Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig lançará um edital para construção de gasoduto

Compartilhe:

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) irá apresentar, na quinta-feira (30), o edital de contratação das obras do novo gasoduto da Linha Tronco do Projeto Centro-Oeste. O projeto receberá aportes de R$ 780 milhões para a implantação de um duto de 300 quilômetros, partindo da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os detalhes desse certame serão apresentados na próxima quinta-feira (30), Nesse dia também haverá explicações de como será o processo de contratação dos serviços para cada fase da obra.

O projeto tem como objetivo a ampliação do Sistema de Distribuição do Gás Natural (SDGN) da Gasmig, por meio da implantação de cerca de 300 km de gasodutos para atender à demanda por gás natural de cidades das regiões Metropolitana de Belo Horizonte e Centro-Oeste do Estado. O gasoduto passará pelos municípios de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis.

Para a realização das obras, está previsto um investimento de R$ 780 milhões. A implementação desse projeto será por etapas e as obras devem começar já no segundo semestre deste ano, enquanto o prazo para a conclusão dos trabalhos é de até dois anos.

Em nota, a Gasmig declarou que já está finalizando os trâmites legais para dar início às obras do projeto. A companhia revelou que a previsão é que os trabalhos de construção da linha tronco do novo gasoduto, entre Betim e Divinópolis, comecem em junho deste ano e se estendam até novembro de 2024.

Já o cronograma para o início das obras de construção das linhas laterais do novo gasoduto nas cidades beneficiadas têm a seguinte previsão: Sarzedo, Juatuba e Mateus Leme (outubro de 2023 a maio de 2024); Betim (março de 2024 a fevereiro de 2025), Itaúna e Divinópolis (março de 2024 a agosto de 2025).

A companhia também disse que o início do fornecimento de gás natural para os primeiros municípios a serem atendidos pelo projeto está previsto para o segundo semestre de 2024. “A Gasmig pretende atender prioritariamente o segmento industrial, provendo infraestrutura para o atendimento aos segmentos comercial, veicular e residencial”, afirma.

Desenvolvimento industrial

Na visão do presidente da Gasmig, Gilberto Valle, o Projeto Centro-Oeste representa um grande avanço para os negócios da companhia. “Vamos expandir em 20% nossa infraestrutura de distribuição de gás natural e alcançar uma importante região industrial de Minas”, destaca.

A Gasmig explica que um dos motivos para a companhia expandir sua rede nas regiões Central e Oeste foi a presença de cidades com grande concentração demográfica e de PIB industrial atrativo. “Apenas as oito cidades que serão impactadas pelo Projeto Centro-Oeste somam cerca de 1 milhão de habitantes e representam 10% do PIB Industrial do Estado”, descreve o presidente da companhia.

Ela ainda ressalta que seu trabalho segue as diretrizes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), visando à melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento da indústria em Minas Gerais. Dessa forma, o novo gasoduto terá um papel de grande importância para o crescimento econômico dos municípios beneficiados.

O lançamento do edital é público, destinado a todos os interessados em participar da licitação. Mas, para ter o acesso liberado ao local do lançamento, é necessário enviar e-mail para projetocentrooeste@gasmig.com.br, informando seu nome completo e o número da identidade.

Rede atual de gasodutos

Atualmente, a Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) da Gasmig tem 1.479 km de extensão. Os gasodutos atendem a aproximadamente 83 mil clientes em 43 municípios nas regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campos das Vertentes, que correspondem aos principais polos industriais e concentram mais de 50% da produção industrial de Minas Gerais.

Diário do Comércio

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Conexão Empresarial

Presidente da Gasmig marca presença no Conexão Empresarial Anual Araxá 2024

O Presidente da Gasmig, Gilberto Valle, representou a Companhia no evento Conexão Empresarial Anual Araxá 2024, no município de Araxá. A conferência, que acontece entre os dias 13 e 16...
14 junho 2024
solo

Gasmig traça diretrizes para mitigar degradação do solo

A alteração do uso do solo tem uma série de impactos significativos que afetam o meio ambiente, a economia e a sociedade. Com o objetivo de minimizar estas ações, a...
13 junho 2024
Minas Summit

Gasmig vai marcar presença no Minas Summit

A Gasmig está patrocinando o maior encontro de inovação corporativa de Minas Gerais. O Minas Summit, que acontece entre os dias 26 e 27 de junho no Minascentro, oferece oportunidades...
12 junho 2024
educação ambiental

Gasmig debate educação ambiental como ferramenta para a restauração e prevenção da degradação da terra

Durante a semana do Meio Ambiente da Gasmig, que aconteceu entre os dias 05, 06 e 07 deste mês, vários temas de grande relevância foram discutidos, inclusive a educação ambiental...
11 junho 2024
galo

Gasmig e Galo Futebol Americano lançam Projeto Jogador do Futuro

A tarde dos alunos da Escola Municipal Lídia Angélica da última sexta-feira (07/06) foi diferente. Aconteceu o lançamento do projeto jogador do futuro, do Galo Futebol Americano com patrocínio da...
7 junho 2024
GNV Atende

Programa GNV Atende realiza visita a postos de Minas Gerais

Colaboradores da Gerência de Comercialização de Gás Natural Veicular (GNV) da Gasmig estão visitando os postos que comercializam GNV em todo o estado, em função do programa GNV Atende. Em...
6 junho 2024
Pular para o conteúdo