Botecos serão abastecidos com o gás natural canalizado de rua e visitantes poderão experimentar as receitas produzidas com um energético mais limpo, seguro e moderno
A GASMIG vai levar o gás natural canalizado de rua para a finalíssima do maior concurso de cozinha de raiz do país, a Saideira do Comida di Buteco, que acontece no Mineirão, dia 21 de maio, a partir do meio dia. A novidade deste ano, aqui em Belo Horizonte, será a segurança, a praticidade e a modernidade que os restaurantes participantes terão ao utilizar o gás natural canalizado para prepara seus saborosos pratos.
Para o diretor comercial da GASMIG, Sérgio da Luz Moreira, esta é uma grande oportunidade para mostrar à sociedade a aplicabilidade do gás natural canalizado em residências e comércios. “O produto que distribuímos é utilizado nas grandes cidades do mundo, mas, aqui em Minas, ainda é pouco conhecido e, para a maioria das pessoas, é um energético utilizado apenas em indústrias. Apesar de já termos clientes residenciais e comerciais em Belo Horizonte, levar o gás natural para abastecer um evento do porte da Saideira do Comida di Buteco contribui para esclarecer a população quanto aos benefícios gerados a partir do uso de um energético mais limpo, seguro e moderno”, afirma o diretor da Companhia.
Ao todo, 500 botecos de norte a sul do país estão participando do festival com tema livre para a criação do tira-gosto. A 17ª edição do Comida di Buteco traz como novidade, a eleição, pela primeira vez, do “Melhor Boteco com Brasil”, em junho.
O gerente de Comercialização do Gás Residencial e Comercial da GASMIG, Felipe Neves, comemora a oportunidade de levar o energético para a experimentação dos profissionais que preparam os alimentos e à população que prestigia o evento. “Abastecer eventos como esse é uma forma de comprovar que o uso do gás natural é ideal para quem busca a comodidade e a praticidade tão valiosas, na atualidade. Mas, muito além disso, é a hora de confirmar a segurança da alternativa energética que oferecemos, que, por ser mais leve que o ar, dissipa rapidamente na atmosfera em caso de vazamentos”, destaca Neves.
Para uso em residências e comércios, o fornecimento do gás natural canalizado é contínuo, portanto, o consumidor não tem que se preocupar em reabastecer o energético. Além disso, os estoques em botijões não serão mais necessários, porque o energético sai da rede canalizada diretamente da rua para seu fogão ou direcionado para o aquecimento de água em chuveiros, torneiras, piscinas e saunas, por exemplo. Portanto, o espaço, antes utilizado para a estocagem do gás em vasilhames, pode ser reaproveitado, nos condomínios para novas vagas de garagem, bicicletário, play ground e jardins. Já os comércios que optam pelo uso desta alternativa energética, podem utilizar a área para estoque de produtos e até ampliação dos ambientes.
Utilizar o gás natural canalizado em um evento do porte do Comida di Buteco é contribuir para a sustentabilidade da cidade, porque a sua queima é mais limpa, portanto, a emissão de CO2 na atmosfera é menor. Esse caráter sustentável também é muito valorizado pelos amantes da cozinha: “A queima mais limpa contribui para a conservação de utensílios e equipamentos, não gera fuligem, então, não deixa as panelas pretas”, reforça o gerente Felipe Neves.
Mas quem acha que vai ao evento apenas para aproveitar as delícias gastronômicas e conhecer mais sobre a aplicabilidade do gás natural em casas e residências, vai se surpreender com a caminhonete Hilux 4×4 movida a Gás Natural Veicular (GNV) e etanol exposta no estande da GASMIG. “É fundamental mostrar os diferentes usos do gás natural à sociedade e é fantástico poder aproveitar a Saideira do Comida di Buteco para demonstrar a tecnologia dos kits GNV de 5ª geração em uma caminhonete 4×4. Em um período de recessão econômica como o que vivemos, apresentar alternativas que contribuam para a redução de custos é sempre uma boa ideia, porque continuamos na contramão da energia elétrica, da gasolina, do etanol e do óleo diesel e isto reforça a opção do gás natural como alternativa energética econômica e aliada da sustentabilidade ambiental, por sua baixa emissão de poluentes. A economia para o usuário do GNV já ultrapassa 55%. Quem visitar o estande da Companhia na Saideira pode concorrer a brindes participando do quiz”, afirma o coordenador de GNV da GASMIG, Welder Souza.
Serviço
Saideira Comida di Buteco
Data: 21 de maio, a partir das 12h
Local: Mineirão – Pampulha – BH
Ingressos: Nas lojas Central dos Eventos ou pelo site http://www.centraldoseventos.com.br/comprar/comida-di-buteco-2016-21-de-maio.
Preços dos pratos: R$10
Atrações: Baianas Ozadas convidam João Cavalcanti, da banda Casuarina; a Banda Saideira; Me Assume ou Me Esquece; Copo Lagoinha e os Djs Cateb e Ivan Monteiro comandam as pick-ups.