Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FROTA VERDE DA GASMIG RECEBE TROFÉU

Compartilhe:

A GASMIG recebeu, oficialmente, o troféu Frotas e Fretes Verdes 2015. A premiação, que anunciou os vencedores no mês de outubro, aconteceu no Rio de Janeiro, durante a 4ª edição Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes. E o coordenador de GNV da Companhia, Welder Souza, recebeu o troféu – na categoria Empresa com Sustentabilidade em Processos – das mãos do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) e da General Motors, Luiz Moan Yabiku Junior.

O projeto vencedor, chamado Frota Verde GASMIG, visa contribuir para a redução das emissões diretas de CO2 em cerca de 20%, com a conversão de veículos Flex (Gasolina – Etanol) por veículos bicombustíveis (GNV – Etanol). O objetivo é melhorar a qualidade do ar e, consequentemente, de vida da população e despertar a consciência ambiental, além da economia de 50% em relação ao custo da gasolina.

Satisfeito com mais um prêmio no ano de 2015, Welder sempre aproveita a visibilidade que a GASMIG recebe para divulgar os benefícios do uso do Gás Natural. “Tivemos a oportunidade de participar dos debates em defesa do GNV durante dois dias de seminário e apresentar a tecnologia vencedora, o Kit GNV de 5º Geração (com sistema de injeção eletrônica de GNV). A Companhia obteve 655 votos dos 1298, é um expressivo percentual, que nos motiva trabalhar cada dia mais para a expansão do projeto”, comentou.

Outro ponto de destaque do seminário foi a apresentação da Scania, parceira da GASMIG, que também foi uma das vencedoras do troféu, na categoria Empresa com Sustentabilidade em Produtos. A montadora Sueca, apresentou um ônibus movido 100% a Biometano, que também funciona com GNV e é considerado um dos veículos mais modernos do segmento de transporte público do mundo, emitindo 70% menos poluentes que um similar a diesel.

Com votos de participação popular aberta na Internet, a GASMIG foi a escolhida pelo público com o Projeto Frota Verde, que visa contribuir para a redução das emissões diretas de CO2 em cerca de 20%, com a conversão de veículos Flex (Gasolina – Etanol) por veículos bicombustíveis (GNV-Etanol). O objetivo é melhorar a qualidade do ar e de vida da população, despertar a consciência ambiental, além da economia de 50% em relação ao custo da gasolina.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2012 por iniciativa da gerência de Comercialização do Gás Industrial, Veicular e Cogeração (IC) e contou com o apoio das gerências de Gestão Ambiental (GA) e Infraestrutura e Suprimentos (IS) da GASMIG. O coordenador do segmento de Gás Natural Veicular (GNV), Welder Souza, reforça que a ideia inicial do projeto era obter a certificação em sustentabilidades ambiental – Selo BH Sustentável – junto à secretaria ambiental de Belo Horizonte, de modo a comprovar o viés sustentável do GNV.

“A Construção desse projeto obteve tanto sucesso que começamos a palestrar sobre o tema em diversos eventos nacionais e até internacionais. Foi inclusive publicado um artigo científico do projeto no Seminário Internacional Rio Oil and Gas 2014. Daí surgiu a ideia de também inscrever o projeto Frota Verde GASMIG em diversos prêmios voltados para a área de sustentabilidade”, conta Welder.

O diretor comercial da Companhia, Sérgio da Luz Moreira, completa sobre a conscientização do público sobre a adoção do gás natural na matriz energética automotiva. “A GASMIG foi recentemente premiada num júri de especialistas (no Sustentar 2015) e agora por uma votação popular. Isto comprova que as pessoas estão começando a perceber que o GNV não é só uma opção mais econômica, mas também mostra-se como uma solução energética mais limpa e sustentável para a sociedade”, ressalta o diretor comercial.

O reconhecimento é importante não só para a GASMIG, mas também para todo do setor de gás natural, que precisa da visibilidade para ganhar mais espaço na vida das pessoas. Em outros países, o GNV está muito mais difundido, sendo uma opção de combustível mais limpo, como, por exemplo, no transporte público, na coleta de lixo e em grandes frotas de empresas. A Scania, que está estudando uma parceria com a GASMIG em projetos de ônibus movidos a 100% GNV, também foi premiada na categoria Empresa com Sustentabilidade em Produtos, pelo desenvolvimento de um ônibus movido a Biometano ou GNV. “Essa iniciativa só confirma o empenho das grandes empresas em contribuir para a sustentabilidade em todos os âmbitos, tanto interna quanto externamente, dividindo os benefícios gerados pelo uso do gás natural com o município e o estado. Sabemos que no futuro termos inúmeros fontes de energia mais limpas, mas a hora do gás natural é agora”, conclui o coordenador de GNV, Welder Souza, que também é Coordenador do Comitê de GNV da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Gasmig enfatiza compromisso de minimizar impacto ambiental na construção do gasoduto Centro-Oeste

Minimizar o impacto ambiental na construção do gasoduto Centro-Oeste é uma preocupação da Gasmig. Afinal, ações para minimizar estes impactos está previsto, também, na estratégia ESG da Companhia. A implementação...
22 abril 2024

Gasmig participa de plano de contingência em Juiz de Fora

A prefeitura de Juiz de Fora realizou no dia 17/04, no auditório da sede, uma reunião de fechamento sobre o Plano de Contingência de riscos geológicos e hidrológicos de Juiz...
18 abril 2024
Imersão indústria

Gasmig participa de painel no Imersão Indústria

Gás Natural na Indústria foi o tema apresentado pela Companhia   A Gasmig está participando do Imersão Indústria, evento realizado pela FIEMG, e participou, nesta quinta-feira (11/04), do painel Cases...
11 abril 2024
Centro Oeste

Abertura de pista e desfile de tubos marcam a paisagem da região Centro-Oeste

Obras do gasoduto estão a todo gás e contribuem para geração de emprego e renda na região   A paisagem da região Centro-Oeste de Minas começa a ficar um pouco...
8 abril 2024
pacto global

Gasmig adere ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

A Gasmig acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de...
4 abril 2024
investimento

Gasmig tem maior investimento dos últimos 10 anos

Resultados recordes mostram crescimento uniforme da Companhia em todo o estado. Expansão será maior em 2024 com o Projeto Centro-Oeste   A Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig...
26 março 2024
Pular para o conteúdo