Durante a semana do Meio Ambiente da Gasmig, que aconteceu entre os dias 05, 06 e 07 deste mês, vários temas de grande relevância foram discutidos, inclusive a educação ambiental como ferramenta para a restauração e prevenção da degradação da terra.
Jessica Santos, Apoio Técnico da Gerência de Projetos e Gestão Ambiental da Gasmig, foi a responsável por trazer as informações. De acordo com a facilitadora, a Educação Ambiental pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
“Entre os desafios globais, estão a mudança climática, perda de biodiversidade, desmatamento, poluição do ar e da água, degradação do solo, superexploração dos recursos naturais e desigualdade ambiental. Este conjunto de fatores causa a crise ambiental que estamos vivendo”, conta Jéssica Santos.
Etapas
De acordo com a palestrante, existem quatro etapas da educação ambiental. Sensibilização, que consiste em desenvolver uma sensibilidade para a questão ambiental; conhecimento, ou seja, adquirir informações sobre o meio ambiente e seus problemas.
Já a Conscientização, busca entender a relação entre as ações humanas e os impactos no meio ambiente; e as ações ambientais responsáveis, que equivalem a agir de forma consciente e responsável, buscando soluções para os problemas ambientais e contribuindo para a sustentabilidade.
Ações da Educação Ambiental na Gasmig
Integrar os princípios da educação ambiental em todas as atividades da Companhia, bem como sensibilizar e capacitar funcionários e colaboradores para a adoção de práticas sustentáveis estão entre as ações desenvolvidas.
Além disso, a Companhia visa engajar a comunidade local em iniciativas de conscientização e preservação ambiental, além de promover a gestão ambiental responsável em todas as etapas das operações.
Desafios
Entre os principais desafios enfrentados na restauração ambiental estão a escassez de recursos financeiros e técnicos para implementação de projetos de restauração e a resistência ou falta de apoio das comunidades locais afetadas pelas intervenções de restauração.
Também são desafios os conflitos de interesses entre diferentes stakeholders, como proprietários de terras, indústrias e organizações ambientais, além da Complexidade e imprevisibilidade dos processos naturais de sucessão ecológica e recuperação de ecossistemas.
Compromissos Gasmig ESG
ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Em seu relatório sobre ações ESG em 2023, a Gasmig detalhou os pilares e as Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contempladas.
De acordo com a companhia, 2023 foi marcado por uma série de iniciativas significativas em prol da sustentabilidade e responsabilidade social, abordando os pilares ambiental, social e de governança (ESG).
Foram trabalhadas 15 ações de curto prazo que ancoram diferentes tópicos dentro dos 3 pilares da sigla.
Consciência Ambiental
Adotar as melhores práticas ambientais em nossas operações, principalmente na distribuição de energia limpa, gestão de resíduos e redução de emissões de gases de efeito estufa.
Incentivar nossa cadeia de fornecedores e clientes a aprimorar as suas gestões ambientais.
Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
Responsabilidade social
Valorizar as pessoas e a sociedade, garantindo excelência no atendimento ao cliente, desenvolvendo pessoas, promovendo a diversidade e ampliando parcerias e ações de voluntariado.
Investir no bem-estar de nossos colaboradores, buscando ser uma empresa da qual todos se orgulhem de pertencer.
Governança com integridade e ética
Aprimorar, continuamente, nossa governança corporativa em alinhamento com as melhores práticas de mercado.
Fortalecer nossa estrutura de Compliance, promovendo o respeito à nossa Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional.
Elaborar e disseminar políticas e práticas de combate à corrupção e gestão de riscos.