Gasmig abre chamada pública para atender cidade de Extrema

Companhia de Gás de Minas Gerais – GASMIG publicou o edital da Chamada Pública nº 01/2023 para aquisição de gás natural por gasodutos virtuais, por Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL), para atendimento à cidade de Extrema, no Sul de Minas. O início do fornecimento está previsto para 10 de agosto deste ano e o contrato terá validade de dois anos.

As empresas habilitadas para oferecer gás natural podem apresentar propostas para essa 1ª Chamada Pública de 2023 da Gasmig até o dia 20 de abril. O edital, o termo de referência e demais detalhes estão disponíveis no site da Gasmig.

De acordo com o termo de referência da concorrência, a proposta comercial deve apresentar o preço da molécula e todos os demais itens que irão compor o preço do gás e os critérios de reajustes considerados. A chamada pública não considera o fornecimento de biometano.

Clique aqui para acessar a chamada pública.

GNC e GNL

Os clientes que revendem o Gás Natural Comprimido (GNC) adquirem o gás da Gasmig e o comprimem a uma pressão de 250 bar, o que reduz seu volume em até 270 vezes. Após esse processo, o gás natural é armazenado em cilindros especiais, ainda no estado gasoso. O transporte do GNC é feito em carretas. Após a entrega, o gás natural é descomprimido, e o usuário final receberá o gás natural nas condições ideais de utilização.

No caso do Gás Natural Liquefeito (GNL ), o cliente da Gasmig utiliza um processo criogênico no qual o gás natural é resfriado à temperatura de -162ºC e tem seu volume reduzido em até 600 vezes, o que facilita a logística de transporte. Seu transporte também é feito por carretas, que mantêm o gás natural no estado líquido desde a planta de liquefação de gás até as estações de regaseificação instaladas nos usuários finais, onde o gás volta ao estado gasoso nas condições ideais de utilização. Esse modal é ideal para maiores distâncias ou grandes volumes adquiridos pelos usuários finais de gás.

Os clientes que revendem o gás natural, via GNC ou GNL, têm como usuário final, indústrias, comércios, postos de combustível veicular e até mesmo grandes condomínios residenciais. Essas alternativas possibilitam o fornecimento do gás natural para os usuários finais localizados em áreas ainda não atendidas por gasodutos.

Agência Minas

Notícias Relacionadas

projeto Posto GNV Sustentável

Gasmig lança projeto Posto GNV Sustentável

A Gasmig lança hoje (01/12) o projeto Posto GNV Sustentável, que tem apoio em pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. Esta é uma parceria entre a Gasmig, o Energia …

Gasmig lança projeto Posto GNV Sustentável Leia mais »

1 dezembro 2023
Transição de matriz energética

Transição de matriz energética é o tema principal da COP28

Começa nesta quinta-feira (30/11) a COP28 (Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas), e vai debater temas como a transição de matriz energética. A Conferência acontece até o …

Transição de matriz energética é o tema principal da COP28 Leia mais »

30 novembro 2023
empreendimentos com gás natural

Zona da Mata: Juiz de Fora terá mais quatro empreendimentos com gás natural da Gasmig

O município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, terá mais quatro empreendimentos, da Inter Construtora, que vão contar com o gás natural da Gasmig. Aliás, a rede …

Zona da Mata: Juiz de Fora terá mais quatro empreendimentos com gás natural da Gasmig Leia mais »

28 novembro 2023
Gasmig abre chamada pública

Gasmig inicia compra de combustível renovável

Biometano favorece a troca de matriz energética; propostas podem ser encaminhadas até o final de dezembro A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu a primeira chamada pública para …

Gasmig inicia compra de combustível renovável Leia mais »

22 novembro 2023
família e da cultura mineira

Lançado livro que valoriza a gastronomia como valor da família e da cultura mineira

Foi lançado, nesta terça-feira (21/11) o livro “Nossos momentos – Cultura, família e sabores”, que valoriza a gastronomia como valor da família e da cultura mineira. O trabalho, que contou …

Lançado livro que valoriza a gastronomia como valor da família e da cultura mineira Leia mais »

22 novembro 2023
Termo de cooperação

Gasmig e Sebrae/MG assinam termo de cooperação

A Gasmig e o Serviço de apoio às micro e pequenas empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) assinaram um termo de cooperação. Sobretudo, o objetivo do termo é promover o mercado …

Gasmig e Sebrae/MG assinam termo de cooperação Leia mais »

22 novembro 2023
Pular para o conteúdo