Trabalhos começam amanhã (26) e vão passar por 24 ruas do bairro da região Centro-Sul de Belo Horizonte
A modernidade do gás natural canalizado de rua da GASMIG está chegando a cada vez mais residências e comércios da capital mineira. Agora, é a vez do bairro Santa Lúcia, na região Centro-Sul. Os trabalhos para a construção da rede de distribuição do energético começam nesta terça-feira (26) e têm previsão inicial para durar cerca de dois meses.
O gerente de Expansão da GASMIG, Eduardo Soares, conta que nesta primeira fase de atividades no bairro, 24 ruas serão contempladas com aproximadamente sete quilômetros de rede. “Neste momento, vamos instalar uma tubulação constituída de polietileno de alta densidade (PEAD), um material muito resistente, utilizado na distribuição de gás natural em todo o mundo. Visando o menor impacto à sociedade, utilizamos, preferencialmente, o método de construção não destrutivo, que minimiza em cerca de 90% a abertura de valas”, explica Soares.
Em breve, o gás natural estará disponível para condomínios e comércios das ruas Crucis, Tatuí, Hidra, Via Láctea, Sagitário, Castro Maia, Tito Botelho Martins, Copérnico, Centauro, Barcelona, Rigel, Halley, Kepler, Guandahus, Gururi, Cônsul Robert Levy, Universo, Abel Araújo, Tobias Moscoso, Expedicionário Waldemar Pedro, Urano, Jurupari, Amoroso Costa e um trecho da avenida Raja Gabáglia.
Entenda o processo de construção da rede de distribuição de gás natural
Todos os trabalhos da GASMIG para a construção da rede de distribuição de gás natural canalizado de rua são executados conforme as autorizações dos órgãos regulamentadores, seguindo, inclusive, os horários e dias determinados. Nos tópicos a seguir, explicamos a sequência das atividades para esclarecer melhor todo o processo.
1. A GASMIG trabalha para instalar sua rede de polietileno de alta densidade (PEAD), como explicou o gerente de Expansão da GASMIG anteriormente.
2. Após a abertura da vala, é realizada a colocação da tubulação no subsolo. Em seguida, é feito o fechamento, em até três dias úteis, para permitir o tráfego de veículos, ou o local é sinalizado para a continuidade da obra.
2.1. A reabertura da vala pode se repetir, conforme necessidade do andamento dos trabalhos ou para a expansão de novas redes nas vias, mas a reconstrução asfáltica sempre será refeita nos locais de intervenção.
2.2. Em sequência, é realizada a instalação dos equipamentos que controlam o fluxo do gás.
2.3. A reabertura da vala para realização de teste nos garante a inexistência de vazamentos, ou seja, a segurança do sistema.
3. Paralelamente, será iniciada a instalação das válvulas nas calçadas, que ligarão os clientes finais à rede de gás natural. Caso o seu condomínio ou comércio não tenha sido contemplado com uma válvula e haja interesse em fazer a ligação do gás natural, entre em contato com a GASMIG pelo telefone 117.
4. O teste da rede de gás natural acontece depois da tubulação construída e verifica a inexistência de vazamentos, garantindo a segurança de todos. Nesta fase, a rede ainda não tem gás natural, portanto, o teste é realizado com o gás nitrogênio, que não é inflamável. Neste momento, podem ocorrer ruídos e até danificação do asfalto. A população não precisa se assustar, a etapa faz parte do processo de construção das redes de gás natural e é monitorada por equipes da Companhia e das terceirizadas. A GASMIG é responsável por quaisquer reparos necessários em suas redes e nas vias onde executa suas obras.
5. Na etapa seguinte, a GASMIG verifica a inexistência de oxigênio dentro da rede e umidade
adequada para o recebimento do gás natural. Nesta verificação, ainda é utilizado o nitrogênio
(não inflamável) e a sua expulsão da rede pode gerar ruídos. Caso seja necessário, pode acontecer também alguma alteração no trânsito do local.
6. Gaseificação: disponibilização do gás natural para alimentar as redes internas de clientes (residenciais e comerciais). Durante o processo, também é possível ouvir barulhos e cheiro de gás, mas reafirmamos que os trabalhos são monitorados por equipe própria e capacitada, durante 24h.
7. Emergências: em caso de vazamento, cheiro de gás ou necessidade de executar escavações em locais sinalizados pela GASMIG, entre em contato pelo telefone 117, pois a Companhia conta com o programa “Escave com Segurança”, que acompanha obras próximas às suas redes.