A Gasmig vai participar ativamente do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes, realizado pelo Instituto Besc, acontece nesta terça-feira (29/10), na sede da FIESP, em São Paulo.
O evento vai debater a eficiência energética, econômica e ambiental no transporte de cargas e passageiros, ou seja, transportar mais, gastando menos, menos combustível, menos materiais, menos pneus, menos tempo, de maneira mais eficiente e menos poluente.
O objetivo do seminário é apresentar e discutir novas práticas, técnicas, materiais, equipamentos, métodos, novos combustíveis e demais iniciativas que aumentem a eficiência no uso de recursos energéticos.
E, por consequência, apresentem redução de impactos ambientais por transportadores de cargas e de passageiros, visando maior economicidade e melhoria da competitividade das empresas brasileiras.
Participação da Gasmig
Além do patrocínio do evento, a Companhia terá a participação em dois painéis distintos.
O Diretor Técnico-Comercial da Gasmig, Rodrigo Pazzini, será o mediador do painel “Descarbonização na Prática”.
Esta sessão abordará as diretrizes de ESG e suas implicações ambientais, sociais e de governança corporativa.
Será uma oportunidade para discutir como as práticas de governança impactam o desenvolvimento sustentável, incluindo a adoção de tecnologias sustentáveis e a integração de critérios ESG nas decisões empresariais e de política
No painel “Inovações em Energia Sustentável e Tecnologias de Transporte”, terá a participação de Welder Souza, gerente de Comercialização de Gás Natural Veicular (GNV) da Gasmig.
Ele vai falar sobre “Projetos Estruturantes: novas formas de interiorização dos corredores sustentáveis para regiões distantes de gasodutos”.
O evento também vai permitir que o público presente ao evento, incluindo grandes frotistas e embarcadores de atuação nacional, conheça a infraestrutura de abastecimento de GNV em Minas Gerais, que já está operando nas rodovias BR 040, 116, 381 e 262 com um Posto a cada 400 km.
O Seminário
A busca por uma logística sustentável para o setor também envolve a conscientização dos produtores e embarcadores, quanto à contratação de operadores logísticos mais eficientes, socialmente responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente.
Para isso, o evento pretende reunir indústrias e profissionais de todos os modais de transporte, bem como os setores de logística, embarcadores, operadores, pesquisadores e representantes do poder público, para debater as perspectivas do transporte de carga e passageiros no Brasil, de maneira a vislumbrar soluções para maior competitividade das nossas empresas.
Além das palestras, o evento tem como objetivo premiar empresas e profissionais brasileiros que se destacaram ao desenvolver processos, produtos, pesquisas e trabalhos transformadores para esse setor.