A Gasmig quer entrar para o livro dos recordes, participando da maior fritada de torresmo do mundo, em comemoração ao Dia Mundial do Torresmo (25/08). Em 2023 foi alcançado o recorde de 454 Kg e para esse ano o desafio é superar o 500 kg.
Sendo assim, o recorde pode ser quebrado durante o Festival de Costela e Torresmo, que acontece em Juiz de Fora, no estacionamento do Estádio Municipal, com entrada franca.
Esta será a 6ª edição do festival, realizada entre os dias 16 e 18 e entre 23 a 25, com objetivo de valorizar dois dos principais ingredientes da cozinha mineira, que dão nome ao evento.
Cultura gastronômica
O torresmo, símbolo da gastronomia de Juiz de Fora, assim como a costela, também presente em inúmeras receitas da região, servirão de base para a criação de diversos pratos, inclusive fazendo parte de um concurso, com voto popular, para eleição do melhor.
Serão mais de 50 receitas, com as mais variadas formas de servir essas iguarias. Além dos tradicionais torresminhos pururuca, tira e ponta, tem torresmo assado, defumado, bolinho, pizza e hambúrguer de torresmo, torresmo de rolo, entre outros.
E os amantes de costela, tanto bovina quanto suína, poderão saborear essa deliciosa proteína de diversas formas. Costela na brasa, defumada, com queijo, bolinho, pastel e até churros de costela.
Para acompanhar, diversos estilos de chope, cachaças e drinks. E tem doces para sobremesas também.
Tudo será preparado com gás natural canalizado, em parceria com a Gasmig, de forma a contribuir pela sustentabilidade ambiental.
A programação conta com show todos os dias, com artistas locais e regionais, nos mais variados estilos, sempre com ênfase na qualidade musical.
Para os pais poderem se deliciar, uma grande área kids será montada, assinada pela Tetê Festas.
Por questões de sustentabilidade e melhor conforto, o evento não utilizará banheiros químicos. As cabines são mais adequadas e possuem melhor estrutura, além de serem higienizadas constantemente.
O festival de torresmo
Data: 16 a 18 e de 23 a 25 de agosto de 2024.
Horários: Sextas-feiras de 17h às 23h e sábados e domingos de 12h às 23h.
Local: estacionamento do Estádio/Ginásio Municipal, no bairro Aeroporto.
Entrada franca.