A tarifa do gás natural veicular (GNV) comercializado pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) será reajustada em 3,48% a partir desta quinta-feira (1°), conforme resolução do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso.
A grande novidade neste ano é que a tarifa ficará congelada até dezembro, segundo acordo firmado entre a Gasmig, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro), o Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir-MG) e o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Minas Gerais (Sindirepa).
O subsecretário de Desenvolvimento Minerometalúrgico e Política Energética da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Paulo Sérgio Machado Ribeiro, que intermediou as negociações, explicou que o congelamento, após este reajuste extraordinário de 3,48%, será uma forma de estimular o consumo do GNV, especialmente por parte dos taxistas.
O objetivo é fazer com que o preço do GNV fique mais atrativo nas bombas em relação ao etanol, seu principal concorrente, embora o álcool venha registrando queda de preços nos últimos dias com o início da colheita da safra de cana-de-açúcar, completou o subsecretário.
Segundo o acordo, desde 2006, o mercado de GNV em Minas Gerais vem registrando sucessivas quedas, sendo que, em 2009, o consumo foi aproximadamente 50% do total registrado em 2005, daí a necessidade de se estabelecer uma estratégia para assegurar a retomada do setor.
O congelamento do GNV até 31 de dezembro de 2010 substitui a sistemática de reajustes trimestrais que vigorava até então e dá segurança aos frotistas e taxistas, que assim poderão continuar fazendo as conversões de seus veículos para uso deste combustível com a certeza de manutenção dos preços por um período mais longo, graças ao acordo celebrado entre a SEDE, a Gasmig, o MINASPETRO, o Sincavir-MG e o Sindirepa. Será estudada, ainda, a criação de uma tarifa com reajuste anual, a partir de 2011. A Gasmig lança, em breve, uma campanha para estimular o consumo do combustível.