A Gasmig esclarece que um procedimento padrão de teste pneumático de estanqueidade, feito com ar comprimido, na sua rede de distribuição de gás natural em construção no bairro Buritis, na avenida Mário Werneck, altura do número 1.200, ocasionou o rompimento de uma luva de conexão na tarde desta sexta-feira (23). As causas estão sendo apuradas pela Companhia, em parceria com a prestadora de serviço e o fabricante.
O procedimento acontece antes de a rede ser gaseificada, portanto não ocorreu nenhum vazamento de gás, e segue padrões rígidos de segurança dos órgãos regulamentadores. O teste verifica a existência de vazamentos e/ou imperfeições na rede para que, posteriormente, incidentes como este não aconteçam durante a operação comercial.
A Gasmig ressalta que não houve danos materiais no local. O trânsito foi liberado por volta das 19h e a vala encontra-se fechada para posterior tamponamento.
O processo de construção das redes de gás natural possui várias etapas a serem executadas por equipes diferentes. Primeiro, é executada a instalação da tubulação no subsolo, por meio do Furo Direcional, conhecido como método não destrutivo. Depois, são instaladas válvulas de bloqueio para operação do sistema; em seguida, são construídos os ramais que ligarão os futuros clientes à rede de gás. E, por último, é realizado o teste chamado de estanqueidade (pneumático), que garante a inexistência de vazamentos, ou seja, a segurança do sistema.
A Gasmig reitera seu compromisso de executar suas obras observando-se todos os procedimentos operacionais de segurança, com zelo pela vida humana e pelo patrimônio de todos.