As obras de expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural continuam avançando. Desta vez, as ampliações estão em pleno desenvolvimento são no bairro Barro Preto, região Centro-Sul da capital mineira.
Com previsão de conclusão em abril de 2025, os trabalhos já apresentam 23,5% de rede construída, de um total de 12.675 metros de extensão, de acordo com informações da Gerência de Expansão do Mercado Urbano da Gasmig.
É importante frisar que os trabalhos da Companhia para a construção da rede de distribuição de gás natural canalizado de rua são executados conforme as autorizações dos órgãos regulamentadores, seguindo, inclusive, os horários e dias determinados.
Assim, a companhia realiza suas obras de implantação de dutos prioritariamente pelo método não-destrutivo.
Dessa forma, essa metodologia elimina cerca de 90% das aberturas de valas, possibilitando uma obra mais rápida e mais segura.
Metodologia de expansão
Após a abertura do asfalto para a realização da passagem do gasoduto, o fechamento das valas acontece em até três dias úteis, por uma chapa de aço ou asfalto provisório, apenas para reestabelecer o trânsito.
Após a implantação, são instaladas válvulas de segurança e a rede de gás é testada com um gás inerte e, somente após aprovada, é liberada para a gaseificação com o gás natural.
Outras vantagens
Como o gasoduto é subterrâneo, isso reduz o risco de acidentes e dispensa estocagem em recipientes de alta pressão (botijões). Por ser canalizado, o fornecimento do gás é direto e contínuo, evitando surpresas com términos inesperados.
Além disso, reduz o tráfego de prestadores de serviços e o trânsito de caminhões. E o pagamento do gás canalizado é feito pós consumo, com a facilidade de escolha da melhor data para vencimento.
A praticidade é outro ponto que deve ser ressaltado no que diz respeito ao uso do gás natural. Isso ocorre porque o consumidor não precisa se preocupar com transtornos de reabastecimento ou controle de estoque, liberando espaço nos estabelecimentos comerciais para utilizações mais funcionais como área para estoque de material, ampliação do ambiente para recebimento dos clientes, e, nos condomínios, as áreas antes ocupadas por vasilhames, podem ser reaproveitadas com espaço gourmet, bicicletário, playground, área de manobra, entre outros.
Atuação
Atualmente, a Gasmig, com uma rede de 1675 km de gasodutos, atende a 47 municípios de 7 mesorregiões do Estado, a saber: Metropolitana de BH, Sul e Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas e Vale do Mucuri.
Os clientes da Companhia estão distribuídos entre indústrias, estabelecimentos comerciais e de serviços, postos de revenda de GNV, empresas de distribuição de Gás Natural Comprimido Industrial (GNCI) e de Gás Natural Comprimido Veicular (GNCV).
Além disso, também atende a empresas do segmento de cogeração, geração e climatização, bem como a unidades residenciais e usinas termelétricas.