Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

GASMIG ESCLARECE SOBRE USO DO GNV DURANTE VERIFICAÇÃO DE TAXÍMETROS REALIZADA PELO IPEM-MG

Compartilhe:

A GASMIG está presente na operação de verificação dos taxímetros de 2016, realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), que acontece de 04 de abril a 13 de maio, conforme cronograma com o final das placas dos taxis.

Durante a operação, a Companhia disponibilizará aos visitantes informações sobre o gás natural veicular (GNV), o processo de conversão dos automóveis e os benefícios, além da competitividade, para os profissionais taxistas, que podem economizar ao mês até 60% nos gastos com combustíveis.

De acordo com o gerente da regional de Belo Horizonte do Ipem-MG, Anderson Rocha, a verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado no taxímetro. “A operação é importante tanto para a sociedade quanto para o operador de taxi. No caso da população, garante a confiabilidade do valor que está sendo cobrado, além de eliminar o uso da tabela, contendo o reajuste anual de preço. Em contrapartida, para o taxista é uma garantia a mais no momento de realizar a cobrança ao cliente”, explica.

O coordenador de GNV da GASMIG, Welder Souza, ressalta que, nas atuais condições, o gás natural torna-se mais competitivo em relação à gasolina e o etanol, que passaram por recentes aumentos devido aos reajustes praticados pelo supridor e, consequentemente, o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais, que é calculado tendo por base o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF). Segundo ele, os profissionais taxistas fazem parte de um dos públicos que mais podem sentir os benefícios econômicos com o uso do GNV. “O gás natural passa por um momento de consolidação como alternativa energética econômica e grande aliada das iniciativas sustentáveis, por sua baixa emissão de poluentes. Além disso, a competitividade do energético, em relação às opções líquidas, pode refletir uma economia de até 60% nos gastos com combustíveis e para aqueles motoristas que rodam a partir de 100 quilômetros por dia, que é o caso dos taxistas e frotistas, o investimento do Kit GNV poderá ser pago em apenas 6 meses”, explica.

Durantes todos os dias de aferição dos taxímetros, a GASMIG vai estar presente no Ipem-MG, que fica na rua Jacuí, 3.921, bairro Ipiranga. Visite o estande da Companhia, tome um café, tire suas dúvidas sobre o GNV e conheça todos os benefícios que o gás natural pode proporcionar ao seu veículo, ao seu bolso e ao meio ambiente.

Atualmente, cerca de 10 mil táxis compõem a frota da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e todos eles são esperados durante este mês para verificação. Para realizar a vistoria, os taxistas devem levar o alvará/permissão para exercer a função de taxista liberada pelo Município, o Documento Único para Transferência do Veículo (DUT), o certificado de verificação do taxímetro do ano anterior e a Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada, prevista na Lei Federal. O valor da taxa metrológica é de R$ 51,96 e deve ser paga em qualquer banco e casas lotéricas. Conforme explica Rocha, a GRU pode ser retirada diretamente no site do Ipem (www.ipem.mg.gov.br), clicando no banner PSIE ou em uma das oficinas credenciadas pelo Ipem-MG.

O taxista que não puder comparecer à aferição na semana correspondente ao final da sua placa está sujeito às penalidades previstas na Lei 9.933/99. “Caso isso ocorra, o responsável deve procurar o Ipem-MG para justificar sua ausência e regularizar sua situação”, informa Rocha.

Neste ano, a aferição dos taxímetros da RMBH acontece na extensão da avenida Arthur Guimarães, no bairro Santa Cruz, e, além da capital, abrange as seguintes cidades: Betim, Caeté, Confins, Contagem, Ibirité, Juatuba, Lagoa Santa, Matosinhos, Moeda, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sabará, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Confira o cronograma para verificação dos taxímetros, de acordo com o final da placa do seu veículo, sempre das 8h às 17h00:

04/04 a 08/04 – placas de finais 1 e 2

11/04 a 15/04 – placas de finais 3 e 4

25/04 a 29/04 – placas de finais 5 e 6

02/05 a 06/05 – placas de finais 7 e 8

09/05 a 13/03 – placas de finais 9 e 0

Oficinas credenciadas pelo Ipem-MG:

Meca Táxi, Mega Táxi, Velotaxi e Assistência Técnica Menezes, todas na rua Jacuí, próximo ao Instituto.

Serviço

Aferição dos veículos

Local: Avenida Arthur Guimarães, bairro Santa Cruz.

Data: 04 de abril a 13 de maio

Horário: 8h às 17h00

GASMIG e Ipem-MG

Local: Rua Jacuí, 3.921, bairro Ipiranga

Data: 04 de abril a 13 de maio

Horário: 8h às 17h00

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Corredores de GNV

Corredores de GNV abrem caminho para o desenvolvimento de Minas Gerais

O Gás Natural Veicular (GNV), além de promover mais autonomia e mais sustentabilidade, é o caminho para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, atuando como combustível de transição...
25 julho 2024
Arraiá da Liberdade

Gasmig investe em cultura e tradição mineira patrocinando o “Arraiá da Liberdade”

Reforçando seu compromisso com o povo mineiro, sua tradição e cultura, a Gasmig está patrocinando a 2ª edição do Arraiá da Liberdade acontece entre os dias 25 e 27 de...
24 julho 2024
rede

Obras da rede de distribuição do bairro Eldorado, em Contagem, avançam

As obras de ampliação da rede de gasodutos da Gasmig no bairro Eldorado, no município de Contagem, estão em fase avançada. De acordo com informações da Gerência de Expansão do...
23 julho 2024
gasoduto

Ainda em fase de desenvolvimento, Gasmig apresenta projeto do Gasoduto Extrema – Pouso Alegre

Ainda em fase de desenvolvimento, a Gasmig apresentou na última quinta-feira (11/07) o Projeto de Gasoduto Sul de Minas, que promete transformar a infraestrutura energética de Pouso Alegre e Extrema....
12 julho 2024
Centro-Oeste

Respeito à natureza é prioridade durante construção do Gasoduto Centro-Oeste

Respeito. Esta é a palavra-chave da Gasmig quando se trata de cuidar da fauna e onde está construindo seus gasodutos. Prova disso é a postura da Companhia com relação aos...
10 julho 2024
desenvolvimento

Gasmig completa 38 anos tendo desenvolvimento como força de atuação

Ao completar 38 anos de sua fundação no dia 15 de julho, a Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig comemora grandes feitos em prol do desenvolvimento econômico de...
9 julho 2024
Pular para o conteúdo