Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

MERCADO CENTRAL DE BH CHEGA AOS 87 ANOS COM MODERNIDADE DO GÁS NATURAL DA GASMIG

Compartilhe:

Espetáculo da Orquestra Ouro Preto, no Minascentro, para convidados, comemora mais um ano de atividade do terceiro maior mercado do mundo, na próxima terça-feira

 

O Mercado Central de Belo Horizonte, um dos estabelecimentos mais tradicionais do Estado, símbolo da capital e eleito o terceiro melhor mercado do mundo pela revista da companhia aérea LATAM, completa 87 anos na próxima quarta-feira, mas as comemorações se antecipam para a véspera do feriado. Ao som da Orquestra de Ouro Preto, na noite de terça-feira (6), a partir das 19h, no Teatro Topazio do Minascentro, acontece a entrega oficial do novo modelo de abastecimento de parte do mercado, que, desde julho, usa o gás natural canalizado de rua, uma alternativa energética mais segura, sustentável e moderna para os assíduos frequentadores do tradicional ponto de encontro mineiro.

A capital mineira, Belo Horizonte, era uma jovem de 31 anos e com apenas 47 mil habitantes quando a prefeitura da época decidiu reunir em um único local os produtos destinados ao abastecimento da cidade. Era 7 de setembro de 1929 e o novo estabelecimento juntou as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária, divididos por 22 lotes em 14 mil metros quadrados.

Hoje, entre 40 e 50 mil pessoas frequentam o espaço por dia, chegando a 80 mil durante os finais de semana, com média de 1,2 milhão de clientes por mês. À disposição deles estão mais de 400 lojas e produtos que variam entre frutas, carnes, temperos, panelas, cachaças, artesanato e outra infinidade de produtos. Para atender o público, 3 mil funcionários atuam diariamente distribuídos entre lojas, segurança e limpeza.

A GASMIG fornece gás natural a 20 lojas — outras quatro fecharam contratos com a empresa e aguardam finalização da rede —, mais o refeitório dos funcionários. A primeira etapa do projeto de instalação para o fornecimento do energético teve início em março deste ano. O trabalho de conversão das lojas para a utilização do combustível foi concluído em julho.

“A parceria com a GASMIG deixa o nosso espaço ainda mais moderno e atual”, celebra o presidente do Mercado Central, José Agostinho de Oliveira Quadros. “O Mercado Central de Belo Horizonte é hoje o maior atrativo turístico da cidade. Estamos sempre inovando e isso é importante”, completa, comemorando a satisfação percebida entre os lojistas e funcionários que já utilizam o gás natural. Para ele, a segurança e a dispensa dos botijões de 13 quilos são as principais vantagens. “O espaço dentro das lojas, antes ocupados pelos botijões, com certeza será aproveitado pelo comerciante.”

Tecnologia exclusiva
Para o serviço, a GASMIG desenvolveu e instalou, em um curto espaço de tempo, uma tecnologia de leitura remota exclusiva da Companhia, com custo e benefício adequados para o atendimento ao segmento comercial. A operação não depende de serviços de terceiros.

“A nova tecnologia de leitura remota de consumo de gás natural dispensa a visita de um leiturista para a medição das lojas”, explica o engenheiro de comercialização da GASMIG, Flavio Ramos. Desenvolvida em parceria com um fornecedor de equipamentos, o sistema permite, via telecomunicação, que cada medidor de gás transmita os registros de consumo diretamente para os servidores da companhia. “Em resumo, o Mercado Central poderá monitorar o consumo das lojas on-line”, completa Ramos.

Outra novidade, informa a gerente de comercialização do gás residencial e comercial, Felismina Soares, foi a utilização de armários com lentes nos medidores de consumo. Os medidores foram instalados em uma altura elevada com objetivo de não interferir no fluxo das pessoas. “Mas a inspeção é possível graças a lentes que permitem, sempre que necessário, o exame à distância, no solo”, detalha.

A GASMIG pode fornecer 130 mil metros cúbicos mensais para o mercado, já levando em consideração o aumento da demanda com ampliações futuras e a substituição do gerador atual a diesel por um gerador a gás natural. Entre as principais vantagens estão a segurança e a praticidade oferecida pelo gás natural — por ser mais leve que o ar, em caso de vazamentos, oferece mais segurança aos profissionais em operação na cozinha, no atendimento e também aos clientes. E os lojistas não precisam mais estocar os antigos botijões, já que o fornecimento é ininterrupto, 24 horas por dia.

O desafio, continua Felismina, foi desenvolver um projeto para atender um espaço que recebe público elevado diariamente com garantia de segurança a consumidores e comerciantes sem comprometer o regime de operação e o fornecimento contínuo de gás.

A Orquestra Ouro Preto, que se apresenta nas comemorações do aniversário do Mercado Central, é patrocinada pela GASMIG por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet – nº 8.313; 91).

O Mercado Central de Belo Horizonte fica na Avenida Augusto de Lima, 744, Centro. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e, nos domingos e feriados, das 7h às 13h.

Serviço
Aniversário Mercado Central de BH e entrega oficial da rede de gás natural canalizado da GASMIG, com Orquestra Ouro Preto
APENAS PARA CONVIDADOS
Data: 6 de setembro
Horário: 19h
Local: Minascentro – Teatro Topazio – Avenida Augusto de Lima, 785, Belo Horizonte, Minas Gerais

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Gás Natural e a Inteligência Artificial: tecnologia demanda combustível sustentável

O Gás Natural e a Inteligência Artificial apresentam uma relação mais estreita do que se pode imaginar e podem alavancar o desenvolvimento de qualquer região. A inteligência artificial é um campo...
9 maio 2024
Centro-Oeste

Gasmig detalha Projeto Centro-Oeste para empresários da região

O presidente da Gasmig, Gilberto Valle, acompanhado de colaboradores, esteve na sede da Fiemg Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, na manhã desta quarta-feira (08/05). O encontro reuniu empresários da região para...
8 maio 2024

Colaboradores da Gasmig fazem visita técnica à SAE Towers

Na última quinta-feira (02/05), alguns colaboradores da Gasmig estiveram na SAE Towers para uma visita técnica. Na oportunidade, foram discutidas oportunidades de otimização do contrato de fornecimento do gás natural,...
7 maio 2024
abastecimento

Sul de Minas é contemplado com posto de abastecimento GNV

A Gasmig comemorou o início das operações de mais um posto de abastecimento de Gás Natural no Sul de Minas Gerais. Com efeito, a Operação Assistida, que consiste em uma...
7 maio 2024
curiosidades

O gás natural e suas curiosidades: o que é, como foi descoberto, suas vantagens e para que serve

Você tem curiosidades sobre o que é o gás natural? É um combustível fóssil composto por uma mistura de hidrocarbonetos como o metano e o etano. Em síntese, ele é...
6 maio 2024
segurança e sustentabilidade

Gás natural é opção de segurança e sustentabilidade

O Gás natural é uma opção de combustível que traz muita segurança e sustentabilidade, além de apresentar muitas possibilidades de utilização. Cooktop, forno, aquecimento de água, secadoras de roupas, sistemas...
2 maio 2024
Pular para o conteúdo