A Gasmig investe, constantemente, em diversas atividades através de projetos incentivados. O esporte é uma destas atividades que promovem a inclusão e a diversidade. E os frutos destes investimentos são notórios.
O atleta Arthur Xavier, integrante da equipe brasileira do revezamento 4X100 misto, é um exemplo para todos os mineiros. Ele ajudou a equipe a conquistar a medalha de bronze na competição.
O atleta, em seu retorno à capital mineira, fez questão de agradecer a chance de realizar seu sonho. “Ganhar uma medalha paralímpica é a realização de um sonho. Obrigado Olympico Club e Gasmig pelo apoio”, disse Arthur Xavier.
O projeto
O projeto patrocinado pela Gasmig ministra aulas esportivas nas modalidades vôlei, basquete, natação e futsal, para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, bem como aulas de basquete em cadeira de rodas para atletas de 19 a 59 anos.
O objetivo é utilizar o esporte como elemento de inclusão social, democratizar e popularizar o acesso aos meios esportivos, além de contribuir com o formação de atletas para o esporte brasileiro.
Ele também visa o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e deficientes motores, com a disseminação de valores positivos tais como o respeito, a solidariedade, a empatia, a determinação, a honestidade, o espírito de grupo e a responsabilidade socioambiental.
O acesso é gratuito a todos e conta com a participação de, aproximadamente, 800 alunos.
O clube
O Clube Olympico recebe alunos de diferentes localidades da região metropolitana de Belo Horizonte, e também do interior do estado.
95% do quadro de atletas é composto por não sócios. O clube é o único da capital mineira que possui um time de Basquete em cadeira de rodas.
Cerca de 60% dos atletas são advindos de classe economicamente vulnerável e encontram no clube um grande apoio para mudarem suas vidas.
Aproximadamente 33 mil atletas já passaram pelo Olympico, tornando-o referência nacional no esporte.
Alinhamento ESG
O projeto patrocinado pela Gasmig está alinhado com três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Saúde e Bem-estar: o esporte contribui na saúde física e mental, ajuda no controle da ansiedade, melhora humor, reduz estresse e riscos de depressão, combate excesso de peso, introduz hábitos saudáveis para toda a vida.
Educação: o esporte é um instrumento pedagógico capaz de agregar grande valor à educação, contribui no desenvolvimento das competências socioemocionais e a na formação pessoal para a cidadania.
Redução de desigualdade: a prática esportiva é grande elemento de inclusão social. 60% dos atletas vem de uma classe vulnerável e encontram no clube uma forma de mudarem suas vidas.