Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE TERÁ GÁS NATURAL EM 2016

Compartilhe:

Um dos principais pontos turísticos da capital mineira terá um ano novo mais moderno e seguro. O Mercado Central de Belo Horizonte firmou com a GASMIG o termo de compromisso que autoriza a construção das redes internas de distribuição de gás natural para atender os estabelecimentos comerciais, levando mais praticidade, modernidade e segurança aos seus comerciantes e fieis clientes. A parceria sela o compromisso do governo e da Companhia de Gás em garantir a preservação dos patrimônios histórico-culturais do estado.

De acordo com o diretor presidente da GASMIG, Eduardo Andrade, participar desse marco histórico motiva ainda mais os projetos para a expansão das redes de gás natural nos principais pontos turísticos da capital mineira. “Contribuir para o desenvolvimento de Belo Horizonte e do estado faz parte da visão e missão da GASMIG e levar uma solução energética como o gás natural até nossos patrimônios históricos é a concretização do que acreditamos, que é ter nosso energético em todos os segmentos do mercado, contribuindo para o bem-estar e desenvolvimento de forma eficiente, sustentável e rentável.”

Para o diretor presidente do Mercado Central, José Agostinho, mais conhecido como “Nem do Mercado”, esse projeto será uma grande vitrine para a GASMIG. “Empresários, donas de casa, comerciantes, formadores de opinião, todos eles são nossos clientes e poderão ficar mais seguros com a chegada do gás natural ao nosso Mercado.” Já o Superintendente do Mercado, Luiz Carlos Braga, ressalta que a modernização do espaço é foco para 2016. “Estamos com diversos projetos de expansão e estruturação do Mercado para dar ainda mais conforto aos nossos clientes.”

A parceria entre a GASMIG e o Mercado Central prevê, ainda na primeira fase, o fornecimento de 6.000 m³ de gás natural ao mês. De acordo com o diretor comercial da GASMIG, Sérgio da Luz Moreira, após a instalação das redes internas e dos medidores, será iniciado o processo de celebração dos contratos individuais de fornecimento com os 25 primeiros estabelecimentos contemplados. “O Mercado Central completou 86 anos em 2015 e será um nonagenário com aquilo que há de mais moderno no que diz respeito a soluções energéticas para estabelecimentos comerciais. Nosso produto é utilizado em larga escala nas principais cidades brasileiras e do mundo”, ressalta o diretor.

A GASMIG poderá atender até 36 estabelecimentos na primeira fase de instalações e, com a ampliação do Mercado, 56 clientes poderão consumir o gás natural. A opção pelo uso dessa alternativa energética reduz os riscos causados por imprevistos advindos do estoque de gás em botijões, por exemplo. “O gás natural chega pelas redes internas que serão construídas no Mercado, você paga apenas pelo que consome, assim como acontece com os serviços de saneamento e eletricidade. Além disso, não há necessidade de estoque de combustível em vasilhames dentro do estabelecimento ou em locais reservados, reduzindo os riscos de explosões”, explica Andrade.

O início dos trabalhos para a construção da rede interna de distribuição está pré-agendado para o dia 15 de janeiro e tem duração prevista de 120 dias.

Ainda mais sustentabilidade

O uso do gás natural não será restrito apenas aos estabelecimentos comerciais do Mercado Central, o gerador de energia, hoje movido a diesel. Este atendimento poderá acontecer por meio da conversão, pelo sistema Dual Fuel (Gás/Diesel), ou substituindo o equipamento por um 100% movido a gás natural. A iniciativa, que, além de aumentar os índices de sustentabilidade do Mercado, contribui para a redução da emissão de CO2 na atmosfera e, consequentemente, para a melhoria da qualidade do ar que os mineiros respiram.

Benefícios

A conversão do Mercado Central para o uso do gás natural garantirá mais segurança, praticidade e modernidade para comerciantes e clientes. O energético é menos inflamável que os outros combustíveis e, para se ter uma ideia, a sua temperatura de ignição é duas vezes maior que a da gasolina. Ele ainda é mais leve que o ar, se dissipa rapidamente em caso de vazamento, o que diminui o risco de explosões. O gasoduto é subterrâneo, o que reduz o risco de acidentes e dispensa estocagem em recipientes de alta pressão e, ainda, reduz o tráfego de prestadores de serviços e o trânsito de caminhões no bairro.

A praticidade é outro ponto que deve ser ressaltado no que diz respeito ao uso do gás natural, porque o consumidor não precisa mais se preocupar com transtornos de reabastecimento u controle de estoque, liberando espaço no estabelecimento para utilizações mais funcionais como área para estoque de material, ampliação do ambiente para recebimento dos clientes, entre outros. Por ser canalizado, o fornecimento do gás é direto e contínuo, evitando surpresas com términos inesperados. E o pagamento do gás canalizado é feito pós-consumo, com a facilidade de escolha da melhor data para vencimento.

E, claro, o gás natural equipara Belo Horizonte à modernidade das grandes cidades do mundo, que usam um energético com queima mais limpa, sem produção de fuligem e com menor geração de CO2, o que contribui para a conservação de utensílios e equipamento, além de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Outro importante diferencial é que o gás natural é encontrado na natureza, dispensando tratamentos químicos de refinaria, que agridem o meio ambiente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Gás Natural e a Inteligência Artificial: tecnologia demanda combustível sustentável

O Gás Natural e a Inteligência Artificial apresentam uma relação mais estreita do que se pode imaginar e podem alavancar o desenvolvimento de qualquer região. A inteligência artificial é um campo...
9 maio 2024
Centro-Oeste

Gasmig detalha Projeto Centro-Oeste para empresários da região

O presidente da Gasmig, Gilberto Valle, acompanhado de colaboradores, esteve na sede da Fiemg Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, na manhã desta quarta-feira (08/05). O encontro reuniu empresários da região para...
8 maio 2024

Colaboradores da Gasmig fazem visita técnica à SAE Towers

Na última quinta-feira (02/05), alguns colaboradores da Gasmig estiveram na SAE Towers para uma visita técnica. Na oportunidade, foram discutidas oportunidades de otimização do contrato de fornecimento do gás natural,...
7 maio 2024
abastecimento

Sul de Minas é contemplado com posto de abastecimento GNV

A Gasmig comemorou o início das operações de mais um posto de abastecimento de Gás Natural no Sul de Minas Gerais. Com efeito, a Operação Assistida, que consiste em uma...
7 maio 2024
curiosidades

O gás natural e suas curiosidades: o que é, como foi descoberto, suas vantagens e para que serve

Você tem curiosidades sobre o que é o gás natural? É um combustível fóssil composto por uma mistura de hidrocarbonetos como o metano e o etano. Em síntese, ele é...
6 maio 2024
segurança e sustentabilidade

Gás natural é opção de segurança e sustentabilidade

O Gás natural é uma opção de combustível que traz muita segurança e sustentabilidade, além de apresentar muitas possibilidades de utilização. Cooktop, forno, aquecimento de água, secadoras de roupas, sistemas...
2 maio 2024
Pular para o conteúdo