Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Centro Oeste vai levar desenvolvimento para a região

Compartilhe:

Projeto Centro Oeste

Desenvolvimento. Esta é a palavra-chave para o Projeto Centro Oeste, que promete gerar em torno de 15 mil empregos diretos e indiretos, nas oito cidades por onde vai passar o gasoduto.

Betim, Divinópolis, Igarapé, Itaúna, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Sarzedo. Juntos, os oito municípios respondem por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial e 7% do PIB total de Minas Gerais e aproximadamente 1 milhão de habitantes, ou 5% da população do Estado.

“A Região Oeste de Minas é um importante polo industrial do Estado e ainda não contava com infraestrutura de gás natural. Esta é uma região constituída por municípios com boa concentração demográfica e intensa atividade econômica, responsável por uma relevante parcela do PIB mineiro”, explica Gilberto Valle, presidente da Gasmig.

Potencial de desenvolvimento

A Região Oeste de Minas abriga um importante polo industrial, mas ainda não possuía uma infraestrutura de distribuição de gás natural, combustível conhecido pela baixa emissão de poluentes.

O investimento na ampliação do Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) da Gasmig no estado é calculado em mais de R$ 800 milhões, com potencial para gerar mais de 15 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos em Minas.

Ao todo, serão mais de 300 km de redes, que representarão, quando concluídas, um acréscimo de 23% na malha atual da Companhia.

“Pensando no futuro, este gasoduto foi dimensionado para possibilitar sua expansão para o Triângulo Mineiro”, expõe Gilberto Valle.

Empresas comemoram chegada do gás

A chegada do gás natural às cidades representa um grande potencial de geração de riquezas para a economia mineira. Empresas do setor de metalurgia e siderurgia serão as principais consumidoras do combustível.

A Ciafal (Comércio e Indústria de Artefatos de Ferro e Aço S.A.), localizada em Divinópolis, região Centro-Oeste, aguarda com ansiedade o início das operações do gasoduto. O diretor Industrial da empresa, Ricardo Bento, explica que a rede de dutos pode contribuir para ampliar a competitividade e os resultados do negócio.

“Hoje, dentro do meu custo variável, o gás é o (insumo) que tem o peso maior, cerca de 30% do custo total. Então, qualquer possibilidade que tiver de reduzir esse custo representa demais no resultado operacional da empresa. Esperamos que ele (gás natural) chegue em volumes consideráveis e com custo competitivo”, afirma.

Com unidade industrial em Itaúna, o Grupo Simec, outro grande interessado no projeto, iniciou suas operações no setor siderúrgico em 1969, em Guadalajara, no México. A projeção do grupo é de que o gasoduto não só aumente a competitividade da empresa, como possa ajudar a reduzir a poluição do meio ambiente.

“Temos uma expectativa grande em função da demanda que temos de gás. Hoje a gente opera com GLP em função da viabilidade, porque o gás natural transportado por carreta inviabiliza o processo. Esperamos que, com o gasoduto, haja redução de custo e mais competitividade pra gente, além de segurança operacional”, avalia o gerente da usina de Itaúna do Grupo Simec, Giuliano Dornas. A empresa consome, atualmente, 330 mil m³/mês de gás.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

obras

Ampliação de rede em Poços de Caldas está avançando

Cerca de 90%. Este é o percentual de conclusão das obras de ampliação do sistema de distribuição de gás natural da Gasmig no bairro Jardim dos Estados, no município de...
10 outubro 2024
câncer de mama

Outubro Rosa: prevenção contribui para diagnóstico precoce do câncer de mama

O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. E com o objetivo de...
8 outubro 2024
Centro-Oeste

Obras do Projeto Centro-Oeste avançam

77 km. Este é o total de rede implantada na linha tronco do Projeto Centro-Oeste até setembro. Já no mês de outubro serão iniciadas as obras das Linhas Laterais Igarapé...
3 outubro 2024

Gasmig enfatiza prevenção, controle e detecção do câncer de mama no Outubro Rosa

A Gasmig está atuando internamente para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, durante a campanha do Outubro Rosa. A Gerência de Recursos Humanos da Companhia...
1 outubro 2024
atlas

Gasmig recebe prêmio Atlas Governance Awards 2024

A Gasmig recebeu, na última terça-feira (24/09) o prêmio Atlas Governance Awards 2024, durante o evento “Atlas Governance Conference 2024”. O tema discutido foi “Governança 4.0: O impacto da IA...
30 setembro 2024
esporte

Investimento da Gasmig em esporte rende medalhas nas Paralimpíadas de Paris

A Gasmig investe, constantemente, em diversas atividades através de projetos incentivados. O esporte é uma destas atividades que promovem a inclusão e a diversidade. E os frutos destes investimentos são notórios....
26 setembro 2024
Pular para o conteúdo