Aconteceu nesta terça-feira, 5 de agosto, a 3ª Assembleia Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME) 2025, em Belo Horizonte (MG).
O encontro, cuja anfitriã foi a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, reuniu representantes de todos os estados brasileiros, autoridades, especialistas e executivos do setor.
O FNSME tem a missão de promover o fortalecimento dos estados brasileiros no setor de Minas e Energia, visando a inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico inclusivo.
Durante o evento, foram debatidos temas para o futuro da matriz energética nacional, como a expansão das energias renováveis, políticas de descarbonização e, principalmente, a Consulta e Audiência Pública conduzida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre a classificação de gasodutos de transporte.
A Gasmig, representada pelo seu presidente Carlos Colón, fez uma apresentação defendendo a importância de se respeitar as respectivas competências federais e estaduais e alertando de potenciais problemas que podem ser geradas pela proposta da ANP.
Para Carlos Colón, presidente da Companhia, a participação ativa em fóruns como este representa uma oportunidade para os estados discutirem as decisões regulatórias que afetam diretamente os investimentos e o desenvolvimento regional.
“O diálogo entre os estados e os órgãos federais é fundamental para construir soluções equilibradas e adequadas à realidade do setor de gás natural brasileiro”, destacou.