Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig lançará um edital para construção de gasoduto

Compartilhe:

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) irá apresentar, na quinta-feira (30), o edital de contratação das obras do novo gasoduto da Linha Tronco do Projeto Centro-Oeste. O projeto receberá aportes de R$ 780 milhões para a implantação de um duto de 300 quilômetros, partindo da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os detalhes desse certame serão apresentados na próxima quinta-feira (30), Nesse dia também haverá explicações de como será o processo de contratação dos serviços para cada fase da obra.

O projeto tem como objetivo a ampliação do Sistema de Distribuição do Gás Natural (SDGN) da Gasmig, por meio da implantação de cerca de 300 km de gasodutos para atender à demanda por gás natural de cidades das regiões Metropolitana de Belo Horizonte e Centro-Oeste do Estado. O gasoduto passará pelos municípios de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis.

Para a realização das obras, está previsto um investimento de R$ 780 milhões. A implementação desse projeto será por etapas e as obras devem começar já no segundo semestre deste ano, enquanto o prazo para a conclusão dos trabalhos é de até dois anos.

Em nota, a Gasmig declarou que já está finalizando os trâmites legais para dar início às obras do projeto. A companhia revelou que a previsão é que os trabalhos de construção da linha tronco do novo gasoduto, entre Betim e Divinópolis, comecem em junho deste ano e se estendam até novembro de 2024.

Já o cronograma para o início das obras de construção das linhas laterais do novo gasoduto nas cidades beneficiadas têm a seguinte previsão: Sarzedo, Juatuba e Mateus Leme (outubro de 2023 a maio de 2024); Betim (março de 2024 a fevereiro de 2025), Itaúna e Divinópolis (março de 2024 a agosto de 2025).

A companhia também disse que o início do fornecimento de gás natural para os primeiros municípios a serem atendidos pelo projeto está previsto para o segundo semestre de 2024. “A Gasmig pretende atender prioritariamente o segmento industrial, provendo infraestrutura para o atendimento aos segmentos comercial, veicular e residencial”, afirma.

Desenvolvimento industrial

Na visão do presidente da Gasmig, Gilberto Valle, o Projeto Centro-Oeste representa um grande avanço para os negócios da companhia. “Vamos expandir em 20% nossa infraestrutura de distribuição de gás natural e alcançar uma importante região industrial de Minas”, destaca.

A Gasmig explica que um dos motivos para a companhia expandir sua rede nas regiões Central e Oeste foi a presença de cidades com grande concentração demográfica e de PIB industrial atrativo. “Apenas as oito cidades que serão impactadas pelo Projeto Centro-Oeste somam cerca de 1 milhão de habitantes e representam 10% do PIB Industrial do Estado”, descreve o presidente da companhia.

Ela ainda ressalta que seu trabalho segue as diretrizes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), visando à melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento da indústria em Minas Gerais. Dessa forma, o novo gasoduto terá um papel de grande importância para o crescimento econômico dos municípios beneficiados.

O lançamento do edital é público, destinado a todos os interessados em participar da licitação. Mas, para ter o acesso liberado ao local do lançamento, é necessário enviar e-mail para projetocentrooeste@gasmig.com.br, informando seu nome completo e o número da identidade.

Rede atual de gasodutos

Atualmente, a Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) da Gasmig tem 1.479 km de extensão. Os gasodutos atendem a aproximadamente 83 mil clientes em 43 municípios nas regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campos das Vertentes, que correspondem aos principais polos industriais e concentram mais de 50% da produção industrial de Minas Gerais.

Diário do Comércio

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Corredores de GNV

Corredores de GNV abrem caminho para o desenvolvimento de Minas Gerais

O Gás Natural Veicular (GNV), além de promover mais autonomia e mais sustentabilidade, é o caminho para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, atuando como combustível de transição...
25 julho 2024
Arraiá da Liberdade

Gasmig investe em cultura e tradição mineira patrocinando o “Arraiá da Liberdade”

Reforçando seu compromisso com o povo mineiro, sua tradição e cultura, a Gasmig está patrocinando a 2ª edição do Arraiá da Liberdade acontece entre os dias 25 e 27 de...
24 julho 2024
rede

Obras da rede de distribuição do bairro Eldorado, em Contagem, avançam

As obras de ampliação da rede de gasodutos da Gasmig no bairro Eldorado, no município de Contagem, estão em fase avançada. De acordo com informações da Gerência de Expansão do...
23 julho 2024
gasoduto

Ainda em fase de desenvolvimento, Gasmig apresenta projeto do Gasoduto Extrema – Pouso Alegre

Ainda em fase de desenvolvimento, a Gasmig apresentou na última quinta-feira (11/07) o Projeto de Gasoduto Sul de Minas, que promete transformar a infraestrutura energética de Pouso Alegre e Extrema....
12 julho 2024
Centro-Oeste

Respeito à natureza é prioridade durante construção do Gasoduto Centro-Oeste

Respeito. Esta é a palavra-chave da Gasmig quando se trata de cuidar da fauna e onde está construindo seus gasodutos. Prova disso é a postura da Companhia com relação aos...
10 julho 2024
desenvolvimento

Gasmig completa 38 anos tendo desenvolvimento como força de atuação

Ao completar 38 anos de sua fundação no dia 15 de julho, a Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig comemora grandes feitos em prol do desenvolvimento econômico de...
9 julho 2024
Pular para o conteúdo