV anunciada no início de novembro, vai impactar na redução dos preços nos postos revendedores e aumentará a competitividade frente ao etanol, diesel e gasolina, desta forma, diminuindo os custos para os motoristas e empresas frotistas, que utilizam o GNV em suas frotas de caminhões.

“Nossa política de preços é alinhada com as diretrizes do Governo do Estado, que tem foco em contribuir para melhorar a vida dos mineiros. Os benefícios da redução da tarifa do GNV serão imediatos. Os motoristas vão sentir no bolso a economia na hora de abastecer”, afirmou.

Ele destaca, ainda, que por meio da Resolução SEDE n° 53, de 28/12/2023, que vincula a tarifa do Gás Natural Veicular (GNV) e do Gás Natural Comprimido Veicular (GNC-V) à competitividade do energético, em relação à Gasolina, a Gasmig está aplicando um desconto adicional na tarifa de R$0,15/m³.

Dessa forma conferindo uma economia superior a 30% para os veículos leves e superior a 20% para os veículos pesados.

Desenvolvimento dos Corredores de GNV

Os investimentos contínuos da Gasmig já possibilitaram a criação de quatro corredores de GNV, que dão acesso aos outros três Estados da região Sudeste e à Bahia.

São eles: Corredor GNV BH-Rio – BR-040, Corredor GNV Fernão Dias – BR-381, Corredor GNV Vitória – BRs-381/262 e Corredor GNV Rio-Bahia – BRs-116/381.

O principal objetivo é garantir, ao menos, um posto GNV a cada 400km de distância nas principais rodovias que ligam Minas a outros estados, permitindo o alcance de regiões estratégicas.

A Companhia quer, ainda, adicionar outros quatro postos, até o final de 2026, previstos nas metas da Segunda Revisão Tarifária Periódica, totalizando 74.

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