A Gasmig assinou no dia 30/11 um contrato de fornecimento de gás natural com a multinacional Verallia Brasil, para atender à nova fábrica de embalagens de vidro em Jacutinga, na região sul de Minas Gerais. O acordo prevê a entrega de 48.000 m³/dia de gás a partir de 2018.
Será preciso construir um gasoduto de 10 km de extensão para levar o energético até a região da fábrica, onde um novo distrito industrial está em formação. A Gasmig prevê investir R$ 12 milhões no projeto.
Além de atender à Verallia, o gasoduto abre espaço para a conexão de novas unidades consumidoras em Jacutinga, onde ainda não há rede de gás canalizado. “Poderemos ampliar o atendimento a clientes industriais e de outros segmentos, como residencial, comercial e veicular”, segundo o diretor Comercial da Gasmig, Sérgio da Luz.
A Verallia está presente em 46 países, dos quais 14 com unidades produtoras. No Brasil, a empresa tem quatro plantas industriais, instaladas nas cidades de Campo Bom (RS), Estância (SE), Porto Ferreira (SP) e na capital paulista.
Clientes industriais no radar
No final de outubro, a Gasmig fechou contrato de fornecimento de gás natural com outra fábrica que está se instalando no estado. A OMPI do Brasil, produtora de embalagens farmacêuticas, receberá 2.000 m³/dia a partir do início de 2017, data prevista para a nova unidade industrial de Sete Lagoas entrar em operação.
Como controladora da Gasmig, a distribuidora de energia Cemig anunciou em meados deste ano que planeja uma operação de capitalização da subsidiária para financiar plano de obras e ampliar o atendimento ao mercado de gás natural de Minas Gerais. A diretoria aprovou a contratação de assessoria financeira “visando desenvolver e propor um modelo de negócios que viabilize a capitalização da sua controlada”.
Fonte: Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS)