Linha do Tempo
Nossa História
Em 15 de julho de 1986, uma unidade de negócios da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) foi criada como uma alternativa energética para o estado. Nascia, assim, a Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG).
Naquele ano, foram iniciadas as atividades de distribuição de biogás, que era extraído da usina que existia no aterro sanitário de Belo Horizonte. Esse projeto, além de ter contribuído para a capacitação de técnicos gasistas e a formação de mão de obra, até então inexistente no estado, permitiu o atendimento a clientes comerciais próximos à usina, bem como de taxistas e veículos pertencentes à frota da CEMIG. Anos depois, a usina foi desativada devido ao esgotamento do biogás.
Em 1992, a GASMIG iniciou o atendimento a consumidores do segmento industrial por meio da distribuição do gás disponibilizado pela Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim. Na ocasião, foram contempladas 10 empresas dos centros industriais de Betim, Contagem e Belo Horizonte, fornecendo cerca de 100 mil m³/dia de gás natural.
A empresa passou a operar de forma independente quando assinou, em 1993, com o Governo de Minas Gerais, o contrato de concessão da distribuição de gás natural. Este contrato foi renovado em janeiro de 2015, prorrogando a autorização para distribuir o energético em território mineiro por mais 30 anos, ou seja, abastecer o estado até 2053.
Em 1995, foi construída a primeira rede de distribuição de gás natural da empresa para atender à cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, por meio da ligação com o gasoduto de transporte da Petrobras, vindo da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Conhecido como Gasbel, o duto havia sido concluído um ano antes, ligando a Bacia de Campos até Belo Horizonte. A primeira empresa a receber o energético no estado foi a Paraibuna de Papéis, hoje denominada Indústria de Papéis Sudeste.
Em 1998, a GASMIG passou a atuar no setor de Gás Natural Veicular (GNV), atendendo os postos de combustíveis para automóveis. Em 2001, passou a fornecer o combustível para a produção de energia elétrica à Usina Termelétrica de Juiz de Fora e para Ibirité.
O ano de 2004 marcou a mudança societária da Companhia, quando 40% do capital social da GASMIG foi vendido para a GASPETRO, principal supridora de gás do país e que faz parte das participações da Petrobras.
Com o objetivo de dar continuidade ao projeto de expansão em Minas Gerais e ampliar a rede de distribuição de gás natural, os anos que seguiram, a GASMIG se preparou para atender o segmento industrial, e em 2009, iniciou o atendimento no Sul de Minas.
Juntas, GASMIG, CEMIG e GASPETRO, iniciaram um plano de expansão para incrementar o consumo de gás natural em Minas Gerais, e, consequentemente, o faturamento da Companhia. Assim, os acionistas assumiram o aporte para a construção de gasodutos de distribuição de gás natural, ampliando a abrangência geográfica das redes da GASMIG com os gasodutos para o Vale do Aço e para o Sul de Minas.
Em 2010, o ano foi marcado pela distribuição do gás natural, no parque industrial da região do Vale do Aço, atendendo grandes indústrias como: Vale, Usiminas, Arcelor, Vallourec, entre outras.
A Companhia passou a atender o segmento varejista, em 2013, quando ligou seu primeiro cliente residencial, um condomínio no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
No mesmo ano, a atuação no segmento comercial também foi iniciada, ligando à rede da GASMIG restaurantes, hospitais, hoteis, academias, entre outros estabelecimentos.
Em 2014, a GASMIG volta ao controle indireto do Estado de Minas Gerais, tendo como acionistas Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (99,6%) e Município de Belo Horizonte – PBH (0,4%).
Em 2016, a GASMIG comemorou um marco na história do gás natural canalizado em Minas Gerais, alcançando a marca de 10.000 clientes residenciais, o que representou 506% de crescimento para a Companhia, em três anos.