A GASMIG recebeu no Prêmio de Destaques de Iniciativa Sustentável pelo projeto Frota Verde, nesta quarta-feira (15), durante o 8º Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa visa contribuir para a redução das emissões diretas de CO2 em cerca de 20%, com a conversão de veículos a gasolina por veículos bicombustíveis (GNV-Etanol). O objetivo é melhorar a qualidade do ar e de vida da população, despertar a consciência ambiental, além da economia de 50% em relação ao custo da gasolina.
Para receber o troféu de 2º lugar, representou a Companhia a Diretora Administrativa, Ana Paula Lycurgo e o coordenador de GNV, Welder Souza. A diretora reforça o compromisso da empresa com iniciativas sustentáveis, um atributo indissociável aos produtos e serviços que a GASMIG oferece aos clientes. “É muito gratificante ver a GASMIG no ranking das iniciativas sustentáveis e, mais ainda, vê-la recebendo o prêmio de 2º lugar entre grandes empresas nacionais e internacionais. O tema sustentabilidade é muito amplo, de relevância inconteste e veio para ficar, devemos disseminar cada vez mais essa cultura e iniciativas do tipo na empresa.”
Conhecido como Sustentar 2015, o evento também contou com palestras e debates sobre sustentabilidade, entre os vencedores deste ano estavam, organizadores, especialistas no assunto e líderes, como o presidente do Grupo Alpargatas, Márcio Utsch. Como coordenador do segmento de Gás Natural Veicular (GNV) na GASMIG, Welder Souza participou da mesa de debates com explicações sobre o Projeto Frota Verde e se orgulha do reconhecimento ao trabalho de toda equipe. “A importância deste premio é materializar as vantagens do GNV. A sustentabilidade é um dos valores da nossa empresa. O GNV é conhecido como um produto econômico, mas é preciso reforçar também seu principal benefício, como um produto limpo e sustentável, a melhor solução para frotas de empresas”, destaca Welder.
Os anseios da GASMIG não param por aí, agora, além de reduzir 20% das emissões, o próximo passo é carboneutralizar os outros 80% de emissões de CO2, por meio do plantio de árvores, o que já está sendo avaliado em parceria com a Gerência de Gestão Ambiental da Companhia. “Nosso projeto também prevê a troca das caminhonetes a diesel por veículos flex, que terão os equipamentos de 5ª geração (injeção eletrônica de gás) instalados na próxima troca da frota da GASMIG”, completa Welder.
Ainda neste ano, a GASMIG concorre a outros dois prêmios com o projeto Frota Verde: O Troféu Fretes e Frotas Verdes e o Prêmio Mulheres Notáveis 2015 (categoria Gestão Empresarial – Sustentabilidade – Troféu “Maria Elvira Salles Ferreira).