ESTUDO MOSTRA ECONOMIA SUPERIOR A 50% COM O USO DO GNV EM MINAS

Carro convertido se torna bicombustível e é uma alternativa econômica para motoristas que rodam acima de 30km/dia

 

O Gás Natural Veicular (GNV) vem se mostrando uma excelente alternativa para aqueles motoristas que desejam economizar na hora de abastecer em Minas Gerais. E, nesta semana, um estudo realizado em 16 estados pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), comprovou que o uso do GNV pode gerar uma economia de 39% a 62% em relação ao etanol. Já na comparação com a gasolina, o gás natural veicular é entre 43% e 58% mais vantajoso.

Em Minas Gerais, os estudos apontam que o GNV gera uma economia igual ou superior a 50% em relação ao etanol e de 51% se comparado com a gasolina. O coordenador de GNV da GASMIG, Welder Souza, destaca as vantagens para quem usa do GNV. “Quando comparamos o valor do quilômetro rodado com GNV com o valor do quilômetro rodado com a gasolina ou o etanol, conseguimos alcançar uma redução nos gastos com o abastecimento acima de 50%. Isso porque o GNV rende até 30% mais que a gasolina e 65% mais que o etanol”, explica Welder.

O veículo convertido passa a ser bicombustível, podendo utilizar GNV e/ou o combustível original do veículo (etanol, gasolina ou flex). Souza ainda ressalta que há ganho considerável no percentual de economia, principalmente, para os motoristas que rodam acima de 30 km/dia, a exemplo dos taxistas, frotistas ou quaisquer outros profissionais que utilizam o carro como ferramenta de trabalho e rodam muito todos os dias.

Nos demais Estados, como, Pernambuco (54%), São Paulo (53%), Espírito Santo (52%), Santa Catarina (51%) e o Rio de Janeiro, a redução chega a 58% se comparado à gasolina. Entre os Estados que apresentam significativa competitividade em relação ao etanol, estão: Rio de Janeiro, com 62%, Espírito Santo, Pernambuco e Santa Catarina também, todos com um porcentual de 60% de economia. Na sequência aparecem Alagoas (58%), Sergipe (57%), Paraíba (56%), Rio Grande do Norte (55%), Rio Grande do Sul (55%), Ceará (54%), Bahia (53), Mato Grosso do Sul (50%) e São Paulo (50%).

Para a realização do estudo, que aconteceu na segunda quinzena de agosto, a Abegás usou o veículo Fiat Siena, que traz em seu manual de fábrica o consumo médio com os três combustíveis: 13,2 km por metro cúbico de GNV; 10,7 km/litro de gasolina; e 7,5 km/litro de etanol e teve como calculo a relação do custo por quilômetro rodado a partir do consumo médio de cada combustível com base nos preços médios apurados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na terceira semana do mês.

Notícias Relacionadas

gás natural

Entendendo o gás natural: o que é, para que serve, seus benefícios e suas características

Você sabe o que é o gás natural? É um combustível fóssil composto por uma mistura de hidrocarbonetos como o metano e o etano. Em síntese, ele é oriundo da …

Entendendo o gás natural: o que é, para que serve, seus benefícios e suas características Leia mais »

7 dezembro 2023
rede hoteleira em Juiz de Fora

Gasmig amplia sua distribuição na rede hoteleira em Juiz de Fora

A rede hoteleira em Juiz de Fora tem mais um empreendimento que vai contar com o gás natural da Gasmig: o Trade Hotel. Com o intuito de oferecer serviços de …

Gasmig amplia sua distribuição na rede hoteleira em Juiz de Fora Leia mais »

5 dezembro 2023
jovens em situação de vulnerabilidade

Culinária: INHAC oferece cursos para jovens em situação de vulnerabilidade com patrocínio da Gasmig

O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) oferece cursos gastronômicos para jovens em situação de vulnerabilidade. Em síntese, o projeto conta o patrocínio da Gasmig e está inserido no …

Culinária: INHAC oferece cursos para jovens em situação de vulnerabilidade com patrocínio da Gasmig Leia mais »

5 dezembro 2023
projeto Posto GNV Sustentável

Gasmig lança projeto Posto GNV Sustentável

A Gasmig lança hoje (01/12) o projeto Posto GNV Sustentável, que tem apoio em pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. Esta é uma parceria entre a Gasmig, o Energia …

Gasmig lança projeto Posto GNV Sustentável Leia mais »

1 dezembro 2023
Transição de matriz energética

Transição de matriz energética é o tema principal da COP28

Começa nesta quinta-feira (30/11) a COP28 (Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas), e vai debater temas como a transição de matriz energética. A Conferência acontece até o …

Transição de matriz energética é o tema principal da COP28 Leia mais »

30 novembro 2023
empreendimentos com gás natural

Zona da Mata: Juiz de Fora terá mais quatro empreendimentos com gás natural da Gasmig

O município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, terá mais quatro empreendimentos, da Inter Construtora, que vão contar com o gás natural da Gasmig. Aliás, a rede …

Zona da Mata: Juiz de Fora terá mais quatro empreendimentos com gás natural da Gasmig Leia mais »

28 novembro 2023
Pular para o conteúdo