FROTA VERDE DA GASMIG RECEBE TROFÉU

A GASMIG recebeu, oficialmente, o troféu Frotas e Fretes Verdes 2015. A premiação, que anunciou os vencedores no mês de outubro, aconteceu no Rio de Janeiro, durante a 4ª edição Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes. E o coordenador de GNV da Companhia, Welder Souza, recebeu o troféu – na categoria Empresa com Sustentabilidade em Processos – das mãos do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) e da General Motors, Luiz Moan Yabiku Junior.

O projeto vencedor, chamado Frota Verde GASMIG, visa contribuir para a redução das emissões diretas de CO2 em cerca de 20%, com a conversão de veículos Flex (Gasolina – Etanol) por veículos bicombustíveis (GNV – Etanol). O objetivo é melhorar a qualidade do ar e, consequentemente, de vida da população e despertar a consciência ambiental, além da economia de 50% em relação ao custo da gasolina.

Satisfeito com mais um prêmio no ano de 2015, Welder sempre aproveita a visibilidade que a GASMIG recebe para divulgar os benefícios do uso do Gás Natural. “Tivemos a oportunidade de participar dos debates em defesa do GNV durante dois dias de seminário e apresentar a tecnologia vencedora, o Kit GNV de 5º Geração (com sistema de injeção eletrônica de GNV). A Companhia obteve 655 votos dos 1298, é um expressivo percentual, que nos motiva trabalhar cada dia mais para a expansão do projeto”, comentou.

Outro ponto de destaque do seminário foi a apresentação da Scania, parceira da GASMIG, que também foi uma das vencedoras do troféu, na categoria Empresa com Sustentabilidade em Produtos. A montadora Sueca, apresentou um ônibus movido 100% a Biometano, que também funciona com GNV e é considerado um dos veículos mais modernos do segmento de transporte público do mundo, emitindo 70% menos poluentes que um similar a diesel.

Com votos de participação popular aberta na Internet, a GASMIG foi a escolhida pelo público com o Projeto Frota Verde, que visa contribuir para a redução das emissões diretas de CO2 em cerca de 20%, com a conversão de veículos Flex (Gasolina – Etanol) por veículos bicombustíveis (GNV-Etanol). O objetivo é melhorar a qualidade do ar e de vida da população, despertar a consciência ambiental, além da economia de 50% em relação ao custo da gasolina.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2012 por iniciativa da gerência de Comercialização do Gás Industrial, Veicular e Cogeração (IC) e contou com o apoio das gerências de Gestão Ambiental (GA) e Infraestrutura e Suprimentos (IS) da GASMIG. O coordenador do segmento de Gás Natural Veicular (GNV), Welder Souza, reforça que a ideia inicial do projeto era obter a certificação em sustentabilidades ambiental – Selo BH Sustentável – junto à secretaria ambiental de Belo Horizonte, de modo a comprovar o viés sustentável do GNV.

“A Construção desse projeto obteve tanto sucesso que começamos a palestrar sobre o tema em diversos eventos nacionais e até internacionais. Foi inclusive publicado um artigo científico do projeto no Seminário Internacional Rio Oil and Gas 2014. Daí surgiu a ideia de também inscrever o projeto Frota Verde GASMIG em diversos prêmios voltados para a área de sustentabilidade”, conta Welder.

O diretor comercial da Companhia, Sérgio da Luz Moreira, completa sobre a conscientização do público sobre a adoção do gás natural na matriz energética automotiva. “A GASMIG foi recentemente premiada num júri de especialistas (no Sustentar 2015) e agora por uma votação popular. Isto comprova que as pessoas estão começando a perceber que o GNV não é só uma opção mais econômica, mas também mostra-se como uma solução energética mais limpa e sustentável para a sociedade”, ressalta o diretor comercial.

O reconhecimento é importante não só para a GASMIG, mas também para todo do setor de gás natural, que precisa da visibilidade para ganhar mais espaço na vida das pessoas. Em outros países, o GNV está muito mais difundido, sendo uma opção de combustível mais limpo, como, por exemplo, no transporte público, na coleta de lixo e em grandes frotas de empresas. A Scania, que está estudando uma parceria com a GASMIG em projetos de ônibus movidos a 100% GNV, também foi premiada na categoria Empresa com Sustentabilidade em Produtos, pelo desenvolvimento de um ônibus movido a Biometano ou GNV. “Essa iniciativa só confirma o empenho das grandes empresas em contribuir para a sustentabilidade em todos os âmbitos, tanto interna quanto externamente, dividindo os benefícios gerados pelo uso do gás natural com o município e o estado. Sabemos que no futuro termos inúmeros fontes de energia mais limpas, mas a hora do gás natural é agora”, conclui o coordenador de GNV, Welder Souza, que também é Coordenador do Comitê de GNV da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Notícias Relacionadas

rede hoteleira em Juiz de Fora

Gasmig amplia sua distribuição na rede hoteleira em Juiz de Fora

A rede hoteleira em Juiz de Fora tem mais um empreendimento que vai contar com o gás natural da Gasmig: o Trade Hotel. Com o intuito de oferecer serviços de …

Gasmig amplia sua distribuição na rede hoteleira em Juiz de Fora Leia mais »

5 dezembro 2023
jovens em situação de vulnerabilidade

Culinária: INHAC oferece cursos para jovens em situação de vulnerabilidade com patrocínio da Gasmig

O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) oferece cursos gastronômicos para jovens em situação de vulnerabilidade. Em síntese, o projeto conta o patrocínio da Gasmig e está inserido no …

Culinária: INHAC oferece cursos para jovens em situação de vulnerabilidade com patrocínio da Gasmig Leia mais »

5 dezembro 2023
projeto Posto GNV Sustentável

Gasmig lança projeto Posto GNV Sustentável

A Gasmig lança hoje (01/12) o projeto Posto GNV Sustentável, que tem apoio em pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. Esta é uma parceria entre a Gasmig, o Energia …

Gasmig lança projeto Posto GNV Sustentável Leia mais »

1 dezembro 2023
Transição de matriz energética

Transição de matriz energética é o tema principal da COP28

Começa nesta quinta-feira (30/11) a COP28 (Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas), e vai debater temas como a transição de matriz energética. A Conferência acontece até o …

Transição de matriz energética é o tema principal da COP28 Leia mais »

30 novembro 2023
empreendimentos com gás natural

Zona da Mata: Juiz de Fora terá mais quatro empreendimentos com gás natural da Gasmig

O município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, terá mais quatro empreendimentos, da Inter Construtora, que vão contar com o gás natural da Gasmig. Aliás, a rede …

Zona da Mata: Juiz de Fora terá mais quatro empreendimentos com gás natural da Gasmig Leia mais »

28 novembro 2023
Gasmig abre chamada pública

Gasmig inicia compra de combustível renovável

Biometano favorece a troca de matriz energética; propostas podem ser encaminhadas até o final de dezembro A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu a primeira chamada pública para …

Gasmig inicia compra de combustível renovável Leia mais »

22 novembro 2023
Pular para o conteúdo