O gás natural possibilita uma combustão com elevado rendimento térmico, bem como controle e regulagem simples da chama.
Desse modo, consegue obter reduções na intensidade de consumo de energia na indústria, no comércio ou em residências.
Uma das principais vantagens, além de ter menos impacto ambiental, o gás natural apresenta alta produtividade e um maior nível de segurança, já que não precisa ser armazenado em vasilhames.
A saber, o gás natural se dissipa mais rapidamente no ar, além de possuir transporte facilitado pelos gasodutos, o que o torna mais ágil e dinâmico.
Vazamentos de gás
No último domingo (11/08), foram encontrados os corpos de uma família em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. As vítimas morreram por suspeita de intoxicação por monóxido de carbono após um vazamento de gás na casa.
A principal suspeita é de que um vazamento de gás de um aquecedor recém-instalado no apartamento tenha causado as mortes.
De acordo com informações de veículos de comunicação, a perícia técnica da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) esteve no local e apurou os primeiros indícios que vão subsidiar a investigação sobre o ocorrido.
Gás natural é sinônimo de segurança
O gás natural é mais leve que o ar, então, em caso de vazamentos, se dissipa rapidamente na atmosfera, o que diminui o risco de explosões, garantindo maior segurança.
Para facilitar a identificação de vazamentos, o gás natural é odorizado artificialmente. Dessa forma, seu cheiro é semelhante ao gás de cozinha.
Por ter essas características, o gás natural é mais seguro que o GLP (gás de botijão), que, por ser mais pesado que o ar, acumula-se no solo, facilitando a ocorrência de acidentes.
Dicas em casos de vazamentos
Se perceber o vazamento de gás natural canalizado em sua residência, temos cinco dicas fundamentais:
- abra as portas e janelas para ventilar o local;
- evite acionar interruptores ou equipamentos elétricos;
- afaste qualquer fonte de ignição das proximidades;
- procure identificar a válvula de bloqueio mais próxima para suspender o fornecimento do gás para o ponto de vazamento. Ela pode estar localizada próximo ao aparelho de gás, ao medidor ou ao longo da tubulação;
- afaste-se do local para não inalar o gás;
- Avise imediatamente a GASMIG, o Corpo de Bombeiros ou outras autoridades pelos telefones – Gasmig (Plantão 24h) – 117, Corpo de Bombeiros – 193, Defesa Civil – 199, e Polícia Militar – 190.
Pessoas não autorizadas
Caso identifique pessoas não autorizadas acessando a estação de medição da Gasmig ou obras de escavação na rua onde passa a tubulação de gás, avise imediatamente pelo telefone 117.
Caso seu telefone seja de outro estado, você pode entrar em contato pelo 0800 031 0197.