A Gasmig está realizando uma pesquisa com colaboradores, supridores, fornecedores e clientes, para a atualização da sua Matriz de Materialidade junto ao processo de desenvolvimento do ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).
Este trabalho faz parte da elaboração de um Plano de Sustentabilidade da Companhia, e dessa forma, como o objetivo da Companhia de fazer a diferença com práticas sustentáveis em Minas Gerais.
De acordo com a Gerente de Projetos e Gestão Ambiental, Daniele de Oliveira Machado Dias, “a participação na pesquisa, proporciona o alinhamento dos objetivos estratégicos, além de garantir que as ações da Gasmig reflitam os interesses de todos. Assim, esperamos que nossos principais “stakeholders” participem da pesquisa de forma ativa, que permitirá a Companhia coletar insights valiosos que podem guiar a tomada de decisões e o planejamento estratégico. Essa percepção fortalece a Gasmig e promove um ambiente de colaboração e transparência.”
ESG
A sigla ESG – Environment, Social and Governance, é traduzida como Consciência Ambiental, Responsabilidade Social e Governança Corporativa.
Sendo assim, representa um conjunto de critérios que avalia a responsabilidade ambiental, social e de governança das empresas, com foco em práticas sustentáveis, impacto social e transparência na gestão.
Ou seja, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores.
Consciência Ambiental: representa o comprometimento da corporação para com os impactos ambientais que sua atividade gera.
Responsabilidade Social: representa o impacto positivo gerado pela empresa em benefício da sociedade e do contexto no qual está inserida.
Governança Corporativa: representa uma forma criada pelos investidores nos Estados Unidos para evitar abusos e ineficácia na gestão das empresas. A governança corporativa é permeada por várias questões, sendo que quatro têm maior relevância: equidade, prestação de contas, transparência e responsabilidade corporativa.
Gasmig e ODS
Em 2012, a Organização das Nações Unidas – ONU instituiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para enfrentar os maiores desafios ambientais, políticos e econômicos do nosso tempo.
Dessa forma, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definem as prioridades e aspirações de desenvolvimento sustentável global para 2030 e buscam mobilizar os esforços globais ao redor de uma série comum de objetivos e metas.
Sendo assim, a Gasmig, após mapeamento da cadeia de valor para identificar áreas de impacto, escolheu ODS que fazem sentido para o negócio e listou propostas de ações possíveis de serem executadas até 2030.
Compromissos Gasmig ESG
Consciência Ambiental
Adotar as melhores práticas ambientais em nossas operações, principalmente na distribuição de energia limpa, gestão de resíduos e redução de emissões de gases de efeito estufa.
Incentivar nossa cadeia de fornecedores e clientes a aprimorar as suas gestões ambientais.
Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
Responsabilidade social
Valorizar as pessoas e a sociedade, garantindo excelência no atendimento ao cliente, desenvolvendo pessoas, promovendo a diversidade e ampliando parcerias e ações de voluntariado.
Investir no bem-estar de nossos colaboradores, buscando ser uma empresa da qual todos se orgulhem de pertencer.
Governança com integridade e ética
Aprimorar, continuamente, nossa governança corporativa em alinhamento com as melhores práticas de mercado.
Fortalecer nossa estrutura de Compliance, promovendo o respeito à nossa Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional.
Elaborar e disseminar políticas e práticas de combate à corrupção e gestão de riscos.