Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

GASMIG CONGELA PREÇO DO GÁS RESIDENCIAL ATÉ FEVEREIRO DE 2022

Compartilhe:

A Companhia vai manter o preço mesmo com o reajuste do gás natural anunciado pela Petrobras

 

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) vai manter o preço do gás residencial congelado até fevereiro de 2022, mesmo após a Petrobras anunciar, nessa segunda-feira (5/4), o aumento do custo do gás natural a partir de 1° de maio. A decisão foi tomada como forma de amenizar os impactos para o consumidor.

Segundo o presidente da Gasmig, Pedro Magalhães, o reajuste do gás residencial é feito anualmente, mas a alta nunca foi tão grande.
“A gente faz anualmente o residencial para evitar o sobe e desce do botijão de gás. Mas também nunca teve uma alta igual essa, que dá um impacto grande. Apesar disso, a gente vai manter a tarifa congelada até o ano que vem”, disse.
“Vivemos em um país doido. É inflação, aumento do IGP-M de 30%, agora aumento do gás de 39%. Estabilizam algumas coisas e outras saem do controle”, completa.
O congelamento estava previsto para o ano que vem, segundo ele. “Mudamos em virtude desses aumentos. Resolvemos congelar e manter a nossa política”, afirmou.
“Alívio” para o consumidor
Para outros setores, como industrial e comercial, a tarifa está sendo estudada. O presidente disse que o impacto já era uma preocupação no estado, porém, o congelamento vai “aliviar” o consumidor.
“Vai amenizar. Pode ser que até fevereiro de 2022 o dólar baixe, o petróleo baixe e pode ter até um desconto para o mercado. Vai ser bom. Vamos tentar ver se a gente acha um caminho para amortecer um pouco para os consumidores. Vamos tentar diminuir esse impacto em Minas, porque isso que preocupa a gente”, enfatizou.
Recentemente, a Gasmig anunciou o congelamento do preço do gás veicular por 90 dias – até 3 de junho.
A Companhia garante que o reajuste para o setor será menor. “Até lá, a gente vai estudar, mas não vai ser 39%. Vamos tentar diminuir os impostos do GNV e da isenção de IPVA para os carros que utilizam o gás”, reforçou o presidente.
Magalhães se reuniu, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com o subsecretário de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, Fernando Passalio; o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, atual presidente do Conselho da Gasmig; e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, para discutir medidas de diminuição do impacto e a criação de uma política de gás para o futuro.
“Estamos construindo em Minas Gerais uma política de consumo residencial e veicular. Aqui não tem tradição. Rio de Janeiro e São Paulo têm gás há 100 anos. Então, o consumo do Rio de Janeiro é 20% industrial, 40% residencial e 40% veicular. Aqui em Minas o residencial representa 1% e o veicular 4% só. É uma matriz diferente”, ressaltou.
Entenda o aumento do gás natural
Umas das causas do reajuste do preço é a alta de 31% do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) entre março de 2020 e março deste ano, nos repasses dos custos de transporte do insumo até o momento das entregas às distribuidoras, que influenciam os preços do gás natural da Petrobras.
Os custos são determinados por meio de tarifas reguladas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
De acordo com a Petrobras, a variação “é resultado da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio”.
As alterações dos preços dos contratos ocorrem trimestralmente, portanto, para maio, junho e julho foram considerados os preços dos meses de janeiro, fevereiro e março, em que o petróleo registrou alta de 38%.
“Durante esse período, o petróleo teve alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real”, informou a petroleira.
Fonte: Estado de Minas

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Festival Fartura

Gasmig apresenta Festival Fartura Belo Horizonte

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Gasmig apresenta o Festival Fartura Belo Horizonte especial de 10 anos, no Mirante Belvedere. Antecipando o Ano do Brasil na França (2025),...
16 outubro 2024
abastecimento Corredores

Desenvolvimento da frota de veículos pesados passam por políticas como o Corredores de GNV da Gasmig

De acordo com entrevista concedida por Gustavo Bonini, diretor da Scania, durante o 11º Fórum do Biogás, “a descarbonização do transporte no Brasil precisa de mais políticas públicas que incentivem a...
14 outubro 2024
obras

Ampliação de rede em Poços de Caldas está avançando

Cerca de 90%. Este é o percentual de conclusão das obras de ampliação do sistema de distribuição de gás natural da Gasmig no bairro Jardim dos Estados, no município de...
10 outubro 2024
câncer de mama

Outubro Rosa: prevenção contribui para diagnóstico precoce do câncer de mama

O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. E com o objetivo de...
8 outubro 2024
Centro-Oeste

Obras do Projeto Centro-Oeste avançam

77 km. Este é o total de rede implantada na linha tronco do Projeto Centro-Oeste até setembro. Já no mês de outubro serão iniciadas as obras das Linhas Laterais Igarapé...
3 outubro 2024

Gasmig enfatiza prevenção, controle e detecção do câncer de mama no Outubro Rosa

A Gasmig está atuando internamente para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, durante a campanha do Outubro Rosa. A Gerência de Recursos Humanos da Companhia...
1 outubro 2024
Pular para o conteúdo