Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gás Natural e a Inteligência Artificial: tecnologia demanda combustível sustentável

Compartilhe:

O Gás Natural e a Inteligência Artificial apresentam uma relação mais estreita do que se pode imaginar e podem alavancar o desenvolvimento de qualquer região.

A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

Elas são desenvolvidas em data centers, que consiste em uma sala, prédio ou instalação física que abriga a infraestrutura de TI para desenvolvimento, execução e entrega de aplicativos e serviços, além de armazenar e gerenciar os dados associados a esses aplicativos e serviços.

Mas como a Inteligência Artificial utilizaria o gás natural e, assim, impulsionaria o uso de um combustível mais sustentável e, até mesmo, o desenvolvimento de determinadas regiões?

O gás natural e a Inteligência Artificial

Apesar de não parecer, gás natural e Inteligência Artificial estão mais conectados do que pode parecer.

Isso ocorre devido ao fato de que os data centers estão demandando, significativamente, mais energia para funcionar.

Desta forma, o gás natural é uma forma de suprir esta busca por energia, de acordo com a agência Reuters.

Segundo o relatório da agência, nos EUA os sistemas elétricos do país não estão se expandindo rápido o suficiente para atender às crescentes necessidades de energia de tecnologias como a IA generativa.

A Reuters diz que, para corresponder ao aumento da procura, seria necessária uma oferta adicional de até 8,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Até 2030, estima-se que o consumo energético desses centros de processamento aumente quase três vezes, alcançando a marca de 42 gigawatts.

A IA e a Gasmig

Como matriz de transição energética, o Gás Natural é tido como solução suprir essa demanda crescente, representando cerca de 60% da energia necessária para alimentar os data centers de IA nos próximos anos.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Gasmig, Murilo Barboza Morgado, a Companhia já possui tratativas para utilizar o gás natural com esta finalidade.

“O fornecimento contínuo do gás natural, é uma vantagem para a utilização pelos data centers, que utilizam geradores a gás como backup para as fontes de energia. Isso garante a disponibilidade de energia necessária para manter a disponibilidade próxima de 100%, exigida para sistemas críticos utilizados na operação e monitoramento da Rede de Distribuição de Gás Natural da Gasmig”, conta o gerente de TI.

Mais números

Nos Esse fenômeno, chamado de “era dourada” do gás, impulsiona a procura pelo combustível em mais de 30%, especialmente nos Estados Unidos, onde os preços podem subir até 46% em seis anos.

Já no Brasil, a demanda por energia dos grandes data centers já se equivale ao consumo energético de todo o estado do Tocantins.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), dados de dezembro de 2023, a produção do Pré-Sal foi de 150 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), cerca de 8,7% maior do que a observada no ano anterior (de 138 milhões de m³/d).

Informações do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural da ANP, em março de 2024 foram produzidos 143,98 milhões m3/d.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

queda

GNV apresenta queda em preços, enquanto gasolina e etanol apresentam alta

A Gasmig anunciou, no dia 1º de novembro, uma queda nos valores de GNV em todo o estado de Minas Gerais. Houve, ainda, a publicação da Resolução SEDE n° 53,...
13 novembro 2024
Festival

Festival Gastronômico Cozinhas de Minas tem patrocínio da Gasmig

A Gasmig está patrocinando o Festival Gastronômico Cozinhas de Minas, que acontece em Andradas, entre os dias 15 e 17 de novembro. O Festival, que busca celebrar a diversidade da...
11 novembro 2024
expansão

Expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural continua avançando em Belo Horizonte

As obras de expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural continuam avançando. Desta vez, as ampliações estão em pleno desenvolvimento são no bairro Barro Preto, região Centro-Sul da capital...
7 novembro 2024

Estratégias e desenvolvimento do setor de GNV proporcionam debate entre distribuidoras de Gás Natural do Sudeste

Durante o evento Frotas e Fretes Verdes 2024, ocorrido em São Paulo, gestores de várias distribuidoras de Gás Natural do Sudeste se encontraram para debater estratégias e desenvolvimento do setor...
6 novembro 2024
Tarifa

Tarifa do Gás Natural recua e Gasmig repassa queda ao consumidor em Minas

A partir de 1º de novembro, a Gasmig irá repassar aos consumidores de Minas Gerais a redução da tarifa de Gás Natural. Isso é devido ao fato de a Secretaria...
4 novembro 2024
Novembro Azul

Novembro Azul: Gasmig abraça campanha contra o Câncer de Próstata

Com o objetivo de trabalhar a prevenção, a Gasmig está abraçando a campanha Novembro Azul, contra o Câncer de Próstata, do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da...
1 novembro 2024
Pular para o conteúdo