Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

GASMIG ESCLARECE SOBRE USO DO GNV DURANTE VERIFICAÇÃO DE TAXÍMETROS REALIZADA PELO IPEM-MG

Compartilhe:

A GASMIG está presente na operação de verificação dos taxímetros de 2016, realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), que acontece de 04 de abril a 13 de maio, conforme cronograma com o final das placas dos taxis.

Durante a operação, a Companhia disponibilizará aos visitantes informações sobre o gás natural veicular (GNV), o processo de conversão dos automóveis e os benefícios, além da competitividade, para os profissionais taxistas, que podem economizar ao mês até 60% nos gastos com combustíveis.

De acordo com o gerente da regional de Belo Horizonte do Ipem-MG, Anderson Rocha, a verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado no taxímetro. “A operação é importante tanto para a sociedade quanto para o operador de taxi. No caso da população, garante a confiabilidade do valor que está sendo cobrado, além de eliminar o uso da tabela, contendo o reajuste anual de preço. Em contrapartida, para o taxista é uma garantia a mais no momento de realizar a cobrança ao cliente”, explica.

O coordenador de GNV da GASMIG, Welder Souza, ressalta que, nas atuais condições, o gás natural torna-se mais competitivo em relação à gasolina e o etanol, que passaram por recentes aumentos devido aos reajustes praticados pelo supridor e, consequentemente, o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais, que é calculado tendo por base o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF). Segundo ele, os profissionais taxistas fazem parte de um dos públicos que mais podem sentir os benefícios econômicos com o uso do GNV. “O gás natural passa por um momento de consolidação como alternativa energética econômica e grande aliada das iniciativas sustentáveis, por sua baixa emissão de poluentes. Além disso, a competitividade do energético, em relação às opções líquidas, pode refletir uma economia de até 60% nos gastos com combustíveis e para aqueles motoristas que rodam a partir de 100 quilômetros por dia, que é o caso dos taxistas e frotistas, o investimento do Kit GNV poderá ser pago em apenas 6 meses”, explica.

Durantes todos os dias de aferição dos taxímetros, a GASMIG vai estar presente no Ipem-MG, que fica na rua Jacuí, 3.921, bairro Ipiranga. Visite o estande da Companhia, tome um café, tire suas dúvidas sobre o GNV e conheça todos os benefícios que o gás natural pode proporcionar ao seu veículo, ao seu bolso e ao meio ambiente.

Atualmente, cerca de 10 mil táxis compõem a frota da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e todos eles são esperados durante este mês para verificação. Para realizar a vistoria, os taxistas devem levar o alvará/permissão para exercer a função de taxista liberada pelo Município, o Documento Único para Transferência do Veículo (DUT), o certificado de verificação do taxímetro do ano anterior e a Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada, prevista na Lei Federal. O valor da taxa metrológica é de R$ 51,96 e deve ser paga em qualquer banco e casas lotéricas. Conforme explica Rocha, a GRU pode ser retirada diretamente no site do Ipem (www.ipem.mg.gov.br), clicando no banner PSIE ou em uma das oficinas credenciadas pelo Ipem-MG.

O taxista que não puder comparecer à aferição na semana correspondente ao final da sua placa está sujeito às penalidades previstas na Lei 9.933/99. “Caso isso ocorra, o responsável deve procurar o Ipem-MG para justificar sua ausência e regularizar sua situação”, informa Rocha.

Neste ano, a aferição dos taxímetros da RMBH acontece na extensão da avenida Arthur Guimarães, no bairro Santa Cruz, e, além da capital, abrange as seguintes cidades: Betim, Caeté, Confins, Contagem, Ibirité, Juatuba, Lagoa Santa, Matosinhos, Moeda, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sabará, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Confira o cronograma para verificação dos taxímetros, de acordo com o final da placa do seu veículo, sempre das 8h às 17h00:

04/04 a 08/04 – placas de finais 1 e 2

11/04 a 15/04 – placas de finais 3 e 4

25/04 a 29/04 – placas de finais 5 e 6

02/05 a 06/05 – placas de finais 7 e 8

09/05 a 13/03 – placas de finais 9 e 0

Oficinas credenciadas pelo Ipem-MG:

Meca Táxi, Mega Táxi, Velotaxi e Assistência Técnica Menezes, todas na rua Jacuí, próximo ao Instituto.

Serviço

Aferição dos veículos

Local: Avenida Arthur Guimarães, bairro Santa Cruz.

Data: 04 de abril a 13 de maio

Horário: 8h às 17h00

GASMIG e Ipem-MG

Local: Rua Jacuí, 3.921, bairro Ipiranga

Data: 04 de abril a 13 de maio

Horário: 8h às 17h00

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Gasmig enfatiza compromisso de minimizar impacto ambiental na construção do gasoduto Centro-Oeste

Minimizar o impacto ambiental na construção do gasoduto Centro-Oeste é uma preocupação da Gasmig. Afinal, ações para minimizar estes impactos está previsto, também, na estratégia ESG da Companhia. A implementação...
22 abril 2024

Gasmig participa de plano de contingência em Juiz de Fora

A prefeitura de Juiz de Fora realizou no dia 17/04, no auditório da sede, uma reunião de fechamento sobre o Plano de Contingência de riscos geológicos e hidrológicos de Juiz...
18 abril 2024
Imersão indústria

Gasmig participa de painel no Imersão Indústria

Gás Natural na Indústria foi o tema apresentado pela Companhia   A Gasmig está participando do Imersão Indústria, evento realizado pela FIEMG, e participou, nesta quinta-feira (11/04), do painel Cases...
11 abril 2024
Centro Oeste

Abertura de pista e desfile de tubos marcam a paisagem da região Centro-Oeste

Obras do gasoduto estão a todo gás e contribuem para geração de emprego e renda na região   A paisagem da região Centro-Oeste de Minas começa a ficar um pouco...
8 abril 2024
pacto global

Gasmig adere ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

A Gasmig acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de...
4 abril 2024
investimento

Gasmig tem maior investimento dos últimos 10 anos

Resultados recordes mostram crescimento uniforme da Companhia em todo o estado. Expansão será maior em 2024 com o Projeto Centro-Oeste   A Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig...
26 março 2024
Pular para o conteúdo