Iniciativa da GASMIG Gasmig contribui para a melhoria da qualidade do ar em toda a RMBH, reduzindo em 20% as emissões diretas de CO2 na atmosfera
A Gasmig participou do 6º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – Sustentar 2013 com o projeto Frota Verde, que
foi apresentado a um diversificado público, composto por estudantes, profissionais de grandes empresas ou que atuam na área de sustentabilidade, acadêmicos, ambientalistas, entre outros.
O presidente da Companhia, José Carlos de Mattos, compareceu ao evento para abrir a apresentação da Gasmig, intitulada “Frotas Verdes: Como reduzir emissões de gases economizando 50% dos gastos com combustíveis”. O diretor demonstrou aos cerca de sessenta participantes como a expansão da Gasmig tem contribuído para o desenvolvimento do mercado de gás natural em Minas, além de ressaltar os objetivos, visão, missão e planos futuros da empresa.
Em seguida, o coordenador de GNV da Gasmig, Welder Souza, apresentou as vantagens do gás natural veicular para o meio ambiente e descreveu a experiência da Gasmig com a implantação do projeto Frota Verde, que recebeu, em junho, o selo “BH Sustentável”, concedido pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Ao adotar a tecnologia gás natural/etanol nos trinta e sete veículos leves de sua frota, a Gasmig contribui para a melhoria da qualidade do ar em toda a RMBH, reduzindo em 20% as emissões diretas de CO2 na atmosfera. “O interessante desta iniciativa é que ela conjuga dois benefícios, o ambiental e o econômico. Os veículos adaptados e regulados para consumir GNV e etanol já estão gerando uma economia superior a 50% em relação aos mesmos modelos que utilizam somente gasolina”, ressaltou o coordenador. Na oportunidade, os presentes demonstraram interesse em implantar iniciativa semelhante em suas empresas, esclarecendo dúvidas e solicitando mais informações.
Gás no São Francisco
Aproveitando as discussões sobre sustentabilidade, o engenheiro da superintendência de gás da Cemig, Anderson Fleming de Souza, foi convidado pela Gasmig a participar da atividade, compartilhando seus conhecimentos sobre as pesquisas de gás natural na bacia do Rio São Francisco, assunto que tem despertado muita curiosidade no país. O engenheiro falou sobre a descoberta do gás no rio, os estudos feitos para verificar a viabilidade de exploração, o processo de licitação feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para exploração dos blocos, as empresas que ganharam a licitação, a região onde os blocos se encontram, entre outras informações acerca do assunto. De acordo com Anderson, dos trinta e três blocos de exploração prospectados, vinte e sete apresentam indícios de gás natural.
SUSTENTAR
O Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável tem o objetivo de promover o debate de questões socioambientais do planeta, do país e da comunidade. O tema desta edição foi “Construção de Nação Sustentável”, assim como suas respectivas abordagens sociais, econômicas, ambientais e culturais. O encontro reúne especialistas renomados, executivos, lideranças e autoridades nacionais e internacionais que atuam pelo desenvolvimento sustentável, gerando exposição de soluções para os desafios que a sustentabilidade impõe aos governos, empresas e à sociedade civil. Sediado em Belo Horizonte desde a sua primeira edição, é considerado um dos mais representativos eventos sobre sustentabilidade do Brasil.