Gasmig publica edital de construção do gasoduto que atenderá Divinópolis

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) publicou nesta segunda-feira (24) o edital de licitação para a construção e montagem da rede de distribuição de gás que ligará a Região Metropolitana de Belo Horizonte ao Centro Oeste de Minas. Na região, as cidades de Divinópolis e Itaúna serão contempladas.

O edital completo está disponível através deste link. As empresas interessadas deverão enviar suas propostas até o dia 27 de junho para o Lote 1, entre Betim e Mateus Leme; e 28 de junho para o Lote 2, entre Mateus Leme e Divinópolis.

As obras estão previstas para começar já em julho deste ano e a sua conclusão poderá acontecer em 2025.

O gasoduto

A expansão da rede de distribuição de gás natural, mais conhecida como “Projeto Centro-Oeste” irá atender a demanda de oito cidades: Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis. Desde 2019, a Gasmig já havia um projeto em desenvolvimento.

Nos próximos anos, autoridades políticas da região articularam com o Governo de Minas para a construção. Em setembro de 2022, o gasoduto foi anunciado pelo secretário de Desenvolvimento de Minas Gerais, Fernando Passalio.

Para o presidente da Gasmig, Gilberto Valle, a rede representa um grande avanço para os negócios . “Vamos expandir em 20% nossa infraestrutura de distribuição de gás natural e alcançar uma importante região industrial de Minas. Apenas as oito cidades que serão impactadas pelo Projeto Centro-Oeste somam cerca de 1 milhão de habitantes e representam 10% do PIB Industrial do Estado”, ressaltou Gilberto.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, Luiz Angelo Gonçalves, reforça a importância do gasoduto na cidade. “O gás natural representa uma fonte de energia que aumenta muito a competitividade de indústrias intensivas em consumo energético. Divinópolis e região tem a presença muito intensa de diversas fundições, siderurgias, indústrias de outros segmentos, que podem se beneficiar com o gás. A cidade também passará a ser mais interessante para a atração de investimentos”, finalizou.

Portal MPA

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo