Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig debate educação ambiental como ferramenta para a restauração e prevenção da degradação da terra

Compartilhe:

educação ambiental

Durante a semana do Meio Ambiente da Gasmig, que aconteceu entre os dias 05, 06 e 07 deste mês, vários temas de grande relevância foram discutidos, inclusive a educação ambiental como ferramenta para a restauração e prevenção da degradação da terra.

Jessica Santos, Apoio Técnico da Gerência de Projetos e Gestão Ambiental da Gasmig, foi a responsável por trazer as informações. De acordo com a facilitadora, a Educação Ambiental pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

“Entre os desafios globais, estão a mudança climática, perda de biodiversidade, desmatamento, poluição do ar e da água, degradação do solo, superexploração dos recursos naturais e desigualdade ambiental. Este conjunto de fatores causa a crise ambiental que estamos vivendo”, conta Jéssica Santos.

Etapas

De acordo com a palestrante, existem quatro etapas da educação ambiental. Sensibilização, que consiste em desenvolver uma sensibilidade para a questão ambiental; conhecimento, ou seja, adquirir informações sobre o meio ambiente e seus problemas.

Já a Conscientização, busca entender a relação entre as ações humanas e os impactos no meio ambiente; e as ações ambientais responsáveis, que equivalem a agir de forma consciente e responsável, buscando soluções para os problemas ambientais e contribuindo para a sustentabilidade.

Ações da Educação Ambiental na Gasmig

Integrar os princípios da educação ambiental em todas as atividades da Companhia, bem como sensibilizar e capacitar funcionários e colaboradores para a adoção de práticas sustentáveis estão entre as ações desenvolvidas.

Além disso, a Companhia visa engajar a comunidade local em iniciativas de conscientização e preservação ambiental, além de promover a gestão ambiental responsável em todas as etapas das operações.

Desafios

Entre os principais desafios enfrentados na restauração ambiental estão a escassez de recursos financeiros e técnicos para implementação de projetos de restauração e a resistência ou falta de apoio das comunidades locais afetadas pelas intervenções de restauração.

Também são desafios os conflitos de interesses entre diferentes stakeholders, como proprietários de terras, indústrias e organizações ambientais, além da Complexidade e imprevisibilidade dos processos naturais de sucessão ecológica e recuperação de ecossistemas.

Compromissos Gasmig ESG

ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Em seu relatório sobre ações ESG em 2023, a Gasmig detalhou os pilares e as Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contempladas.

De acordo com a companhia, 2023 foi marcado por uma série de iniciativas significativas em prol da sustentabilidade e responsabilidade social, abordando os pilares ambiental, social e de governança (ESG).

Foram trabalhadas 15 ações de curto prazo que ancoram diferentes tópicos dentro dos 3 pilares da sigla.

Consciência Ambiental

Adotar as melhores práticas ambientais em nossas operações, principalmente na distribuição de energia limpa, gestão de resíduos e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Incentivar nossa cadeia de fornecedores e clientes a aprimorar as suas gestões ambientais.

Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

Responsabilidade social

Valorizar as pessoas e a sociedade, garantindo excelência no atendimento ao cliente, desenvolvendo pessoas, promovendo a diversidade e ampliando parcerias e ações de voluntariado.

Investir no bem-estar de nossos colaboradores, buscando ser uma empresa da qual todos se orgulhem de pertencer.

Governança com integridade e ética

Aprimorar, continuamente, nossa governança corporativa em alinhamento com as melhores práticas de mercado.

Fortalecer nossa estrutura de Compliance, promovendo o respeito à nossa Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional.

Elaborar e disseminar políticas e práticas de combate à corrupção e gestão de riscos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Onda de calor

Onda de calor e seca de reservatórios: como o gás natural se torna uma saída sustentável e segura para problemas hídricos e climáticos

Estamos enfrentando mais um período de estiagem com forte onda de calor. A junção destas características provoca uma série de problemas hídricos e energéticos. A falta de chuva, por exemplo,...
6 setembro 2024

Gasmig discute mobilidade urbana sustentável em congresso

O Congresso Nacional de Energias Renováveis, Mobilidade Sustentável e Descarbonização, que aconteceu na sede do CREA-MG, em Belo Horizonte, entre os dias 03 e 04/09, teve como objetivo debater sobre...
4 setembro 2024
Decreto gasoduto virtual

Decreto do governo não deve causar queda de preços imediatamente

No último dia 26/08, o governo federal publicou um decreto sobre as atividades de transporte de gás natural e outras ações como escoamento e tratamento do gás O decreto 12153,...
2 setembro 2024
GNV BH

Gasmig inaugura mais um posto de GNV na grande BH

Os motoristas que passam pela grande BH possuem mais uma unidade de abastecimento de GNV disponível. O posto fica localizado no bairro Guarani (Av. Saramenha) em Belo Horizonte. Durante a...
2 setembro 2024
segurança e sustentabilidade

Gás natural potencializa geração de empregos e o desenvolvimento de Minas

O governo federal está em fase final de elaboração de um decreto que permitirá à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) intervir diretamente no mercado de gás natural....
27 agosto 2024
mobilidade

Com casa cheia, Gasmig apresenta corredores de GNV como caminho para mobilidade sustentável

O C-MOVE Minas, que aconteceu no último final de semana (22 e 23/08) em Belo Horizonte, discutiu mobilidade e sustentabilidade. O evento reuniu especialistas e autoridades do setor para discutir...
26 agosto 2024
Pular para o conteúdo