Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Respeito à natureza é prioridade durante construção do Gasoduto Centro-Oeste

Compartilhe:

Centro-Oeste

Respeito. Esta é a palavra-chave da Gasmig quando se trata de cuidar da fauna e onde está construindo seus gasodutos.

Prova disso é a postura da Companhia com relação aos animais encontrados ao longo dos caminhos onde ficará o gasoduto Centro-Oeste.

Durante o processo de implantação de um empreendimento, espécies de fauna que anteriormente utilizavam o local de intervenção como área de vida necessitam ser afugentadas ou retiradas do local, uma vez que ninhos, tocas, áreas de reprodução e/ou alimentação podem sofrer interferências.

Até o final do primeiro semestre de 2024, foram registrados: 164 resgates; 108 afugentamentos; 159 solturas; e 42 isolamentos/monitoramentos.

Prevenção

Os trabalhos de Afugentamento e Resgate de Fauna Silvestre na obra de implantação do SDGN Centro-Oeste Linha Tronco do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo promover o acompanhamento das atividades de supressão a fim de realizar o afugentamento orientado da fauna que estiverem em áreas de supressão da vegetação, e quando necessário, realizar o resgate de espécimes de baixa mobilidade que estiverem em risco.

O afugentamento e resgate de fauna é executado em três etapas:

  • Pré-Resgate: que consiste: (a) na obtenção da autorização de captura, coleta e transporte de fauna e delimitação das áreas de soltura; (b) na mobilização logística e treinamento da equipe de fauna e de supressão;
  • Resgate: na qual se realizam as vistorias prévias nas áreas a serem suprimidas para o afugentamento de médios e grandes vertebrados, e resgate dos pequenos vertebrados terrestres e aqueles com baixa mobilidade, de forma concomitante às atividades de supressão de vegetação, e posterior soltura em áreas pré-determinadas;
  • Pós-resgate: elaboração do relatório fotográfico e relatório técnico das execuções do afugentamento e resgate da fauna silvestre.

Procedimentos

Os animais encontrados nas áreas de supressão são primariamente e preferencialmente afugentados. A captura (salvamento) é realizada quando da ocorrência de indivíduos de baixa mobilidade ou em situação estática que não responderam ao estímulo de fuga, mantendo-se na área de supressão.

A frente de supressão é acompanhada continuamente pela equipe de salvadores da fauna, os quais salvaram os animais deslocados de seus abrigos em copas, galhadas, vegetação rasteira, troncos e no solo, utilizando puçás de saco de pano, pinças, ganchos para répteis e pinções para mamíferos bem como caixas de transporte apropriadas, para translocação dos indivíduos capturados.

Avaliação técnica

Os espécimes capturados passaram por avaliação da equipe técnica, biometria e marcação quando indicado e são soltos imediatamente após a captura em áreas adjacentes a supressão vegetal, pois o empreendimento trata-se de uma obra de baixo impacto a fauna.

São realizadas vistorias nas áreas a fim de localizar ninhos ativos ou inativos, quando inativos os ninhos são retirados e quando ativos são isolados ou translocados para áreas adjacentes, esses ninhos são monitorados até que os filhotes se tornem independentes.

A coleta

Exemplares da fauna nativa silvestre em boas condições e de interesse científicos, coletados nas obras do Centro-Oeste por incompatibilidade com a vida ou que eventualmente vierem a óbito, são destinados à instituição de ensino e pesquisa – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, localizada em Belo Horizonte/MG e Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, localizada em Montes Claros/MG.

Animais que precisarem permanecer por maior tempo recebendo cuidados e reabilitação são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS para reabilitação, e após sua total recuperação é realizada sua soltura.

Todos os animais com necessidades de cuidados veterinários são encaminhados às clínicas veterinárias conveniadas, localizada próximo ao traçado do Gasoduto Centro-oeste do Estado de Minas Gerais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

queda

GNV apresenta queda em preços, enquanto gasolina e etanol apresentam alta

A Gasmig anunciou, no dia 1º de novembro, uma queda nos valores de GNV em todo o estado de Minas Gerais. Houve, ainda, a publicação da Resolução SEDE n° 53,...
13 novembro 2024
Festival

Festival Gastronômico Cozinhas de Minas tem patrocínio da Gasmig

A Gasmig está patrocinando o Festival Gastronômico Cozinhas de Minas, que acontece em Andradas, entre os dias 15 e 17 de novembro. O Festival, que busca celebrar a diversidade da...
11 novembro 2024
expansão

Expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural continua avançando em Belo Horizonte

As obras de expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural continuam avançando. Desta vez, as ampliações estão em pleno desenvolvimento são no bairro Barro Preto, região Centro-Sul da capital...
7 novembro 2024

Estratégias e desenvolvimento do setor de GNV proporcionam debate entre distribuidoras de Gás Natural do Sudeste

Durante o evento Frotas e Fretes Verdes 2024, ocorrido em São Paulo, gestores de várias distribuidoras de Gás Natural do Sudeste se encontraram para debater estratégias e desenvolvimento do setor...
6 novembro 2024
Tarifa

Tarifa do Gás Natural recua e Gasmig repassa queda ao consumidor em Minas

A partir de 1º de novembro, a Gasmig irá repassar aos consumidores de Minas Gerais a redução da tarifa de Gás Natural. Isso é devido ao fato de a Secretaria...
4 novembro 2024
Novembro Azul

Novembro Azul: Gasmig abraça campanha contra o Câncer de Próstata

Com o objetivo de trabalhar a prevenção, a Gasmig está abraçando a campanha Novembro Azul, contra o Câncer de Próstata, do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da...
1 novembro 2024
Pular para o conteúdo